domingo , 28 abril 2024
Ínicio Noticias Destaque Documentário “A Luz do Tom” estreia na TV Brasil
DestaqueNoticiasTelevisão

Documentário “A Luz do Tom” estreia na TV Brasil

224
Compartilhe

TV Brasil exibe o documentário inédito “A Luz do Tom”, filme sobre o maestro Antônio Carlos Jobim, sob a perspectiva de três mulheres da sua vida, neste sábado (3), às 14h. Lançado em 2013, o longa nacional tem direção do renomado Nelson Pereira dos Santos e foi a última produção realizada pelo cineasta que faleceu cinco anos depois, em 2018. A premiada obra fica disponível no app TV Brasil Play.

Brasil se consolida como mercado promissor em consumo de óleos essenciais

A trajetória de um dos ícones da Bossa Nova Jobim é contada por vozes femininas. Com depoimentos emocionantes, a cinebiografia em cartaz na emissora pública apresenta os relatos afetivos de três mulheres importantes para o compositor que morreu em 1994. O olhar feminino ganha a tela a partir das falas sensíveis da irmã Helena Jobim e das esposas Thereza Hermanny e Ana Lontra Jobim.

Baseado no livro “Antônio Carlos Jobim: um homem iluminado”, de Helena Jobim, o filme revela fases distintas da vida do homenageado. A produção celebra memórias intimistas: o momento de definição da carreira artística, a repercussão internacional de seu trabalho e as questões associadas à natureza.

Reconhecimento da crítica e do público

A produção inédita na programação da TV Brasil conquistou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2014 nas categorias Melhor Longa-Metragem Documentário e Melhor Trilha Sonora, com a música composta por Paulo Jobim, filho do maestro soberano. A produção ainda foi indicada ao prêmio de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem de Documentário.

“A Luz do Tom” é a segunda película do diretor Nelson Pereira dos Santos a respeito do ilustre artista. O título anterior, “A Música Segundo Tom Jobim”, estreou nas salas do circuito em 2012. A obra repercutiu bastante e despertou o interesse do público e a recomendação da crítica especializada.

Com relevante filmografia, Nelson Pereira dos Santos dirigiu clássicos da sétima arte. Precursor do Cinema Novo, o diretor foi responsável por filmes históricos como “Rio 40 Graus” (1955), “Rio Zona Norte” (1957), “Vidas Secas” (1963) e “Memórias do Cárcere” (1985), entre diversos outros sucessos.

Histórias, sonoridades e imagens do longa

O filme “A Luz do Tom” traz depoimentos marcantes, belas imagens e histórias curiosas que ajudam a formar um mosaico singular sobre a vida do genial músico com o repertório de grandes composições do homenageado aliado aos sons da natureza.

Helena Jobim, Thereza Hermanny e Ana Lontra recordam momentos bem pontuais da trajetória de Tom Jobim. Enquanto a irmã resgata a infância, Thereza, a primeira mulher de Jobim, aborda o início da carreira e o processo criativo do astro.

Vivo Play SmartTV Stick agrega conteúdos e mobilidade em um único dispositivo

Já Ana, a segunda mulher do artista, reflete sobre a maturidade e o amor à natureza. A combinação das falas forma um panorama completo sobre o célebre músico. Na obra audiovisual, o cineasta Nelson Pereira dos Santos destaca a ave favorita de Tom, o urubu, cujo voo ilustra cenas aéreas impactantes.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Como transformar espaços pequenos em ambientes aconchegantes

O mercado imobiliário brasileiro viu um aumento impressionante nas vendas de novos...

Inteligência Artificial vai melhorar a eficiência das operações no setor Aeroespacial

A Honeywell (Nasdaq: HON) acaba de lançar Honeywell Forge Performance+ for Aerospace,...

Eficiência na automação agrícola ganha destaque na Agrishow

O ano de 2024 começou com certo ar de desconfiança no campo....

A influência do ESG na computação em nuvem

A emergência do foco em ESG (Ambiental, Social e de Governança) na...