sexta-feira , 26 abril 2024
Ínicio Internet Chegada da internet 5G permite aumento da produtividade na indústria
Internet

Chegada da internet 5G permite aumento da produtividade na indústria

721
Compartilhe

Futurístico parece ser o adjetivo que melhor define a internet 5G no Brasil. Essa tecnologia, há muito tempo esperada, especialmente pelo setor de produção de bens e serviços, foi lançada em Brasília no dia 6 de julho de 2022. Desde então, vem sendo liberada em capitais de todo o país, e a taxa de adesão se firma em um estado crescente. 

Além da promessa de uma navegação com mais qualidade e rapidez, a internet da quinta geração pode ser utilizada por qualquer usuário com aparelhos de tecnologia compatíveis, sem aumento no consumo dos pacotes e nos planos previamente contratados. 

Contudo, algumas operadoras desenvolveram planos específicos para consumidores que pretendem fazer usufruto do 5G puro, o que é interessante principalmente para as empresas. 

Performance da nova tecnologia 

Especialistas em redes estão certos de que essa nova tecnologia dispõe da capacidade de ter uma ampla cobertura e tornar a malha de conexões, sem cabeamento, mais sólida. 

O relatório da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) comprova essa análise. Em teste feito com parceria da Anatel e da WEG-V2COM, verificou-se uma resposta positiva no uso do 5G para as necessidades do setor industrial. 

Essa combinação com o segmento de indústrias se deve à própria maneira como o aprimoramento do serviço de banda larga móvel foi planejado. Com a adaptabilidade inata, essa rede abastece os dispositivos conectados à internet das coisas e sistemas cibernéticos sem ruídos, performando com alta eficiência. 

Internet 5G ou Wi-Fi 5G?

É fato que a nomenclatura 5G confundiu usuários que já utilizavam a tecnologia do Wi-Fi 5G. Porém, apesar de serem duas modalidades de redes sem fio, essa é a única característica que possuem em comum. O Wi-Fi 5G é, na verdade, uma abreviação de 5GHz, uma unidade de medida para a velocidade do processador utilizado nos dispositivos. 

A partir do lançamento da quinta geração de internet móvel, essa inovação tomou a liderança no quesito desempenho. Ainda com base no relatório da ABDI, percebe-se que, no universo da internet das coisas industrial, o 5G possui um desempenho superior ao do Wi-Fi. 

Na comparação conduzida pela equipe, a latência do download pela rede móvel foi de 776 Mbps, enquanto a do Wi-Fi permeou 58,90 Mbps. Esse resultado tem relação direta com o perfil inerente da conexão do 5G com aparelhos e dispositivos modernos. Vale a pena lembrar que, antes mesmo do lançamento oficial, por exemplo, os modelos mais requisitados e populares de smartphones já vieram com a tecnologia 5G instalada, como é o caso do iPhone 11.  

São os resultados desses testes, aliados com os atributos do 5G, que fundamentam as pontuações imperativas do relatório da ABDI. Diante do observado pelo estudo de caso, os pesquisadores afirmam que “o 5G permitirá a massificação de aplicações na Indústria 4.0”. 

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Utilização de aplicativos móveis para relacionamento com cliente cresce 137%

O relatório Messaging Trends 2024 da Infobip, plataforma global de comunicações em nuvem, revelou...

O que é um ataque cibernético

No contexto atual de dependência tecnológica crescente, se tornou fundamental compreender o...

Descubra os riscos cibernéticos: 10 maneiras da IA funcionar a seu favor

A profunda capacidade da Inteligência Artificial (IA) de antecipar e neutralizar riscos...

Descubra 4 práticas básicas de segurança recomendadas para evitar invasão hacker em aplicativos móveis

É seguro dizer que todos os consumidores e funcionários utilizam e dependem...