quinta-feira , 29 fevereiro 2024
Ínicio Noticias Destaque Fabricante de veículos sul-coreana deve lançar primeiro carro voador em 2028
DestaqueNoticias

Fabricante de veículos sul-coreana deve lançar primeiro carro voador em 2028

A Hyundai, marca de vanguarda em termos de tecnologia, apresentou para o público o projeto que promete ser a solução para o trânsito das cidades

68

A sul-coreana Hyundai é uma empresa automobilística de grande destaque no cenário internacional. Não apenas pelos seus números – sua planta em Ulsan abriga a maior fábrica de automóveis do mundo, capaz de produzir mais de 1,4 milhão de automóveis por ano e contando até mesmo com um porto próprio para as exportações –, mas também pelas suas inovações.

Marketing e negócios: entenda como causar curiosidade no seu consumidor

Esta mesma planta recebeu grandes investimentos para poder despontar na fabricação de veículos elétricos, construindo cerca de 200 mil carros por ano. A preocupação com a sustentabilidade também é muito presente. A planta de Ulsan receberá melhorias que a tornarão capaz de trabalhar com uso de energia 100% renovável e métodos de fabricação com baixo carbono, por exemplo.

Contudo, o anúncio mais impressionante fica por conta do trabalho realizado em sua divisão aeroespacial, chamada Supernal. Um projeto de carro voador a ser lançado em 2028, que leva o nome de S-A2, foi divulgado no principal evento de tecnologia, o CES 2024, sendo ele a continuação de um modelo apresentado previamente no ano de 2020.

O modelo totalmente elétrico será capaz de levar até 4 passageiros, além de pousar e decolar verticalmente, cuja sigla popular para este tipo de veículo é eVTOL. Suas oito hélices inclináveis permitirão que atinja uma velocidade máxima de 190 quilômetros por hora e até 457 metros de altitude. A ideia é que o carro voador seja usado por empresas desejosas de um substituto para os táxis ou mesmo carros de aplicativo. 

Sua relativa baixa autonomia não permite viagens muito longas, sendo seu uso ideal restrito aos perímetros urbanos: sua bateria duraria somente algo em torno de 40 a 64 quilômetros de deslocamento. No entanto, os ganhos para o trânsito seriam enormes. A começar pela sua baixa emissão sonora. Os decibéis que produz chegam a metade dos de um helicóptero, ou o equivalente a uma máquina de lavar louças.

A preocupação da empresa com a poluição motivou outros projetos, sendo um deles o de um carro movido a esterco. Este serviria como emissor de hidrogênio para alimentar um motor movido pelo gás. O projeto estaria em fases avançadas e sendo implantado na Indonésia para testes. Outro modelo da marca movido por hidrogênio já havia alcançado a impressionante marca de 900 km de autonomia com um tanque e havia purificado quase 450 mil litros de ar.

Enquanto o S-A2 não chega, a Hyundai segue com outros projetos. No Brasil, a inovação fica por conta do novo Creta, que ganhou um facelift e provavelmente fará sua estreia em 2025. A expectativa é que venha com uma motorização turbo desde sua versão 1.0, passando pela 1.6, que provavelmente receberá um motor turboflex, como da Kia Sportage, marca também pertencente à Hyundai.

Companhias aéreas e aeroportos aumentam gastos com TI para melhorar jornada do passageiro e atingir metas de sustentabilidade

Mas os holofotes estão mesmo virados para a versão esportiva, chamada Creta N-Line, podendo ser a mais potente da categoria. Por aqui é possível andar nas versões do SUV da marca procurando por Hyundai por assinatura, que seguem fazendo sucesso devido à sua segurança, espaço interno e conforto.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Privacy

Privacy by Design: guardando projetos contra riscos

O mundo digital sempre apresentou uma variedade bastante grande de elementos importantes...

Melhores práticas de investigações corporativas

As investigações corporativas desempenham um papel crucial na manutenção da transparência, integridade...

Motorola anuncia Smart Connect, solução para sincronização de dispositivos

A Lenovo e a Motorola anunciam o Smart Connect, uma solução de software que...