quinta-feira , 29 fevereiro 2024
Ínicio Economia Novidades do Open Finance e Pix prometem impactar positivamente o setor financeiro em 2024
EconomiaNoticias

Novidades do Open Finance e Pix prometem impactar positivamente o setor financeiro em 2024

Presidente da INIT reforça a necessidade da comunicação para popularizar os serviços entre os usuários

78

O Pix e o Open Finance têm impactado significativamente o setor financeiro nos últimos tempos. De acordo com o Banco Central, em 2023 o Pix contabilizou 143 milhões de pessoas físicas cadastradas entre janeiro e novembro, atingindo um recorde de R$15,3 trilhões movimentados no acumulado do ano. Com a chegada do Carnaval, esses números devem seguir em alta em 2024, já que o período deve movimentar R$9 bilhões na economia brasileira, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Já o Open Finance, após três anos da implementação pelo Banco Central, também alcançou avanços significativos, alcançando 40 milhões consentimentos ativos no último ano e inaugurando um novo capítulo no setor, com serviços mais integrados e melhorias nos fluxos.

Como comprar sem dinheiro? Novo aplicativo permite que os trabalhadores descontem compras no contracheque

Para 2024, a perspectiva é de um impacto ainda maior no setor tecnológico, com integração mais ampla, segura e financeiramente eficiente para os usuários. Mesmo assim, prever o futuro do setor é um desafio, mas algumas tendências atuais já apontam mudanças significativas, com a expansão de produtos, incluindo seguros, investimentos e serviços de aposentadoria.

Além das melhorias na plataforma, o Open Finance proporciona uma experiência mais positiva para o cliente. Isso inclui interfaces mais amigáveis, processos simplificados e maior transparência, elementos essenciais para construir e manter a confiança dos consumidores.

Comunicação para engajar

Para o presidente da Associação dos Iniciadores de Transação de Pagamentos (INIT), Gustavo Lino, este ano será fundamental para reforçar a comunicação a respeito dos benefícios e do valor que o Open Finance pode proporcionar aos usuários.

“Pesquisas mostram que a preocupação dos brasileiros em compartilhar dados está diminuindo gradativamente, o que abre caminhos para que cada vez mais o serviço se torne parte do dia a dia das pessoas. Esse é o nosso papel enquanto associação, ampliar o diálogo e o debate com os associados para que o setor se fortifique”, afirma.

Pix Automático 

Outra grande novidade em 2024 será a chegada de uma nova modalidade do Pix para pessoas físicas e jurídicas: o Pix Automático. Anunciado pelo Banco Central no último ano, a nova funcionalidade começa a operar oficialmente no fim de outubro deste ano. A inovação sugere uma maior automação nos pagamentos, tornando as transações mais eficientes e convenientes para os usuários.

O Pix Automático pretende proporcionar maior praticidade no pagamento de contas, oferecendo a opção de pagamentos automáticos e recorrentes, simplificando a vida do consumidor com débitos diretamente na conta e eliminando a necessidade de autenticação a cada pagamento, contribuindo para a redução de custos com cobranças e minimizando a inadimplência.

“O serviço será semelhante ao débito automático, mas com uma diferença fundamental. Enquanto o débito automático requer acordos prévios com outras instituições para sua implementação, o Pix automático oferecerá ao pagador diversas funcionalidades para gerenciar pagamentos recorrentes. Isso inclui a capacidade de definir um limite máximo para o valor a ser debitado em cada parcela, permitindo o cancelamento da autorização a qualquer momento”, explica Gustavo.

Além disso, o Pix Automático irá abranger pagamentos recorrentes a diversas empresas, como contas de água e energia, condomínios, clubes, planos de saúde, serviços de streaming, entre outros. Na prática, ele oferecerá funcionalidades semelhantes ao tradicional débito automático e os pagamentos de mensalidades via cartão de crédito, mas com uma vantagem significativa, que são múltiplas transações em tempo real, criando maior facilidade no processo de concretização dos débitos e otimizando a eficiência das operações financeiras.

3 coisas que não parecem, mas são essenciais para o sucesso de uma carreira (e dependem de você)

“Todas essas funcionalidades novas irão alavancar positivamente o setor este ano e a nossa expectativa é que o Open Finance especificamente, mesmo que ainda enfrente alguns desafios no horizonte, se torne mais popular, como acontece atualmente com o Pix, diminuindo gradativamente a percepção de risco entre os usuários, com cada vez mais produtos e soluções personalizadas”, finaliza o presidente.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Privacy

Privacy by Design: guardando projetos contra riscos

O mundo digital sempre apresentou uma variedade bastante grande de elementos importantes...

Melhores práticas de investigações corporativas

As investigações corporativas desempenham um papel crucial na manutenção da transparência, integridade...

Motorola anuncia Smart Connect, solução para sincronização de dispositivos

A Lenovo e a Motorola anunciam o Smart Connect, uma solução de software que...