quinta-feira , 2 maio 2024
Ínicio Noticias App Meu Corre: o direito de saber o quanto se ganha
Noticias

App Meu Corre: o direito de saber o quanto se ganha

61

O aplicativo Meu Corre é um desdobramento do projeto de doutorado em andamento no IPPUR/UFRJ com financiamento de bolsa pelo CNPq e visa auxiliar a consciência financeira dos trabalhadores de plataformas digitais de entrega. Essa categoria vivencia um sistema informal de trabalho que produz instabilidade, exploração e insegurança. Portanto, ter acesso a uma ferramenta segura que organiza os ganhos e gastos pode contribuir para a melhor compreensão desse cenário por parte dos trabalhadores.

Após quatro anos de imersão no universo dos entregadores, os idealizadores do aplicativo, o geógrafo e pesquisador Igor Vecchia e o Designer Cristiano Dalbem, projetaram e construíram um app focado nas demandas de informações financeiras solicitadas pelos trabalhadores de plataformas digitais de entregas. O projeto foi financiado por meio de edital da FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro) em 2020 e, posteriormente, com financiamento do edital do Labora – Fundo de Apoio ao Trabalho Digno, uma iniciativa do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

Rede de franquias aposta em importação direta da China para ampliar catálogo de produtos e impulsionar vendas

“O acesso ao trabalho digno é um direito de todos. Diante dessa premissa, o Labora, iniciativa do Fundo Brasil para fortalecer coletivos que lutam por trabalho digno, lançou em 2023 o edital Fortalecendo Trabalhadores Informais na Luta por Direitos, que apoiou o desenvolvimento do app”,  afirma Amanda Camargo, Coordenadora de Projetos do Labora. 

FUNCIONALIDADES DO APLICATIVO

  • Adicionar ganhos: um por um ou vários de uma vez

  • Adicionar gastos

  • Personalização das plataformas e fontes de renda do entregador

  • Definir e acompanhar metas diárias/semanais/mensais

  • Acompanhar finanças de todas plataformas em um só lugar

  • Cálculo automático da performance do entregador com indicadores como: saldo, ganho por km e por hora

  • Download dos dados em formato de planilha

CENÁRIO ATUAL DOS ENTREGADORES

Os trabalhadores de plataformas não se enquadram nas características de empregos tradicionais, estando assim, menos protegidos e assegurados em sua jornada laboral. Dessa forma, o objetivo do projeto é oferecer aos entregadores a possibilidade de uma gestão financeira confiável, gerando um senso de comunidade e colaboração entre os usuários.

Ao instrumentalizar os entregadores com informações e dados que permitam conhecer com mais detalhes as suas condições de trabalho, é possível qualificar a tomada de decisão sobre onde e como trabalhar. Da mesma forma, também se objetiva que os dados produzidos possam auxiliar na incidência política pela garantia de direitos desses trabalhadores.

“A categoria de entregadores não têm salário fixo nem garantias trabalhistas e sofrem muita cobrança e pressão de diversas plataformas de entrega, com pouca estabilidade ou suporte no dia a dia. Pensando nesse contexto, o app “Meu Corre” surge como uma alternativa de organização da jornada de trabalho ao unificar as informações financeiras do trabalhador em um único ambiente digital”, explica Igor Vecchia, idealizador do projeto.

Além disso, as plataformas informam os ganhos aos seus parceiros, mas não têm funcionalidades específicas voltadas à contabilização de gastos. O valor de ganhos informado pelas empresas na tela do celular nunca é o valor líquido. Com o app “Meu Corre”, é possível agregar os ganhos de diferentes plataformas digitais e comparar com os custos das atividades. Se preferir, o usuário pode exportar os dados inseridos em formato de planilha e tratá-los à sua maneira.

FUTURO DA AÇÃO

Após o lançamento do aplicativo, o plano dos idealizadores é ampliar as conversas com diferentes parceiros, fazendo com que o projeto gere impacto social. Como forma de divulgação direta para o público de entregadores, uma série de lives está prevista para acontecer em canais de entregadores que são parceiros do projeto.

“É importante ter um app que contabilize os custos, gere histórico de valores e também das corridas. A consciência financeira é um desafio nessa profissão pois a remuneração é diária ou semanal e as contas são mensais. Poucos sabem se organizar nesse sentido,” afirma Rafael de Melo, entregador que participou da etapa de testes do app Meu Corre, no Rio de Janeiro – RJ.

Direto do Laboratório: 8 produções para fazer divertidas descobertas em família

O objetivo no médio prazo é ter uma fonte contínua de produção de dados, fundamentada na pesquisa acadêmica, sobre o trabalho em plataformas digitais de entregas, as quais hoje detém o monopólio de informações sobre suas atividades, sendo esse um dos obstáculos para formulação de legislação e políticas públicas que garantam direitos.

LANÇAMENTO DO APP

O lançamento público do aplicativo “Meu Corre” acontecerá no dia 15 de abril (segunda-feira) às 19h, em evento online, no canal do Youtube da Agência IPPUR – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, no link:

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

01.05.2024 – Mutirão de Emprego Online oferece mais de 800 mil vagas em todo Brasil

No dia 1º de maio (quarta-feira), as plataformas do Banco Nacional de...

‘O Mundo de Greg’: reflexões inspiradas pela série

Com enredo envolvente e personagens cativantes, O MUNDO DE GREG conquistou o coração...

Regulação IA no Brasil: relatório apresenta linha de proposta semelhante ao da União Europeia e EUA

Na última quarta-feira (24), o relator da Comissão Temporária Interna sobre Inteligência...

Inscrições para campeonato global de robótica que acontece no Brasil estão abertas; saiba como participar

As inscrições para participar do World Robot Olympiad (WRO), um dos maiores...