Salário dos profissionais de tecnologia cresce cerca de 30% em 2020, segundo a Revelo

Pesquisa também destaca o aumento de 25% nas oportunidades de trabalho no setor

0

A aceleração do processo de transformação digital em 2020, gerada pela pandemia, colocou os profissionais de tecnologia ainda mais em destaque. O setor registrou um aumento de 20% a 30% nas médias salariais e as oportunidades de emprego cresceram 25%. O levantamento faz parte da 2ª edição do relatório de salários no ambiente tecnológico da Revelo, maior empresa de tecnologia para a área de recursos humanos da América Latina.

O relatório, que foi feito com base nas mais de 25 mil empresas e 1.5 milhão de candidatos cadastrados na plataforma, também mostra que a área de Design como um todo foi a que apresentou o maior aumento no panorama salarial, registrando 19,62% em relação ao ano de 2019. O cargo de Desenvolvedor teve uma crescente de 16,66% e foi o especialista mais buscado durante todo o ano (67,51%). “O mercado para esses profissionais está extremamente aquecido, a inovação tecnológica é o foco e as oportunidades continuarão crescendo em 2021”, comenta Patrícia Carvalho, Diretora de Experiência do Candidato e Marketing na Revelo.

A valoração salarial para os profissionais de tecnologia ocorreu para Júnior, Pleno e Sênior. Para os cargos Júnior, a área que trouxe maior crescimento salarial foi a de Marketing Online, com aumento de 67%. Para a cadeira de Pleno, foi em Business Intelligence, com adição de R$ 1.370 ao salário. Para o profissional Sênior, foi o setor de Design, com aumento de 29%, cerca de R$1.985.

Outro dado que também chama a atenção é a participação do ensino superior no aumento salarial. A formação superior está diretamente ligada aos melhores salários. Quem tem um diploma chega a ganhar três vezes mais. Além disso, a empregabilidade para pessoas com o superior completo teve um aumento de 4,1% nos últimos dois anos. Enquanto, para os profissionais que concluíram apenas o Ensino Médio, a taxa cresceu 2,3%.

“O panorama de dados deste relatório mostra que, por mais que a pandemia tenha afetado muitas áreas, o setor de tecnologia se manteve em ascensão, aumentando as buscas por cargos na área e, consequentemente, as faixas salariais”, finaliza a diretora Patrícia.

Regime de contratação

Houve uma aceitação da contratação como PJ (pessoa jurídica). Muitos profissionais de tecnologia começaram a ver vantagens neste formato flexível para contar com mais oportunidades em um momento de incertezas. Além disso, o modelo de contratação traz cautela para as empresas na hora de assumir vínculos empregatícios, dado o cenário incerto. Cerca de 30% dos candidatos demonstraram disponibilidade para a contratação como PJ.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui