terça-feira , 7 maio 2024
Young man using tablet. Using online connect technology for business, education and communication.
Ínicio Noticias Aplicativos bancários são realmente seguros? Veja dicas para você não cair no golpe do Pix
NoticiasTecnologia

Aplicativos bancários são realmente seguros? Veja dicas para você não cair no golpe do Pix

1.1k

*Por Dionaldo Passos

Hoje em dia, praticamente qualquer pessoa com um smartphone em mãos resolve boa parte das tarefas diárias pelo aparelho, afinal, com ele tudo tende a ser mais fácil, rápido e confortável. Compra de comida? Dá para fazer pelo celular. Aluguel de carro? Também. É possível, inclusive, realizar diversos tipos de pagamento via aplicativos bancários; mas será que eles realmente são seguros?

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os apps bancários atualmente disponíveis garantem a segurança aos usuários. A instituição alerta, porém, que alguns descuidos por parte de quem os utiliza pode abrir brechas para indivíduos mal-intencionados. A Federação afirma que boa parte dos furtos de celulares em via pública acontece quando o aparelho está em uso, o que pode facilitar o acesso de criminosos a senhas e demais camadas de segurança que os aplicativos bancários oferecem.

Um dos serviços mais utilizados atualmente nos apps de banco é o Pix, modo de transferência de valores instantâneo e lançado no final de 2020. A ferramenta atingiu, no dia 4 de março deste ano, a incrível marca de 58,5 milhões de operações realizadas em tempo real. A tecnologia se tornou, em pouco tempo, um verdadeiro fenômeno para pagamentos no país. Porém, ao passo que cada vez mais pessoas utilizam o Pix, cresce o número de criminosos que enxergam na novidade uma possibilidade de ludibriar os usuários. Para não cair nesses golpes, é preciso tomar algumas atitudes quando utilizar o módulo de pagamento que, em si, é bem seguro.

Usar apenas o aplicativo do banco

Para utilizar o Pix, o usuário jamais deve clicar em links que receber, afinal, eles provavelmente irão direcioná-lo para uma página falsa que coletará os dados pessoais. É importante também jamais passar as informações bancárias via telefone, inclusive se o solicitante aparentar ser um familiar. Em caso de dúvidas, o recomendável é entrar em contato com essa pessoa via ligação para verificar a veracidade do pedido. É fundamental realizar operações financeiras apenas por meio dos aplicativos corretos, disponíveis na Google Play Store para usuários Android e App Store para donos de iOS.

Evitar Wi-Fi público

As redes públicas, disponíveis muitas vezes em shoppings, cafés ou rodoviárias, por exemplo, não são seguras para a realização de pagamentos via Pix, já que podem conter vírus ou outros dispositivos coletores de dados. Caso o usuário não conte com um Virtual Private Network (VPN), rede privada que dá mais segurança na navegação, o recomendável é utilizar as aplicações bancárias em outras redes Wi-Fi, de maior confiança.

Falsas centrais de atendimento

Nenhuma instituição bancária pede a senha do usuário, em nenhuma hipótese. Por isso, caso a pessoa receba algum tipo de solicitação do tipo, deve estranhar de antemão. Criminosos frequentemente criam falsas centrais de atendimento para ludibriar os clientes dos bancos e aplicar golpes. Outra coisa extremamente importante, para ninguém se confundir: a chave Pix, que serve para identificação de uma conta, não é a mesma coisa que a senha que o usuário tem para acessar o aplicativo ou o caixa eletrônico. Ninguém deve informar qual é a sua senha bancária.

Outras dicas

Para evitar golpes do gênero, é importante sempre conferir o remetente de e-mails recebidos, cadastrar a chave Pix apenas nos apps oficiais dos bancos, disponíveis nas lojas virtuais, além de nunca compartilhar o código de verificação recebido quando a chave Pix é cadastrada. Uma outra dica importante é consultar o CPF frequentemente para verificar se houve alguma fraude aplicada em nome do usuário inocente.

*Dionaldo Passos é CEO da Navita, empresa especializada em gestão de mobilidade corporativa.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Future Hacker lançará conteúdo inédito com IA em evento Clic 2024 da Unimed

O Future Hacker,  rede global com mais de 300 especialistas em ciência...

Nova solução para varejo digital vai monitorar e identificar problemas de usuários em tempo real

Com a transformação digital, houve uma mudança no varejo: não só a...

ONG alerta que enchentes podem aumentar a contaminação via esgoto

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul acendem um...

Solução proprietária de startup traz competitividade e integração digital para a indústria de autopeças

Na era atual, a competitividade e a integração digital são elementos essenciais...