quinta-feira , 29 fevereiro 2024
Ínicio Noticias Destaque Documentário “A Luz do Tom” estreia na TV Brasil
DestaqueNoticiasTelevisão

Documentário “A Luz do Tom” estreia na TV Brasil

Cinebiografia foi o último filme dirigido pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos

83

TV Brasil exibe o documentário inédito “A Luz do Tom”, filme sobre o maestro Antônio Carlos Jobim, sob a perspectiva de três mulheres da sua vida, neste sábado (3), às 14h. Lançado em 2013, o longa nacional tem direção do renomado Nelson Pereira dos Santos e foi a última produção realizada pelo cineasta que faleceu cinco anos depois, em 2018. A premiada obra fica disponível no app TV Brasil Play.

Brasil se consolida como mercado promissor em consumo de óleos essenciais

A trajetória de um dos ícones da Bossa Nova Jobim é contada por vozes femininas. Com depoimentos emocionantes, a cinebiografia em cartaz na emissora pública apresenta os relatos afetivos de três mulheres importantes para o compositor que morreu em 1994. O olhar feminino ganha a tela a partir das falas sensíveis da irmã Helena Jobim e das esposas Thereza Hermanny e Ana Lontra Jobim.

Baseado no livro “Antônio Carlos Jobim: um homem iluminado”, de Helena Jobim, o filme revela fases distintas da vida do homenageado. A produção celebra memórias intimistas: o momento de definição da carreira artística, a repercussão internacional de seu trabalho e as questões associadas à natureza.

Reconhecimento da crítica e do público

A produção inédita na programação da TV Brasil conquistou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2014 nas categorias Melhor Longa-Metragem Documentário e Melhor Trilha Sonora, com a música composta por Paulo Jobim, filho do maestro soberano. A produção ainda foi indicada ao prêmio de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem de Documentário.

“A Luz do Tom” é a segunda película do diretor Nelson Pereira dos Santos a respeito do ilustre artista. O título anterior, “A Música Segundo Tom Jobim”, estreou nas salas do circuito em 2012. A obra repercutiu bastante e despertou o interesse do público e a recomendação da crítica especializada.

Com relevante filmografia, Nelson Pereira dos Santos dirigiu clássicos da sétima arte. Precursor do Cinema Novo, o diretor foi responsável por filmes históricos como “Rio 40 Graus” (1955), “Rio Zona Norte” (1957), “Vidas Secas” (1963) e “Memórias do Cárcere” (1985), entre diversos outros sucessos.

Histórias, sonoridades e imagens do longa

O filme “A Luz do Tom” traz depoimentos marcantes, belas imagens e histórias curiosas que ajudam a formar um mosaico singular sobre a vida do genial músico com o repertório de grandes composições do homenageado aliado aos sons da natureza.

Helena Jobim, Thereza Hermanny e Ana Lontra recordam momentos bem pontuais da trajetória de Tom Jobim. Enquanto a irmã resgata a infância, Thereza, a primeira mulher de Jobim, aborda o início da carreira e o processo criativo do astro.

Vivo Play SmartTV Stick agrega conteúdos e mobilidade em um único dispositivo

Já Ana, a segunda mulher do artista, reflete sobre a maturidade e o amor à natureza. A combinação das falas forma um panorama completo sobre o célebre músico. Na obra audiovisual, o cineasta Nelson Pereira dos Santos destaca a ave favorita de Tom, o urubu, cujo voo ilustra cenas aéreas impactantes.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Privacy

Privacy by Design: guardando projetos contra riscos

O mundo digital sempre apresentou uma variedade bastante grande de elementos importantes...

Melhores práticas de investigações corporativas

As investigações corporativas desempenham um papel crucial na manutenção da transparência, integridade...

Motorola anuncia Smart Connect, solução para sincronização de dispositivos

A Lenovo e a Motorola anunciam o Smart Connect, uma solução de software que...