terça-feira , 5 março 2024
Ínicio Mercado Equipamentos tecnológicos revolucionam a agricultura brasileira
MercadoNoticias

Equipamentos tecnológicos revolucionam a agricultura brasileira

105

A presença cada vez mais marcante da tecnologia no setor agrícola está revolucionando a maneira como os produtores brasileiros administram suas propriedades rurais e uma ferramenta que tem ganhado destaque é o drone. Esses aparelhos não tripulados, controlados remotamente e equipados com câmeras de alta resolução, têm se tornado essenciais para maximizar os resultados nas atividades agrícolas.

Os produtores rurais têm adotado a tecnologia dos drones devido às imagens e vídeos que eles fornecem, com informações em tempo real, agilizando a supervisão de áreas de difícil acesso nas fazendas. Além disso, esses equipamentos têm se mostrado eficazes na detecção de pragas, doenças, falhas no plantio e problemas de irrigação.

Estudos realizados pela Embrapa Soja na safra 2020/21 revelaram o impacto positivo na produtividade das plantações com o uso de drones. A aplicação de defensivos, por exemplo, mostrou-se mais eficiente no combate a pragas como o percevejo-marrom e a lagarta-falsa-medideira, superando métodos tradicionais como bombas costais e pulverizadores de barra.

O uso dos drones aumenta a eficiência, pois eles conseguem alcançar partes mais internas do dossel que outros métodos não conseguem atingir. Apesar do investimento significativo – com preços variando entre R$ 60 mil e R$ 250 mil -, produtores de pequeno porte têm buscado acesso a esses equipamentos, muitas vezes optando por terceirizar seu uso.

Romário Alves, CEO da Sonhagro, franquia especializada em crédito rural, destaca que os produtores rurais têm encontrado suporte financeiro por meio das linhas de crédito PRONAF MAIS ALIMENTOS, PRONAMP Investimentos, INOVAGRO, RENOVAGRO e até através dos recursos próprios das instituições financeiras. “Esses equipamentos oferecem grande conveniência, eficácia e diminuição de mão de obra para o campo, com a facilidade de parcelamento em até 10 anos, tendo até 3 anos de carência para o início do pagamento e, conta ainda, com taxas reduzidas, a partir de 4% anualmente” afirma.

Além de facilitar processos burocráticos para os produtores, a Sonhagro também atua na gestão de negociações e execução de projetos técnicos exigidos pelos bancos. Essa abordagem visa auxiliar os produtores rurais a obterem o crédito necessário para aquisição de equipamentos tecnológicos que estão revolucionando a agricultura brasileira.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

O Papel da Fotografia Corporativa na Estratégia de Marketing Digital

Em um mundo onde a imagem de uma marca pode ser tão...

Constelação Familiar e Saúde Mental: Uma Perspectiva Terapêutica

A saúde mental, fundamental para o bem-estar geral do indivíduo, é influenciada...

4 dicas úteis para poupar dinheiro usando a internet

Em meio a realidade dos altos preços, uma tendência se destaca: a...

Inteligência Artificial Generativa: como o varejo pode aproveitar a tecnologia para gerar inovação

*Por Carlos Siqueira A pandemia global acelerou a adoção digital em várias...