domingo , 28 abril 2024
Ínicio Tecnologia Tecnologias digitais na educação: 7 razões para adotá-las
Tecnologia

Tecnologias digitais na educação: 7 razões para adotá-las

849
Compartilhe

Seja você um aluno do Ensino Médio ou um profissional que faz um curso técnico de compressor de ar, é correto afirmar que as tecnologias digitais podem ajudá-lo a ir mais longe.

E a obrigação da instituição de ensino investir neste tipo de fundamentação que, a curto e médio prazo, trará frutos e maiores lucros. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

1- Gera aprendizagem imersiva

Você deve concordar quando falamos que os alunos de hoje em dia necessitam não só de uma lousa, mas também de experiências imersivas. Desta forma, questões como: a que distância o Sol está da Terra? Como eram os dinossauros? Quem foi Leonardo da Vinci? Terão escopo e aparato demonstrativo para ser apresentado.

Mas lembre-se que, quando for inserir numa instituição de ensino, é necessário que os professores saibam o que estão fazendo. Desta forma, os óculos de realidade aumentada ou mesmo as videoaulas intensificarão tudo o que for necessário. 

2- Gamificação

Já trabalhei com uma escola que trazia consigo a mentalidade de novas tecnologias para a educação e, com isso, os jogos faziam parte de toda a experiência de aprendizagem – e as crianças adoravam, claro!

A gamificação torna uma sala de aula mais animada e ajuda na socialização e interatividade com os demais. Várias ferramentas, conhecidas como EdTech, usam essa gamificação para ajudar os alunos a entenderem assuntos difíceis, como matemática, física, química ou mesmo os adultos a saberem mais sobre a composição de uma chapa de ACM. Isso aumenta a participação, incentiva o engajamento e a colaboração e abre caminho para uma melhor aprendizagem.

3- Ensino à distância torna-se mais acessível

Com o advento da pandemia, muitas escolas correram contra o tempo para somarem as aulas à distância em seu dia a dia. Quando há uma estratégia de ensino que soma aulas tradicionais com as chamadas tecnologias digitais, tudo flui melhor. 

Com as aulas virtuais chegando com tudo, esse conceito é mais relevante e conveniente do que nunca. Os alunos podem organizar seu tempo e aprender em um horário adequado de sua escolha (isso quando falamos de faculdades ou cursos técnicos). Dá até para cursarem disciplinas e outras especializações para aprimorarem o conhecimento.

4- Experiência de educação personalizada

As tecnologias digitais não foram apenas bem recebidas pelos alunos, mas também por todas as instituições que aderiram a essas ferramentas e conceitos. Tudo porque, ela cria um ambiente positivo para os professores, os diretores e todo restante desta microsociedade. 

Uma pesquisa recente mostrou que os docentes gostam e apoiam essas novidades em sala de aula. Isso ocorre porque o acesso a materiais digitais complementa os tópicos que são dados ao longo do ano letivo, ou seja, quem aprende o que é uma placa solar com imagens, vídeos e outras formas, não esquece jamais.

74% dos professores concordam que a tecnologia os ajuda a reforçar as aulas e 78% dos que lecionam do jardim de infância ao ensino médio frisaram que a tecnologia teve um impacto positivo muito rapidamente.

5- Preferência para os alunos

É correto afirmar que os estudantes universitários preferem integrar a tecnologia no dia a dia das aulas. Isso ocorre porque todos já usam computadores, tablets e smartphones em casa ou mesmo no trajeto entre trabalho e escola. 

Por isso, desejam as mesmas ferramentas para interagir com seus professores e outros alunos. Vale reforçar que no mercado de trabalho, ninguém ficará sentado à frente de uma lousa, não é mesmo?

6. Um ambiente de aprendizado misto

A educação se beneficia quando encontra um ambiente de aprendizado misto. Isso se dá porque há facilitação e redução de custos para as escolas, permitindo que os alunos tenham acesso ilimitado ao material didático.

Quer mais? Ao contrário do ensino tradicional, com as tecnologias digitais é possível fazer o envio de documentos via Google Drive e ler um livro pelo Kindle, ou seja, torna o aprendizado ainda mais conveniente.

7- Melhor engajamento

Tão fundamental quanto a aquisição de um servomotor no ramo da pintura é a tecnologia para a educação, pois ela impulsiona um melhor envolvimento dos alunos e os mantém focados. 

Com tudo isso dito, fica claro que esse investimento irá gerar um grande potencial de ótimos profissionais. Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Inteligência Artificial vai melhorar a eficiência das operações no setor Aeroespacial

A Honeywell (Nasdaq: HON) acaba de lançar Honeywell Forge Performance+ for Aerospace,...

A influência do ESG na computação em nuvem

A emergência do foco em ESG (Ambiental, Social e de Governança) na...

IA generativa: especialista explica o impacto das novas ferramentas na economia criativa digital

Desde que “inteligência artificial” foi eleita a palavra do ano pelo dicionário...

Tecnologia: conheça carreiras em alta e dicas para conseguir uma vaga na área

A tecnologia está fortemente presente em nossas vidas, e esse cenário deve...