Ensino EAD: como você pode ganhar dinheiro dando aula online

Publicidade

A evolução do ensino a distância é uma oportunidade para ganhar dinheiro com diferentes trabalhos dentro do setor de educação

O EAD ganhou espaço em 2020 e a tendência é que continue o seu processo de expansão nos próximos anos. Com a pandemia de Covid-19 e a necessidade de isolamento social, escolas e instituições de ensino superior precisaram se adaptar à modalidade de educação a distância.

Esse movimento quebrou muitos paradigmas relacionados ao EAD e forçou uma nova forma de compreender a modalidade. Além disso, inúmeros profissionais, de diferentes segmentos de mercado, viram no ensino remoto uma oportunidade de renda. 

Publicidade

O mercado oferece várias plataformas e aplicativos para ganhar dinheiro. Com uma breve pesquisa já é possível encontrar excelentes oportunidades de negócio, não só para quem quer dar aula, mas também para pessoas que pretendem trabalhar com a comercialização de cursos.

A evolução do EAD

O ensino a distância surgiu bem antes da existência da internet. Em 1728, na cidade de Boston, nos Estados Unidos, um professor chamado Caleb Phillips divulgou um anúncio em um jornal oferecendo um curso de Taquigrafia por correspondência. Acredita-se ter sido esse um dos primeiros cursos EAD que se tem registro no mundo.

Com o passar dos anos, os cursos de correspondência foram evoluindo. No Brasil temos alguns exemplos conhecidos, como o Telecurso 2000, criado em 1977. É claro que esses primeiros cursos não se comparam com o que vivemos hoje, em uma era tecnológica em que a comunicação é muito mais rápida e estamos aptos a conversar com pessoas de todo o mundo a qualquer hora.

Os cursos online são uma realidade que já integra nosso dia a dia e o usuário tem a possibilidade de fazer qualquer curso do seu interesse, com acesso a professores de todo o mundo.

Como aumentar a renda com aulas online

Essa facilidade de acessar cursos fez com que se abrisse uma ótima oportunidade para os profissionais. Não é necessário ser professor para dar aulas online: qualquer indivíduo que tenha conhecimento em uma área específica e habilidade de comunicação pode dar aulas virtuais e compartilhar o seu conhecimento com outras pessoas.

Hoje, ensinar de forma remota exige apenas o acesso a um equipamento com câmera e áudio, uma plataforma de ensino e rede de internet. Vale destacar que o cuidado com a qualidade do vídeo e do áudio deve ser um ponto de atenção durante a gravação das aulas, pois um bom conteúdo vai fazer toda a diferença na experiência dos alunos.

As aulas podem ser ao vivo ou gravadas e o profissional pode optar por montar um cronograma de curso ou dar aulas individuais desenhadas de acordo com as necessidades de cada aluno. Existe um mundo de possibilidades e o indicado é fazer uma pesquisa de mercado para explorar qual delas é a melhor opção no âmbito do segmento escolhido.

Para quem não tem ideia de como começar, um checklist inicial pode ajudar a definir os primeiros passos:

  • Comece definindo o conteúdo que vai ser ensinado;
  • Identifique o perfil de alunos que você pretende alcançar;
  • Escolha o formato e estruture as aulas;
  • Elabore o material de apoio;
  • Defina o valor do curso;
  • Grave as aulas;
  • Disponibilize o conteúdo para venda.

Veja que o processo é relativamente simples mas demanda dedicação, planejamento e estudo. Com isso, a dica é pesquisar referências e inspirações. 

Antes de montar suas aulas pode ser interessante comprar um curso EAD e fazer as aulas para entender melhor como o formato funciona e de que forma você pode criar o seu programa de ensino.

Como ganhar dinheiro com EAD sem dar aulas

Se você não tem habilidade para dar aulas mas gostaria de ter uma renda extra com o EAD, há outra possibilidade interessante: vender cursos online. Algumas plataformas de educação a distância oferecem a possibilidade de vender os cursos disponíveis.

Neste processo, qualquer interessado pode se tornar um vendedor daqueles produtos. Na prática, a cada curso vendido, você ganha uma porcentagem sobre o valor do produto.

Para fazer parte deste tipo de programa, basta se cadastrar em uma plataforma específica de venda e iniciar a divulgação dos cursos. Também conhecido como programa de afiliados, ele é uma oportunidade para quem busca uma renda extra com a internet e quer começar a trabalhar sem a necessidade de investimento inicial.

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui