sexta-feira , 14 junho 2024
Ínicio Noticias Quais são os tipos de empréstimos disponíveis e como saber qual o melhor para adquirir
Noticias

Quais são os tipos de empréstimos disponíveis e como saber qual o melhor para adquirir

632

De acordo com o último levantamento divulgado em abril pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a expectativa de expansão do mercado de crédito para os bancos em 2023 é de 7,9%. Ao analisar o cenário atual, André Oliveira, CEO da CredFácil, empresa do setor de empréstimos e crédito consignado, preparou algumas dicas que explicam os diferenciais entre os principais empréstimos disponíveis no mercado e a qual perfil são mais indicados.

Empréstimo consignado

“Atualmente, o crédito consignado tem a menor taxa de juros do mercado na oferta  de financiamentos bancários, na qual varia entre 1,7% e 1,95% ao mês. O desconto funciona diretamente na folha de pagamento ou aposentadoria, por isso, é seguro tanto para o banco, quanto para quem está solicitando o empréstimo”, comenta André.

Empréstimo com FGTS

A concessão de crédito é mais rápida, pois é calculada com base no valor do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) do solicitante do crédito. É necessário ser CLT, ou já ter trabalhado como trabalhador formal, e optado pelo saque-aniversário para obter o cálculo do empréstimo que será usado como garantia de pagamento.

Empréstimo para negativado

Ainda que pareça difícil de acreditar, as instituições financeiras realizam concessões de créditos para negativados e com pontuação baixa no Serasa. A diferença é que os limites de valores podem ser reduzidos e é necessário oferecer bens como garantia, como veículos, por exemplo. “Esta linha de crédito é indicada para situações emergenciais que envolvam questões de saúde ou outras consideradas urgentes a serem quitadas”, diz Oliveira.

Empréstimo pessoal

Diferentemente do empréstimo consignado, este modelo não exige nenhuma garantia para conseguir o valor, apenas as cláusulas contratuais de pagamento das prestações acordadas. “É o mais conhecido no mercado financeiro, entretanto, como as taxas de juros são mais altas, é o menos indicado”, finaliza o CEO.

Leia também: 

O executivo ainda deixa o alerta sobre os cuidados que os clientes devem ter para não cair em golpes com falsas promessas de liberação de crédito fácil. “Verifique sempre o endereço da empresa e a reputação no mercado, além de conferir se seguem as normas do Banco Central para conceder crédito. Além disso, nunca façam pagamentos ou depósitos adiantados ou compartilhem dados pessoais e documentos para desconhecidos”, esclarece o CEO da Credfácil

Compartilhar