Mais

    Vantagens de utilizar a CNH Digital

    Publicidade

    Em um mundo cada vez mais digital como o nosso, têm se tornado raras as soluções para problemas do nosso cotidiano que não estejam na internet ou ao alcance das nossas mãos com um toque no smartphone.

    Um dos exemplos disso é a existência de uma versão da Carteira Nacional de Habilitação em formato digital, a chamada CNH Digital. Essa funcionalidade existe desde 2018, mas tem quem ainda desconheça ou desconfie da sua veracidade.

    Publicidade

    Para facilitar, separamos um passo a passo de como ter no seu celular a sua CNH Digital e quais as razões e os benefícios de ter essa versão.

    CNH e CNH Digital

    A Carteira Nacional de Habilitação é o documento obrigatório em todo o território brasileiro que comprova que o motorista é habilitado a dirigir aquele veículo, seja um carro, uma moto, uma van ou um ônibus, por exemplo.

    A carteira de motorista, como também é conhecida a CNH, é um documento relativamente recente, sendo antecedida pelo Prontuário Geral Único (PGU), entre janeiro de 1981 até setembro de 1994. É somente neste ano que surge a CNH, que com o passar do tempo foi incorporando informações como RG e foto do motorista.

    Com o passar do tempo, a CNH foi sendo aperfeiçoada e uma das últimas modificações foi a sua adesão ao mundo digital. As CNHs produzidas a partir de 2018 começaram a receber na parte interna do documento um QR Code, uma espécie de código de barras que permite a leitura do documento online.

    Publicidade

    Esse QR Code oferece todas as informações existentes na sua carteira física, de modo que você não precisa necessariamente carregá-la consigo para ter acesso a esse documento.

    Vantagens da CNH Digital

    A principal vantagem da CNH Digital, sem sombra de dúvidas, é a possibilidade de você poder trafegar com tranquilidade com seu automóvel ou motocicleta sem o risco de ser barrado no trânsito por não carregar o documento físico consigo.

    Desde que você tenha a CNH Digital no seu smartphone, você terá a garantia de ter o mesmo documento oficial, só que no formato digital. Além disso, ele é um substituto válido até mesmo quando você está trafegando fora da cidade, viajando ou mesmo caso seja parado em uma blitz.

    No entanto, vale dizer que o seu smartphone precisa estar carregado e com você, pois, caso contrário, o documento físico será necessário para a verificação junto às autoridades competentes quando for necessário.

    Outro benefício é que você não precisa estar conectado à internet para ter acesso à CNH Digital, já que o aplicativo funciona mesmo quando você está offline — algo muito comum de acontecer quando você está numa região com sinal ruim ou ainda quando seu pacote de dados acaba.

    É preciso dizer também que, além de ter o mesmo valor jurídico da sua versão impressa, a CNH Digital é um documento seguro porque é protegido por uma Chave de acesso, o que faz com que seus dados sejam criptografados.

    Como ter a CNH Digital

    O primeiro passo é verificar se o seu documento possui um QR Code na parte interna. Caso contrário, será preciso fazer a solicitação no Portal do Detran e realizar o cadastro, tendo que, posteriormente, fazer a confirmação junto ao Detran que emitiu sua carteira.

    Se a sua CNH já possui o QR Code, basta baixar e instalar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (disponível para IOS e Android). Lá você terá que fazer um cadastro no sistema do governo federal (gov.com) para confirmar seus dados e criar um cadastro no sistema, caso você ainda não tenha um.

    Depois, o aplicativo irá te pedir para escanear o QR e confirmar através de verificação de imagem se você é o dono daquela carteira. E pronto! Você terá a sua versão digitalizada e oficial da sua carteira de habilitação a um toque de distância.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui