sábado , 11 maio 2024
Ínicio Noticias Destaque Empresária mineira celebra Dia do Pão de Queijo faturando mais de 15 milhões ao ano com a iguaria e maior rede de lojas especializada em São Paulo
DestaqueEmpreendedorismoNoticias

Empresária mineira celebra Dia do Pão de Queijo faturando mais de 15 milhões ao ano com a iguaria e maior rede de lojas especializada em São Paulo

321

Historicamente, o pão de queijo é um quitute típico mineiro que conquistou o paladar e o coração dos brasileiros e ultrapassou fronteiras, tendo sido eleito a terceira melhor opção em café da manhã do mundo, segundo pesquisa realizada recentemente pela Taste Atlas. Esse reconhecimento só reforça o mérito por uma data especial só para ele: dia 17 de agostoDia do Pão de Queijo.

Uma das maiores curiosidades é que, a despeito de ter sido criado em Minas Gerais, o maior consumo de pão de queijo está em São Paulo, cidade onde a mineira Mirany Soares vem construindo sua trajetória de sucesso com a Formaggio Mineiro, marca pioneira em pão de queijo gourmet no Brasil. “De acordo com pesquisa da ECD, uma das consultorias mais especializadas em Food Service, São Paulo está no topo do ranking em volume de pão de queijo. Na sequência, aparecem Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Minas está em 4º lugar, isso porque todo mineiro tem sua receita caseira, motivo pelo qual optamos por não estar nesse mercado”, explica a empresária.

Mirany conta que a iguaria nasceu nas montanhas de Minas Gerais no século XVIII, da necessidade dos moradores locais se alimentarem, utilizando o polvilho, que era o principal substituto da farinha de trigo, sobras de queijo, ovos e leite, todos ingredientes de fácil acesso às diferentes camadas da sociedade. “Mas, sempre como um bolinho simples, para comer no café da manhã e à tarde, por exemplo, e com sabor predominante de queijo”, complementa a sócia-proprietária da Formaggio Mineiro. 

Com o advento da indústria e o passar dos anos, o pão de queijo foi ganhando adaptações e perdendo a suas propriedades por conta da redução brusca do queijo nas formulações. A empresária mineira revela que não conseguia comer o produto fora de casa. “Não sentia gosto de queijo de verdade”, ressalta Mirany.

Nessa história, a Formaggio Mineiro escreve um novo “capítulo” sobre o quitute típico brasileiro e lança a categoria do pão de queijo gourmet com o lançamento de uma receita exclusiva composta por 40% de puro queijo canastra e parmesão. “Para se ter uma ideia do que se pratica no mercado, as formulações levam entre 3% e 8% de queijo”, explica a empresária.

“Foi mais de um ano pesquisando e testando diversas receitas de pães de queijo com ingredientes naturais para chegarmos ao nosso pão de queijo tradicional. Além disso, conseguimos produzir sem fécula de mandioca, sem glúten, sem aromatizantes, resultando em um produto com muito mais sabor e consistência incomparável. Por isso foi categorizado como gourmet”, conta Mirany.

A receita exclusiva e de qualidade ímpar logo chamou a atenção dos apreciadores de boa comida e o pão de queijo tradicional da Formaggio Mineiro foi eleito o melhor do Brasil por grandes apreciadores de boa gastronomia. “Hoje somos a maior rede de lojas com Brasil, sendo 11 unidades em São Paulo e uma em Goiânia, onde recebemos mais de 720 mil pessoas ao ano. E temos a maior variedade de produtos do mercado, sempre mantendo a excelência da marca e o sabor do pão de queijo”, ressalta a empresária mineira.

Com 13 anos de mercado, a empresa vem expandindo seu portfólio com o desenvolvimento de novos sabores e, atualmente, oferece pão de queijo multigrãos –produzido com linhaça, gergelim, quinoa e semente de girassol-; chipa três queijos –com provolone, parmesão e mussarela-; pão de queijo de gorgonzola; pão de queijo de chocolate belga; pão de queijo de goiabada; espetinho de pão de queijo, farofa de pão de queijo-; waffle de pão de queijo tradicional e versão multigrãos.

Atualmente, a Formaggio Mineiro é uma empresa gerida 95% por mulheres e já vem registrando crescimento na ordem de 30% ao ano, com faturamento que ultrapassou R$ 15 milhões em 2022. A expectativa de crescimento para 2023 é de 50% sobre o ano passado.

A fábrica, instalada na capital paulista, produz mais de 350 toneladas de produtos ao ano e, além de abastecer a rede de lojas próprias, distribui para mais de 650 revendedores em todo o país, para estabelecimentos, como: Empórios Santa Luzia, Santa Maria, Fasano São Paulo, rede St Marchet, entre outros endereços em praças como Paraná, Distrito Federal, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Espírito Santo e Pernambuco.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

WSL firma acordo com marca do surfista John John Florence, bicampeão mundial 

A World Surf League (WSL) terá a Florence Brasil, marca do surfista...

PagBank levanta R$ 633 milhões em sua primeira emissão pública de Letras Financeiras

O PagBank, banco digital completo em serviços financeiros e meios de pagamentos, eleito...

Dia das Mães: cinco dicas para engajar conteúdos nas redes sociais e impulsionar vendas

O Dia das Mães é uma das datas mais lucrativas do comércio,...

Aplicativo IDSYNC desenvolvido pela Gateware registra presença por meio de Reconhecimento Facial

Pensando em diminuir o número de fraudes no momento de registrar presença...