terça-feira , 16 abril 2024
Ínicio Mercado Investimento Desenvolvimento econômico de Tocantins o torna polo atrativo de investimentos
InvestimentoNoticias

Desenvolvimento econômico de Tocantins o torna polo atrativo de investimentos

124
Compartilhe

Durante os últimos anos, o Norte do Brasil tem ganho destaque considerável no setor econômico. O estudo “Classes de Renda e Consumo no Brasil: 2023-2033”, da Tendências Consultoria, indicou que a região apresenta a maior expansão na massa de renda total dos domicílios brasileiros. O desenvolvimento dos estados corrobora com essa expansão, como é o caso de Tocantins, cujo produto interno bruto (PIB) apresentou o maior crescimento do país, com 11,44%, de acordo com dados do Banco do Brasil.

Direção segura: 8 cuidados ao conduzir sob chuva

A taxa de desemprego do estado apresentou a maior redução em comparação aos outros estados, alcançando apenas 5,8% O dado reflete o potencial da região não somente para atrair novos negócios, como também para oferecer oportunidades no mercado de trabalho.

De acordo com Fábio Farias, especialista em expansão de negócios, aceleração de vendas e planejamento de marketing, Tocantins já apresentava potencial de crescimento – “Por não ser muito explorado, o território tinha espaço para novos negócios e um público que demandava por inovações”, explica. O profissional pontua que a constante concentração de investimentos no Sudeste, em alguns casos, oculta a capacidade de um determinado estado de crescer e apresentar destaque nacional.

 

Setores de destaque

Com o potencial agrícola significativo de Tocantins, destacando-se como o terceiro maior produtor de arroz irrigado do Brasil e com uma variedade de cultivos bem-sucedidos, como frutas, soja, feijão e milho, o estado oferece um ambiente propício para investimentos no agronegócio. A produção de sementes de soja para todo o país também corrobora com esse fator.

“A combinação de um mercado agrícola robusto e a expertise de empresas do setor em facilitar o acesso ao crédito pode ser uma vantajosa oportunidade de investimento para empreendedores interessados no setor agropecuário em Tocantins”, explica Romário Alves, fundador da Sonhagro, franquia de crédito rural.

Para além do setor mencionado, o nicho de serviços também apresenta uma expansão sólida, equivalente a 58,1% da formação do PIB estadual. A crescente presença de empreendimentos no local, atrai público, que demanda por prestação de atendimentos variados, principalmente em relação a saúde.

“Inaugurar um negócio gera o deslocamento do empreendedor que, em muitas situações, se muda para o local de abertura com sua família. A partir desse ponto, surge a necessidade de cobertura das necessidades desses novos habitantes”, explica Vitor Hugo de Oliveira, CEO da Acuidar, franquia de cuidadores. O profissional explica que essa é uma tendência que não se restringe a Tocantins. Sempre que há uma movimentação econômica na região, cresce paralelamente o interesse por inaugurações.

O cenário se repete na Mary Help, rede especializada em intermediação de serviços domésticos. A marca observou um crescimento na demanda em regiões que passaram a se tornar polos atrativos de negócios.

Feiras em MT levam tecnologias ao pecuarista com foco em eficiência

Essa expansão, além de expandir a variedade de serviços do estado, confere um retorno financeiro significativo ao estado. O crescimento atual do PIB do estado consolida essa perspectiva, reforçando uma tendência de ascensão cada vez maior no local.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Linguagens Tech: Como escolher a melhor para o negócio?

Escolher a linguagem de programação certa pode ser o divisor de águas...

Hora Max: TNT, TNT Séries e Warner Channel transmitem ‘O Regime’ em abril

A Hora Max seleciona os melhores títulos do streaming e os leva para os...

Ensino técnico profissionalizante cresce entre os jovens

Dados do Censo Escolar 2023, divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC)...