Você sabe o que é site responsivo? Por que é importante para sua empresa?

0

Com o impacto da era digital, muitas empresas viram uma oportunidade de expandir ainda mais a sua marca, aumentando o alcance através de sites e páginas e, com ajuda de profissionais ou de softwares específicos, é possível montar o seu próprio site responsivo.

Mas, você sabe o que é um site responsivo e como utilizá-lo da maneira correta para atrair clientes novos e fidelizar os antigos? No decorrer deste artigo, você poderá se informar de tudo isso, além de obter dicas de como aplicar esse tipo de design de forma eficiente.

Em poucas palavras, o site responsivo é aquele cujo layout se adequa a tela na qual o usuário esteja acessando no momento, seja um computador, notebook, tablet, celular, televisão (através de videogames), entre outros.

Atualmente, qualquer empresa que se dedique a fazer um site, seja ele sobre uma empresa de demolição de casas, venda de produtos usados ou qualquer outra coisa, precisa investir na aplicação de um design funcional para o seu site.

Como hoje em dia a internet está a apenas um clique de distância da maioria das pessoas, tornou-se praticamente obrigatório dar atenção aos aspectos digitais, aumentando assim a relevância da marca, bem como o alcance da empresa.

Antes de entrarmos de fato no assunto, a sua empresa pode conseguir alguns dos seguintes benefícios ao adotar o design de site responsivo:

  • Maior visibilidade para a empresa;
  • Crescimento de vendas;
  • Melhor relacionamento com seus clientes;
  • Diminuição da taxa de rejeição por novos clientes;
  • Cartão de visitas mais forte e impactante.

Independentemente se sua empresa é focada em serviços ou em paisagismo e jardinagem, este artigo te ajudará a entender melhor como aplicar o design responsivo, apresentando os principais motivos para fazê-lo.

Mas lembre-se que ninguém conhece sua empresa melhor que você mesmo, então, adaptações podem ser necessárias.

1 – Torna sua empresa mais relevante

Atuar de forma forte e eficiente no marketing fora do mercado digital é, de fato, importante. No entanto, a era digital desfez as barreiras que eram impostas às empresas, como a distância, localização e contato.

Com a digitalização das informações, todas as empresas podem concorrer umas com as outras, mesmo que de tamanhos e estilos diferentes, pois o que fará o seu nome no mercado de trabalho é a qualidade do seu projeto, a velocidade de entrega e a eficiência.

O principal objetivo do site responsivo é expandir os horizontes para a sua empresa, possibilitando que clientes, parceiros e até acionistas navegando na internet possam te encontrar. É como um serviço de motoboy, porém, você entrega a sua marca online.

2 – O aumenta do número de vendas é considerável

Investir no ambiente digital nos dias de hoje é de suma importância para qualquer empresa que queira crescer e se expandir. Além dos pontos já citados anteriormente, o meio online impulsiona não só as vendas, mas também o marketing e outras áreas.

É possível investir no marketing de sua empresa com um custo bem menor, caso isso seja feito através do meio digital, o que seria completamente diferente se utilizasse apenas as ferramentas de marketing tradicionais, que além de custosas, são menos eficientes.

Quando consegue atingir o seu público, sejam eles interessados em pintura externa ou qualquer outro serviço que sua empresa ofereça, você cria engajamento e aproxima esse novo público do que você já tem, criando uma base fiel ainda mais consolidada.

Por isso, decidir ter um site responsivo nesses casos vale a pena, pois se a empresa não dá atenção nem ao menos para a sua imagem, por que se importará com o seu cliente? Muitas pessoas se sentem mais confiantes em comprar de sites que são melhores desenvolvidos.

Pense: é mais confortável clicar em um site que apareceu no topo dos resultados de uma pesquisa ou em um site que encontrou na segunda página? Com certeza, na primeira, principalmente pela relevância e confiança que ela passa aos clientes. 

O cliente tem que se sentir seguro comprando em seu site, de qualquer meio em que esteja acessando.

Mesmo porque muitas pessoas não possuem computadores ou notebooks, por não terem condições ou simplesmente porque o smartphone já supre todas as necessidades dela. Se o site não for bacana quando mostrado na tela, você perde um potencial cliente.

3 – O site é o cartão de visitas de sua empresa

Seja apresentando um cartão de visita eletricista nas redes sociais ou mostrando o seu site e os serviços de fiação e elétrica que você oferece, o objetivo do site responsivo é ser direto, adaptável e simples.

Pense na quantidade de informações que um site pode conter, como menus, guias, pastas, arquivos, etc. Quanto menos poluição visual e mais organizado for o design, mais agradável aos olhos ele é.

Lembre-se que houve épocas onde se encontravam empresas através de listas telefônicas. Hoje em dia, encontramos através de sites. Eles informam o seu ramo de trabalho, objetivo e serviços, como se fosse uma página de perfil de alguma rede social.

Em outras palavras, assim como aquele velho ditado popular “a primeira impressão é a que fica”, se alguém achar o seu site desorganizado e malfeito, provavelmente nunca voltará, muito menos indicará para outra pessoa.

4 – Utiliza a tecnologia a seu favor

Uma grande vantagem na utilização do design responsivo na criação de seu site é a possibilidade de pré-visualizar o conteúdo que está dentro dele para cada tela que o usuário possa vir a utilizar.

Por exemplo, você está criando um site responsivo para uma empresa de limpeza de fachada. Não terá a preocupação do modelo do celular, notebook ou até mesmo o tablet utilizado, pois a tela se adequa ao formato.

Como quase sempre novos celulares com novos modelos, funções e telas diferentes são lançados quase que mensalmente, é menos uma preocupação que você precisa manter uma vez que o modelo não é levado em conta na hora de montar o código de programação.

5 – É um fator importante para o SEO

Para os que não sabem, SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, que em uma tradução literal significaria “Otimização para Motores de Busca”. 

Nada mais é do que um conjunto de ações para facilitar e aumentar a relevância do site para mecanismos de pesquisa.

O Google, Yahoo, Bing são alguns desses mecanismos, e o SEO é um dos responsáveis por aumentar a autoridade e credibilidade do site, sendo assim, um parâmetro para que o seu site responsivo esteja na primeira página do Google quando é pesquisado.

Então vamos usar como exemplo convites personalizados. Ao pesquisar por eles no Google, diversas páginas e mais páginas irão surgir para atender à sua busca, porém, quanto melhor ranqueado e relevante for o site, mais próximo ao topo ele estará.

Caso o site não tenha um design responsivo, pode ter certeza que ele passará longe dos padrões de busca dos mecanismos de pesquisa, dificultando e prejudicando muito o seu negócio.

Outros métodos como o de link building podem te ajudar a ser bem ranqueado pelos motores de busca, com a criação de parcerias que tenham autoridade e também relevância, criando uma forte teia de links, favorecendo ambos os sites.

Caso opte por essa alternativa, lembre-se de buscar parceiros que tenham alguma relação com o seu site e/ou que tenham público em comum. As empresas de entregas, por exemplo, têm relação com logísticas e transportadoras, aumentando o alcance do site.

Considerações finais

O site responsivo tem sido uma ferramenta de imenso valor para as empresas, principalmente pela sua maior facilidade em se trabalhar do que um design mobile, entre outras facilidades.

Seu custo-benefício compensa o esforço do investimento, valendo muito mais a pena do que muitas outras ferramentas de marketing tradicionais. É uma alternativa bastante válida e útil, mesmo para empresas pequenas e novas no mercado de trabalho.

Apesar do site ajudar muito, lembre-se que a divulgação e o trabalho de marketing envolvendo todos os setores de sua empresa devem ser muito bem trabalhados, fazendo com que o usuário sempre tenha a melhor experiência possível.

Utilize de fortes ferramentas de divulgação para isso, como as próprias redes sociais, que estão sempre em alta. É por lá que as pessoas comentam, divulgam e dão as suas opiniões sobre diversos produtos e serviços adquiridos, inclusive dentro da página da empresa.

Tente fazer a harmonia entre site, redes sociais e outros meios de divulgação, criando um ambiente único onde tudo é o cartão de visita de sua empresa, deixando com que você sempre saiba onde e como pode agir, tornando seu trabalho mais dinâmico e eficaz.

Por fim, esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre o site responsivo e ajudá-lo a aplicar no seu negócio. Lembre-se que a primeira impressão é que fica, portanto, invista na responsividade para obter um excelente retorno.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui