sábado , 18 maio 2024
Ínicio Mercado Startup goiana é finalista em programa de aceleração da Oxygea
MercadoNoticias

Startup goiana é finalista em programa de aceleração da Oxygea

327

A Cogtive, empresa de tecnologia que digitaliza e virtualiza o chão de fábrica com foco em ganho de produtividade, é uma das seis startups selecionadas para uma aceleração da Oxygea, do grupo Braskem (BRKM5). De imediato, a startup recebe um incentivo de R$ 100 mil, e integra um processo de monitoria, a ser desenvolvido pela aceleradora entre julho e novembro. A empresa concorreu com outras 323 inscritas.

Agora, as seis finalistas disputam o prêmio máximo – um aporte de R$ 1,5 milhão, ao término da monitoria. Para o CEO da Cogtive, Reginaldo Ribeiro, a classificação para essa fase final demonstra que a empresa está no caminho certo, no seu trabalho de desenvolver soluções que levem a indústria de manufatura ao estágio de indústria 4.0.

Mas se engana quem pensa que a startup considera que, a partir de agora, o que vier é lucro. O objetivo é entrar com tudo no processo de monitoria proporcionado pela Oxygea, para alcançar o primeiro lugar, ressalta Ribeiro. “Estamos, sim, muito satisfeitos e honrados por, entre mais de 300 startups, estarmos entre as seis selecionadas. Vamos, porém, em busca do aporte máximo, para intensificarmos ainda mais nossos investimentos.”

Reginaldo, reconhecendo a força dos concorrentes, sabe que a tarefa não vai ser fácil. De acordo com a lista divulgada pela Oxygea, os demais finalistas são os seguintes empreendimentos: GrowPack, que lida com geração de fontes alternativas de biomateriais para aplicações em embalagens; BioReset, de biotecnologia; Embeddo, de sensores de monitoramento baseados em dados; LogShare, da área de logística; e IQX, de reciclagem complexa e embalagens multicamadas.

Por outro lado, o histórico recente da Cogtive é de êxito em competições de startups. Só no segundo semestre do ano passado, a empresa venceu a Pitch LTNtech, no Estados Unidos, promovida pelo hub de inovação 1871. Ainda, participou da fase final do StartOut Brasil, programa de internacionalização de startups, atuação essa, inclusive, que viabilizou a ida ao país norte-americano.

A solução da Cogtive, aplicada ao chão de fábrica da indústria de manufatura, funciona do seguinte modo: faz coleta de dados da linha de produção (status dos equipamentos, tempo operacional perdido, mensuração de performance, precisão de entrega dos lotes de produção, acompanhamento do ritmo, tempos de setup e manutenção), contextualiza e transforma em informação inteligente. “Com isso, os gestores visualizam os resultados e as oportunidades de ganho, e tomam as devidas medidas e providências para aprimorar o processo e ampliar a produtividade, eliminando a chamada ‘capacidade oculta’”, sublinha Ribeiro.

A Cogtive tem origem goiana – nasceu em Anápolis. Atualmente, tem sede em São Paulo, no icônico hub de inovação Cubo.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Saiba quais são as rotinas fiscais que tiram o sono das PMEs e como evitar os riscos

Conhecido por sua complexidade e burocracia, o sistema tributário brasileiro será reformado...

SERES Auto apresenta nova plataforma focada em carros de luxo inteligentes

A SERES Auto, principal empresa chinesa de veículos de novas fontes de...

Especialistas que compartilham conhecimento fortalecem sua autoridade e combatem a desinformação

Com a popularização das redes sociais dos últimos anos, a disseminação  de fake...

IAS anuncia Election Lab para orientar gestão de campanhas digitais às vésperas das eleições de 2024

A Integral Ad Science (IAS), plataforma líder global em medição e otimização...