sexta-feira , 17 maio 2024
Ínicio Noticias Destaque Especialista dá dicas para entrar em um consórcio e evitar cair em golpes
Destaque

Especialista dá dicas para entrar em um consórcio e evitar cair em golpes

278

Mesmo tendo surgido no início da década de 60, em decorrência da indisponibilidade de linhas de crédito ao consumidor, o consórcio continua sendo um produto de grande aceitação junto ao público brasileiro. Prova disso é que, somente em 2023, até agosto, já houve mais de 1 milhão de contemplações, com mais de R$ 206 bilhões de créditos disponibilizados, números comemorados pelas empresas que comercializam os produtos, pela indústria de bens e serviços ofertados.

Para quem pretende comprar um bem de alto valor, como um carro, uma casa ou até mesmo adquirir um serviço, o consórcio é uma excelente opção para quem não tem condições de pagar à vista. Também pode ser considerado como uma alternativa de investimento, uma vez que não há cobrança de juros, apenas a taxa de administração pelas administradoras.

“A compra por meio do sistema de consórcio apresenta muitas vantagens, mas é fundamental adotar uma série de precauções para que o sonho não se transforme num pesadelo”, afirma Regina Singillo, vice-presidente da Associação Brasileira dos Advogados de Empresas de Consórcio (Abaec). Mas quais são os cuidados que o interessado deve tomar ao adquirir uma cota de consórcio? Elencamos a seguir algumas dicas:

1) Pesquisar a reputação da administradora. Pelo site do Banco Central (www.bcb.gov.br) é possível verificar se a administradora tem autorização para operar.

2) Analisar e comparar os diferentes planos oferecidos pelas administradoras de consórcio. Compare taxas, prazos, condições de contemplação, reputação da empresa e histórico de entregas de cartas de crédito.

3) Entender o contrato. Leia atentamente todas as cláusulas do contrato de consórcio e certifique-se de compreender as condições, obrigações, direitos e penalidades envolvidas.

4) Ajuste os valores de acordo com seus rendimentos mensais. Antes de fechar o contrato, tenha cuidado para que as parcelas não comprometam mais que 30% dos seus rendimentos mensais. Além disso, planeje-se para imprevistos que possam surgir ao longo do tempo.

5) Avalie as formas de ser contemplado. Todos os consorciados podem ser contemplados com o seu bem por meio do sorteio ou lances. Porém, nenhuma administradora pode garantir quando o sorteio de sua cota deve ocorrer. A única forma de ser contemplado, de forma antecipada, é fazendo a oferta de um lance. Para isso, é preciso ofertar um valor a mais que desejaria pagar, sendo que, em algumas situações, a Administradora permite que o valor do lance seja total ou parcialmente deduzido do próprio crédito que o consorciado irá receber, caso seja contemplado. Será considerado vencedor o(s) lance(s) de maior(es) percentual(is), desde que, o grupo tenha saldo suficiente para arcar com tal modalidade de contemplação.

 6) Participe dos sorteios mensais. Após fechar o contrato de consórcio, você entra em um grupo. Este grupo é composto por outros consorciados. Todos têm as mesmas chances de serem contemplados. A contemplação acontece por meio dos sorteios mensais. Para participar, é preciso estar com o pagamento das parcelas do consórcio em dia.

7) Direitos e deveres. Conheça seus direitos e deveres como consorciado. Isso inclui o que fazer em caso de atraso nas parcelas, como proceder em casos de insatisfação e quais são os seus direitos legais.

8) Utilize a sua carta de crédito. Após a contemplação, via lance ou por sorteio, cabe ao consorciado a escolha do bem que deseja adquirir. Com isso, a administradora realiza uma nova etapa, que consiste na análise de crédito e da capacidade de pagamento do consorciado. Essa medida serve para garantir que, após receber o bem, o consorciado se mantenha comprometido com as parcelas restantes.

9) Documentação e prazos de entrega: Verifique os documentos necessários para a aquisição do bem e os prazos de entrega da carta de crédito após a contemplação.

10) Com a carta de crédito liberada, o consorciado finalmente pode adquirir o tão sonhado bem ou serviço. Sua maior vantagem, em relação a outras formas de parcelamento, é seu poder de compra à vista.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Especialistas que compartilham conhecimento fortalecem sua autoridade e combatem a desinformação

Com a popularização das redes sociais dos últimos anos, a disseminação  de fake...

A vanguarda da segurança e sustentabilidade urbana

Em uma era onde a segurança residencial é mais importante do que...

A reunião poderia ter sido um e-mail? 5 dicas para gestores identificarem a necessidade dos encontros

“Essa reunião poderia ter sido um e-mail” se tornou um meme corporativo...

Como transformar espaços pequenos em ambientes aconchegantes

O mercado imobiliário brasileiro viu um aumento impressionante nas vendas de novos...