quinta-feira , 13 junho 2024
Ínicio Tecnologia Tecnologia quântica: entenda para quê é utilizada
Tecnologia

Tecnologia quântica: entenda para quê é utilizada

868

A tecnologia quântica é uma das mais recentes e promissoras áreas de pesquisa e desenvolvimento da ciência e engenharia modernas. Ela, além de tudo, explora o comportamento da matéria e da energia em escalas extremamente pequenas, com o objetivo de criar novas formas de processamento e armazenamento de informações. 

Embora ainda esteja em seus estágios iniciais de desenvolvimento, já é utilizada em criptografia segura, modelagem de sistemas químicos e biológicos complexos, só para citar alguns. Contudo, logo estará no serviço primário de saneamento básico, conhecido como limpeza de fossa e tantos outros setores.

Neste post, vamos explorar algumas das principais áreas em que a tecnologia quântica está sendo aplicada atualmente e como ela pode revolucionar nossa vida cotidiana nos próximos anos e, além disso, discutir as vantagens e desvantagens do mesmo. Ficou curioso, então, siga com a gente!

O que é Tecnologia quântica?

A tecnologia quântica é um campo em rápida expansão que tem o potencial de revolucionar a computação, a criptografia, a comunicação e a medição. A ideia básica é aproveitar as propriedades únicas da mecânica quântica para criar novas tecnologias e dispositivos.

Ao contrário da física clássica, esta descreve o mundo em termos de probabilidades e estados indefinidos. Isso significa que, em um nível subatômico, as partículas podem estar em vários estados simultaneamente, conhecidos como superposição quântica. 

Comparativamente, assim como um campo magnético não é criado sem um eletroimã, as mudanças em uma partícula são instantaneamente refletidas em outra, mesmo que estejam a milhares de quilômetros de distância.

Essas propriedades são a chave para muitas das possibilidades oferecidas até o momento. Por exemplo, os chamados computadores quânticos usam essas propriedades para realizar cálculos, o que gera avanços significativos na resolução de problemas complexos. 

Assim como ocorre com os conectores elétricos, que efetua a ligação entre um ou mais pontos onde se necessita de comunicação de sinais, o entrelaçamento quântico precisa dessa conexão para criar chaves de criptografia praticamente invioláveis, enquanto a comunicação quântica usa o entrelaçamento para enviar informações de forma segura.

O seu potencial é de transformar muitos campos, incluindo medicina, finanças e energia. Na medicina, os computadores quânticos podem ser usados ​​para modelar proteínas e acelerar a descoberta de novos medicamentos. 

Nas finanças, a criptografia quântica pode tornar as transações financeiras mais seguras, enquanto a computação quântica pode ser usada para modelar os mercados financeiros e prever as tendências futuras. Na energia, a tecnologia quântica pode ajudar a melhorar a eficiência dos painéis solares e a criação de baterias de alta capacidade.

No entanto, ela ainda está engatinhando e muitos dos avanços esperados ainda não foram realizados. O desenvolvimento de computadores quânticos viáveis, por exemplo, é um desafio extremamente difícil e requer o controle preciso de partículas. 

Some isso a questão de que muitos dos usos potenciais ainda estão sendo explorados, e é incerto saber quais deles serão os mais viáveis ​​e úteis. Apesar desses desafios, este é um campo em rápida evolução e com potencial de mudar o mundo. 

À medida que os pesquisadores continuam a fazer avanços nesse campo, é provável que vejamos mais usos e aplicações da tecnologia quântica surgirem nas próximas décadas.

Vantagens e desvantagens da Tecnologia quântica

Assim como um disco diamantado, que funciona como elemento abrasivo e transformou a vida dos profissionais da serralheria, a tecnologia quântica transformará setores como os da saúde, do transporte e da segurança nacional. 

Mas, como qualquer novidade, ela tem suas vantagens e desvantagens.

Vantagens

  • Processamento mais rápido: A tecnologia quântica é capaz de processar informações de forma muito mais rápida do que os sistemas computacionais clássicos. 

Isso significa que tarefas que levam anos para serem realizadas com a tecnologia atual podem ser executadas em questão de dias ou até mesmo horas. Por exemplo, a tecnologia quântica poderia acelerar a descoberta de novos medicamentos e materiais;

  • Segurança aprimorada: Também oferece segurança aprimorada. Tudo porque, a criptografia quântica oferece um nível de segurança que não pode ser alcançado com os sistemas de criptografia convencionais. 

Desta forma, baseia-se nas leis da física quântica para garantir a privacidade das comunicações.

Desvantagens

  • Instabilidade: A tecnologia quântica é altamente sensível a mudanças no ambiente, como a temperatura. O menor desvio pode interferir nos resultados obtidos, e as interações com o ambiente podem rapidamente degradar os qubits, tornando-os inúteis para o processamento quântico;
  • Custo elevado: Atualmente, a tecnologia quântica ainda é muito cara. Os equipamentos necessários para processamento quântico são complexos e difíceis de fabricar. Além disso, a tecnologia quântica exige um alto nível de especialização para sua operação e manutenção;
  • Falta de aplicabilidade: Embora ofereça um potencial incrível para acelerar o processamento de informações, nem todas as aplicações requerem tanta potência de processamento. Portanto, nem todas as empresas e indústrias poderão se beneficiar da tecnologia quântica no momento.

Agora é hora de manter os olhos atentos às novidades e, em breve, investir no conceito.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhar