sexta-feira , 26 abril 2024
Ínicio Carreira Empregos Quer terminar o ano empregado? Confira algumas dicas que podem te ajudar
Empregos

Quer terminar o ano empregado? Confira algumas dicas que podem te ajudar

1.2k
Compartilhe

 Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego subiu 14,6% entre os meses de julho e setembro, marcando um recorde na economia atingida pelo coronavírus. Ao todo, foram 14,1 milhões de pessoas em busca de trabalho nesse período.

Não é novidade que são muitas pessoas desempregadas para poucas vagas em organizações, e por isso, a dificuldade cresce e pode causar até mesmo a desmotivação. No entanto, existem alguns métodos que podem ajudar a destacar o seu currículo e sua entrevista.

Para isso, o Elcio Paulo Teixeira, CEO da Heach Recursos Humanos, decidiu contar algumas dicas, que ele como especialista na área, consegue avaliar como pontos positivos para um candidato.

“Primeiramente é muito importante lembrar de atualizar o seu currículo, não se esquecer de acrescentar sobre um curso que foi feito, uma palestra assistida, deixar claro seus objetivos, e o principal, não mentir de forma alguma, pois isso pode deixar você em desvantagem”, inicia o CEO.

Ainda sobre o currículo é importante atentar-se ao tipo de vaga na qual você está se candidatando, e assim, adaptá-lo, ou seja, não adianta deixar um curso que você fez como prioridade se ele não se enquadra com as funções que serão realizadas dentro da empresa. Sempre deixe como destaque aquelas atividades e informações que são compatíveis e que vão acrescentar.

Importante ressaltar que desde o primeiro contato que o candidato tem com a instituição ele está sendo avaliado, então a forma como ele responde, se ele está atento, se a entrevista for online como ele está se portando, todos esses pontos são levados em consideração.

“Como CEO de uma empresa de recursos humanos posso garantir que cada dia mais as instituições estão sendo inseridas no mundo digital, ou seja, acabam postando as vagas que abriram por lá e até mesmo procurar por profissionais qualificados por esse meio. Para quem está buscando uma oportunidade, vale criar uma conta no Linkedin, por exemplo, e acessar sites de emprego”, conta.

Além disso, esqueça a ideia de que o currículo ou banco de dados devem ser compactos, quanto mais informação melhor, pois geralmente esses sistemas utilizam inteligência artificial e buscam por esse meio palavras chaves relacionadas com tal vaga, então quanto mais palavras utilizadas, maiores as chances de ser selecionado.

“Lembre-se que durante uma entrevista você é o produto e precisa vender suas vantagens. Muitas pessoas acabam confundindo e durante a conversa começam a fazer perguntas em relação ao salário, benefícios e outros assuntos. Mostre primeiro o porquê você é o indicado para aquele cargo, e assim, após conquistar seu espaço e a confiança do empregador, é possível discutir outras questões”, lembra Teixeira.

Ter um propósito definido pode auxiliar na sua conquista, quando não se tem as metas esclarecidas será mais difícil torná-las realidade. Então busque as melhores empresas da sua área, entenda como funciona a remuneração e conheça as suas possíveis funções, antes mesmo de ser chamado para uma conversa, isso pode, inclusive, deixá-lo mais confiante.

Investir no autodesenvolvimento, buscando sempre mais qualificações e aprendizados também é importante, pois além de te trazer mais conhecimento, mostra que você é um profissional preparado para encarar desafios e aberto para novos métodos.

Por fim, ele acrescenta que ficar nervoso pode atrapalhar o diálogo com o empregador, pois isso faz com que seus pensamentos virem um verdadeiro labirinto e você não conseguirá se expressar claramente, por isso, antes de começar a entrevista faça algo que te acalme.

“A pandemia mostrou que a cada dia as empresas estão sendo mais criteriosas em relação a escolha de sua equipe, isso porque eles não querem mais apenas funcionários que atendam as ordens, e sim, colaboradores que estejam dispostos a crescer em conjunto com a organização”, finaliza.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Grupo GR oferece cerca de 300 vagas de emprego no país      

O Grupo GR, uma das maiores empresas de segurança e terceirização de...

NAVA tem mais de 100 vagas de trabalho em aberto

A NAVA Technology for Business, empresa que fornece serviços e soluções de...

CVC tem mais de 170 oportunidades de emprego em sua rede de franquias de todo o Brasil

A CVC segue com oportunidades de emprego para atuar na área de...

Startup mira na Geração Z, emprega jovens em todo Brasil e está com vagas abertas

Uma pesquisa inédita sobre a empregabilidade de jovens no país, realizada pela...