Mais

    Tecnologia quântica: entenda para quê é utilizada

    A tecnologia quântica é uma das mais recentes e promissoras áreas de pesquisa e desenvolvimento da ciência e engenharia modernas. Ela, além de tudo, explora o comportamento da matéria e da energia em escalas extremamente pequenas, com o objetivo de criar novas formas de processamento e armazenamento de informações. 

    Embora ainda esteja em seus estágios iniciais de desenvolvimento, já é utilizada em criptografia segura, modelagem de sistemas químicos e biológicos complexos, só para citar alguns. Contudo, logo estará no serviço primário de saneamento básico, conhecido como limpeza de fossa e tantos outros setores.

    Neste post, vamos explorar algumas das principais áreas em que a tecnologia quântica está sendo aplicada atualmente e como ela pode revolucionar nossa vida cotidiana nos próximos anos e, além disso, discutir as vantagens e desvantagens do mesmo. Ficou curioso, então, siga com a gente!

    O que é Tecnologia quântica?

    A tecnologia quântica é um campo em rápida expansão que tem o potencial de revolucionar a computação, a criptografia, a comunicação e a medição. A ideia básica é aproveitar as propriedades únicas da mecânica quântica para criar novas tecnologias e dispositivos.

    Ao contrário da física clássica, esta descreve o mundo em termos de probabilidades e estados indefinidos. Isso significa que, em um nível subatômico, as partículas podem estar em vários estados simultaneamente, conhecidos como superposição quântica. 

    Comparativamente, assim como um campo magnético não é criado sem um eletroimã, as mudanças em uma partícula são instantaneamente refletidas em outra, mesmo que estejam a milhares de quilômetros de distância.

    Essas propriedades são a chave para muitas das possibilidades oferecidas até o momento. Por exemplo, os chamados computadores quânticos usam essas propriedades para realizar cálculos, o que gera avanços significativos na resolução de problemas complexos. 

    Assim como ocorre com os conectores elétricos, que efetua a ligação entre um ou mais pontos onde se necessita de comunicação de sinais, o entrelaçamento quântico precisa dessa conexão para criar chaves de criptografia praticamente invioláveis, enquanto a comunicação quântica usa o entrelaçamento para enviar informações de forma segura.

    O seu potencial é de transformar muitos campos, incluindo medicina, finanças e energia. Na medicina, os computadores quânticos podem ser usados ​​para modelar proteínas e acelerar a descoberta de novos medicamentos. 

    Nas finanças, a criptografia quântica pode tornar as transações financeiras mais seguras, enquanto a computação quântica pode ser usada para modelar os mercados financeiros e prever as tendências futuras. Na energia, a tecnologia quântica pode ajudar a melhorar a eficiência dos painéis solares e a criação de baterias de alta capacidade.

    No entanto, ela ainda está engatinhando e muitos dos avanços esperados ainda não foram realizados. O desenvolvimento de computadores quânticos viáveis, por exemplo, é um desafio extremamente difícil e requer o controle preciso de partículas. 

    Some isso a questão de que muitos dos usos potenciais ainda estão sendo explorados, e é incerto saber quais deles serão os mais viáveis ​​e úteis. Apesar desses desafios, este é um campo em rápida evolução e com potencial de mudar o mundo. 

    À medida que os pesquisadores continuam a fazer avanços nesse campo, é provável que vejamos mais usos e aplicações da tecnologia quântica surgirem nas próximas décadas.

    Vantagens e desvantagens da Tecnologia quântica

    Assim como um disco diamantado, que funciona como elemento abrasivo e transformou a vida dos profissionais da serralheria, a tecnologia quântica transformará setores como os da saúde, do transporte e da segurança nacional. 

    Mas, como qualquer novidade, ela tem suas vantagens e desvantagens.

    Vantagens

    • Processamento mais rápido: A tecnologia quântica é capaz de processar informações de forma muito mais rápida do que os sistemas computacionais clássicos. 

    Isso significa que tarefas que levam anos para serem realizadas com a tecnologia atual podem ser executadas em questão de dias ou até mesmo horas. Por exemplo, a tecnologia quântica poderia acelerar a descoberta de novos medicamentos e materiais;

    • Segurança aprimorada: Também oferece segurança aprimorada. Tudo porque, a criptografia quântica oferece um nível de segurança que não pode ser alcançado com os sistemas de criptografia convencionais. 

    Desta forma, baseia-se nas leis da física quântica para garantir a privacidade das comunicações.

    Desvantagens

    • Instabilidade: A tecnologia quântica é altamente sensível a mudanças no ambiente, como a temperatura. O menor desvio pode interferir nos resultados obtidos, e as interações com o ambiente podem rapidamente degradar os qubits, tornando-os inúteis para o processamento quântico;
    • Custo elevado: Atualmente, a tecnologia quântica ainda é muito cara. Os equipamentos necessários para processamento quântico são complexos e difíceis de fabricar. Além disso, a tecnologia quântica exige um alto nível de especialização para sua operação e manutenção;
    • Falta de aplicabilidade: Embora ofereça um potencial incrível para acelerar o processamento de informações, nem todas as aplicações requerem tanta potência de processamento. Portanto, nem todas as empresas e indústrias poderão se beneficiar da tecnologia quântica no momento.

    Agora é hora de manter os olhos atentos às novidades e, em breve, investir no conceito.

    Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

    Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui