O que é HRM?

0

Você pensa no HRM da sua empresa? Olhando para essa sigla, pode até parecer algo distante e que você nunca ouviu falar, mas conhecer sobre ele é fundamental! O HRM é sobre as estratégias de Gestão de Recursos Humanos, que são extremamente importantes em seu negócio.

Olhar para suas pessoas deve ser sempre uma prioridade, afinal, são elas as grandes porta-vozes da sua empresa para o mundo externo e que fazem o ambiente organizacional girar rumo ao sucesso.

Vamos falar mais sobre o que é o HRM e como olhar para ele? Confira!

O que é HRM?

O HRM, Human Resource Management, se refere a Gestão de Recursos Humanos. Ou seja, é uma série de técnicas e ferramentas para que os gestores e setores de RH consigam administrar melhor suas pessoas.

Gerir recursos humanos é sobre um conjunto de habilidades, métodos e práticas para desenvolver o potencial do capital humano da organização, um dos maiores bens das empresas.

Olhar para as pessoas é essencial para que os trabalhos sejam realizados e para que os setores atuem com engajamento, produtividade e resultados. E, mais do que contratar profissionais, cada vez mais os Recursos Humanos ganham estratégias e papéis cruciais nos negócios.

Qual a importância de fazer Gestão de Recursos Humanos?

Mais do que setores puramente burocráticos, a Gestão de Recursos Humanos tem se colocado como essencial para os resultados, afinal, cuidar das pessoas faz toda a diferença dentro de qualquer setor.

Por isso, olhar para o capital humano de um negócio e trabalhar com metodologias e ferramentas é crucial e dá suporte necessário para que as pessoas sejam capazes de desenvolver suas atividades com maior comprometimento, capacidade e bons resultados. 

Uma boa aplicação de HRM dá benefícios, como:

Contratações mais assertivas

A gestão de recursos humanos faz sentido desde o começo da jornada do colaborador. Ao ter metodologias e cultura organizacional clara, as contratações se tornam mais assertivas e miram em profissionais que de fato tenham a ver com o ambiente.

Retenção de talentos

Mais do que contratar bons profissionais, é preciso mantê-los dentro da organização. Com uma boa gestão de RH, é natural que existam maiores benefícios para os colaboradores, planos de carreira, incentivos para o trabalho e para a vida fora dele, treinamentos e desenvolvimento e diversos outros aspectos que fazem com que o funcionário se sinta ainda mais parte do ambiente.

Nesse cenário, é maior a retenção de talentos, o que faz com que a empresa economize com turnover e com novas contratações.

Aumento da motivação e produtividade

Ao se sentir valorizado, é natural que o colaborador tenha mais motivação e engajamento em seu trabalho, dessa forma, maior é o nível de produtividade das equipes e resultados obtidos. Há também maior nível de inovação e força para competitividade organizacional.

Além disso, são notadas vantagens como:

  • Melhoria do clima organizacional;
  • Cultura organizacional valorizada;
  • Atração de novos talentos;
  • Melhoria da imagem da empresa no mercado.

Como fazer uma boa gestão de recursos humanos?

Muitas são as técnicas e práticas importantes para o HRM e é importante ter em vista o grande objetivo: as pessoas. Sendo assim, essa metodologia não é apenas sobre replicar modelos, mas sim sobre fazer o que de fato faça sentido em seu negócio.

O grande passo para iniciar uma boa gestão de recursos humanos é conhecer suas pessoas. Entender suas necessidades, dores e expectativas é crucial para traçar estratégias que gerem valor ao seu público interno.

A partir de então, é possível olhar de forma mais estratégica para referências de mercado. Nesse momento é importante ter em vista ações como:

  • Treinamento e desenvolvimento: apostar em desenvolver e capacitar colaboradores é essencial para o modelo de HRM, desde que esses treinamentos sejam personalizados e apresentem real valor no negócio.
  • Feedbacks: Dar retorno para os colaboradores sobre seu trabalho fortalece as relações e incentiva a melhoria do profissional. Ter essa prática estabelecida é essencial para uma boa gestão de pessoas.
  • Métricas e indicadores: para entender como está o desenvolvimento e o que é preciso cobrar de cada setor, é necessário definir metas e métricas individuais em grupo. É essencial que o RH trabalhe junto aos gestores para que esse acompanhamento seja realizado de forma assertiva.

O HRM é uma prática importante e que dá grande diferencial competitivo para os negócios. Como sua empresa está olhando para as pessoas? Aproveite que você sabe mais sobre o tema e reflita sobre sua gestão!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui