5 Dicas para melhorar o desempenho do seu site

Publicidade

Um dos principais pontos para aumentar as visualizações e até mesmo ampliar a relevância de um site é, sem dúvidas, melhorar o desempenho. Mas, o que isso significa exatamente e como é possível otimizar seu portal?

Melhorar o desempenho tem por definição tanto facilitar a navegação, fazendo com que o site seja carregado mais rápido, bem como que as ações dentro dele possam ser concluídas de forma ágil, fazendo com que a experiência do visitante seja melhor. 

Para isso, existem algumas estratégias que podem ser aplicadas para certificar que seu site esteja sempre em sua melhor forma, como a redução no tamanho de imagens e otimização para dispositivos móveis. 

Publicidade

Neste artigo, trouxemos estas e muitas outras dicas para que você possa manter seu site com excelente navegação, garantindo que esteja bem colocado em relação a seus concorrentes. Acompanhe!

Importância de um bom desempenho

Muitas empresas, quando passam a investir em um portal próprio, como um site ou um blog, pensam em todos os recursos presentes para buscar mais visitantes, ampliando não somente as visualizações, como também possíveis conversões. 

Para isso, buscam a realização de diversas sessões de brainstorming com a equipe em uma grande mesa de reunião para escritório para definir alternativas como o uso de palavras-chave e outras estratégias. 

No entanto, a chave do sucesso às vezes não é só conseguir que mais pessoas acessem o site. Já se sabe que, quando um site demora um segundo a mais para carregar, isso significa menos números de visitantes. 

Portanto, o segredo nem sempre é investir apenas em estratégias para elevar o site, mas sim, a experiência que haverá uma vez que um visitante o acesse. 

Para isso, o bom desempenho mostra-se fundamental para qualquer tipo de portal, desde um blog que tenha como foco a divulgação de notícias, até mesmo um e-commerce que oferece moveis planejados quarto casal

Deve-se considerar que o desempenho do site afeta todos os momentos da jornada do consumidor no acesso. Pesquisas apontam números em relação à gradual queda de acessos em cada passo, quando há dificuldade para que o site seja carregado. 

O primeiro momento é quando há o clique no site, a partir do buscador. Se nesse momento o site não tem rapidez em abrir, há desistência por parte dos visitantes. 

Depois, quando o site está carregando, a demora de mais de 5 segundos pode fazer com que a pessoa feche a página e siga para outro site. 

Um ponto que deve ser destacado também é que a realização da conversão, ou seja, o visitante fazer a ação que é desejada no site, depende diretamente do desempenho apresentado, que tem como vantagens:

  • Maior relevância;
  • Melhor ranqueamento em buscadores;
  • Mais visualizações; 
  • Maiores taxas de conversão; 
  • Maior retorno de usuários ao site. 

Se um site de uma empresa voltada para gestão patrimonial tem, entre as conversões esperadas, o preenchimento de um formulário para envio de e-book em uma estratégia de inbound marketing, por exemplo, deverá ter bom desempenho para garantir essa captação. 

Afinal, a menos que haja muito interesse por parte do potencial cliente e não haja outro concorrente oferecendo o mesmo serviço (o que é raro nos dias de hoje), dificilmente haverá insistência para preenchimento em um site que não carrega bem o formulário. 

Assim, além de todas as estratégias de marketing que serão empregadas para garantir o sucesso e relevância do site, cuidar de seu desempenho será um dos pontos cruciais para que o site traga retorno no investimento feito. 

Como otimizar seu site?

O desempenho do site é primordial para que haja o sucesso da iniciativa, uma vez que um portal que não ofereça uma experiência de navegação satisfatória, dificilmente será acessado novamente. 

Antes mesmo disso, se o carregamento é lento demais, o visitante não ficará aguardando para visualizar o site, uma vez que existem milhares de outras opções que poderão suprir a busca desse usuário. 

Se alguém procura por carpete para quarto e abre o primeiro link que aparece no buscador (demonstrando que o portal está bem posicionado na otimização de buscas), mas esse site demora mais para abrir, a tendência é que o usuário retorne ao buscador e abra outro. 

Portanto, melhorar o desempenho é fundamental para se manter relevante, com as visualizações necessárias para seu empreendimento e conseguir combater a concorrência, que certamente também está focada em aprimorar a performance do site. 

A seguir, acompanhe algumas dicas para garantir que seu site se torne cada vez mais rápido e preciso:

1 – Deixe o site mais leve 

O site deverá ser o mais leve possível, isso é óbvio. Para tanto, você deverá enxugar o conteúdo ao máximo para garantir que haja apenas o necessário, sem excessos que prejudiquem a performance da página. 

Se seu site busca oferecer quarto de casal planejado, não há necessidade de uma trilha sonora diferente para cada opção de móveis que você quiser expor, por exemplo. 

É claro que um site bem produzido e com animações pode oferecer uma boa experiência, mas se ele demorar mais para carregar por causa disso, esqueça. Foque no essencial bem feito e você verá a diferença. 

Além disso, busque reduzir códigos HTML e plugins desnecessários, que apenas causam mais acúmulo no seu portal. Opte pelo básico e veja como suas visualizações e conversões aumentam. 

2 – Utilize imagens otimizadas

As imagens costumam ser o elemento que mais exige do desempenho do portal, pois seu carregamento será naturalmente mais lento e demandará esforço, que poderá fazer com que todo o site carregue mais lentamente. 

Por isso, seguindo o passo acima, é essencial que apenas as imagens mais relevantes sejam expostas, porque caso contrário, o site ficará mais lento e apenas isso se converterá em piores resultados para sua página. 

Ao falar de automação de casa, é importante que haja imagens apenas dos equipamentos que levam a automação e, no máximo, ilustrações que auxiliem no entendimento, mas não é preciso inserir uma imagem de casa padrão para ilustrar, se isso pesar mais em seu site. 

Após a escolha criteriosa das imagens que realmente precisam estar no portal, a ordem é encolher. Não somente reduzir o tamanho mas verificar, mantendo o padrão necessário para seu site, o quanto da qualidade pode ser sacrificado em prol do desempenho. 

É uma opção difícil e, dependendo do foco do seu portal, nem sempre é possível de ser aplicada, mas modificar alguns fatores das imagens presentes pode ser fundamental para ganhar alguns segundos no carregamento, que se transformam em mais conversões. 

3 – Mantenha a página atualizada

Busque sempre atualizar todos os serviços presentes no site para as versões mais novas. Isso faz com que o uso seja sempre otimizado, uma vez que versões desatualizadas tendem a demorar mais tempo para carregamento.

Além disso, se houve atualização, é porque foram identificadas falhas que demandaram a correção. Logo, tais erros podem também ser responsáveis por tornar seu portal mais lento e menos viável para navegação. 

Novas tecnologias podem fazer com que processos antes demorados e complicados se tornem mais fáceis e viáveis, como aulas de simulador auto escola, que oferecem a experiência para o condutor antes de sequer pegar em um carro. 

Assim, se você tem alguma forma de melhorar seu desempenho aproveitando tecnologia, não hesite em adotar e buscar as melhores opções para seu website. 

4 – Aplique um tema mais simples 

Um tema mais simples fará com que haja menos perda no desempenho para carregar diversos recursos que, por mais que sejam estéticamente agradáveis, farão com que a performance diminua. 

Além de optar por uma opção mais minimalista no tema, é interessante também rever esquema de cores e demais recursos estéticos para garantir que eles tragam apenas benefícios, mas não desacelerem o desenvolvimento de seu site. 

O site de uma autoescola que está anunciando cnh especial para moto não precisa utilizar como tema uma animação de uma moto andando com uma trilha sonora de filme de ação. Apenas um portal simples e claro já terá o retorno esperado sem perder em desempenho.

5 – Foco na otimização

Por fim, a dica mais importante de todas é: otimizar! Em primeiro lugar, para trazer mais vantagens que aumentar a velocidade de navegação, a dica é adaptar a página para o uso em dispositivos móveis. 

Hoje, se sabe que a maioria das pessoas realiza sua navegação e grande parte de suas compras através dessas ferramentas, portanto, é fundamental que seu site possa ser acessado com conforto através de dispositivos móveis. 

Outro ponto é realizar testes de desempenho para garantir que tudo está de acordo no site e verificar que pontos podem ser melhorados para que haja a otimização de todos os recursos presentes no portal e que impactam no desempenho. 

Considerações finais

Um bom desempenho faz com que seu site obtenha muito mais relevância, além de visualizações e maior taxa de conversões, traduzindo em retorno todo o esforço e investimento financeiro realizado. 

Além disso, a performance adequada faz com que o portal seja melhor ranqueado em buscadores, além de outros fatores, fazendo assim com que mais pessoas tenham acesso a seu portal entre as primeiras opções. 

Portanto, além de investir em marketing e bom conteúdo, garantir um bom desempenho é a chave para que seu site tenha sucesso e você o retorno que espera. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui