segunda-feira , 15 abril 2024
Ínicio Mercado Investimento 6 dicas para poupar dinheiro e ter um futuro mais tranquilo
Investimento

6 dicas para poupar dinheiro e ter um futuro mais tranquilo

280
Compartilhe

No Brasil, segundo pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), quase 46% da população não realiza um controle sistemático do próprio orçamento. Por isso, saber juntar dinheiro e reinvesti-lo de forma eficaz é cada vez mais necessário não só para alcançar objetivos específicos, como realizar a viagem dos sonhos ou comprar a casa própria, mas também para garantir um futuro mais tranquilo e até antecipar a aposentadoria.

“Muita gente não consegue investir de forma eficiente por guardar dinheiro de forma irregular, apenas quando sobra algum valor na conta”, comenta o Dr. Paco Fazito, Mestre em Administração de Empresas e Embaixador da S.I.N. Implant System, além de cirurgião dentista. “É preciso mudar essa forma de pensar e entender que para poupar é necessário criar novos hábitos e manter uma regularidade nos investimentos, todos os meses”, diz o especialista.

Confira, a seguir, dicas para poupar dinheiro e garantir um futuro mais tranquilo:

  1. Conheça seus próprios gastos: o primeiro passo para começar a poupar de forma efetiva e atingir seus objetivos financeiros é conhecendo as próprias contas e tendo controle sobre todos os rendimentos e despesas do dia a dia. Isso pode ser feito de forma simples, anotando em um caderno ou com uma planilha no Excel. “O método pode variar, o importante é o registro, que costuma ajudar a percebermos quando estamos gastando demais com supérfluos ou coisas desnecessárias e, também, analisando onde estão os principais gargalos que impedem a formação de patrimônio”, explica Fazito.
  2. Analise com atenção a sua fatura: atualmente muitas contas e até compras feitas no cartão vão parar no débito automático e acabam sendo esquecidas. “Exemplos corriqueiros na vida das pessoas, atualmente, são assinaturas de revistas, conteúdos online ou serviços de streaming”, explica o Embaixador da S.I.N. Implant System. “Só que essas contas devem ser verificadas periodicamente, pois você pode perceber que está pagando todos os meses por um conteúdo que não está sendo mais consumido”, alerta Fazito. “O ideal é ficar de olho na fatura do cartão e no extrato do banco para analisar se não existe nenhum gasto lá que poderia ter sido poupado”, explica.
  3. Separe um valor fixo para poupar todo mês: segundo o especialista, é importante fazer um planejamento mensal e separar um valor fixo para ser investido, dedicando uma parte do seu faturamento total para aplicar, independente do quanto você pretende gastar no mês.
  4. Mantenha um fundo de emergência: destinar uma parte do montante aplicado para fazer um fundo de emergência é fundamental para o sucesso financeiro já que é justamente ele que garantirá que você não tenha que se descapitalizar e mexer no dinheiro investido, caso algo fora do comum aconteça. “Esse montante deve ser aplicado em alguma modalidade de investimento que permita o resgate a curto prazo, devendo garantir os gastos mensais durante seis meses a um ano, cobrindo por exemplo, uma fase onde se perde o emprego ou em que há uma doença em família, por exemplo”, explica Fazito.
  5. Seguros e planos de saúde também são investimento: assim como um fundo de emergência, seguros e planos de saúde também devem entrar no seu planejamento financeiro como ativos garantidores, ou seja, investimentos para apoiar sua saúde financeira no caso de imprevistos. “Sabemos que a contratação desses serviços são essenciais quando sofremos algum acidente com o carro ou quando  precisamos de uma internação médica”, diz Fazito.
  6. Procure especialistas para te ajudar a investir: existem muitas opções de investimentos para diferentes perfis de investidores, que se encontram em momentos de vida diferentes, com necessidades variadas. “Por isso, pode fazer bastante sentido procurar a ajuda de uma consultoria financeira ou de investimentos, para lhe ajudar a selecionar o que realmente tem sinergia e é indicado para você”, recomenda Fazito.
Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Educação Tech: Como a tecnologia está transformando o aprendizado e a sala de aula.

No cenário educacional contemporâneo, a tecnologia desempenha um papel crucial na transformação...

Com alta de 2,3%, setor de serviços desponta como opção promissora e assertiva para investimento

O segmento de serviços no Brasil, reconhecido como o terceiro setor da...

Desenvolvimento econômico de Tocantins o torna polo atrativo de investimentos

Durante os últimos anos, o Norte do Brasil tem ganho destaque considerável...

Empresário brasileiro lança a marca XBubbletea nos Estados Unidos

Desde 2017, Fernando Loureiro atua como empreendedor no ramo de Bubbletea no...