terça-feira , 30 abril 2024
Ínicio Noticias Destaque Ciberataques a dados bancários cresceram 141% no Brasil
DestaqueInternetNoticias

Ciberataques a dados bancários cresceram 141% no Brasil

1.5k

As organizações do setor financeiro estão entre os principais alvos de ciberataques no Brasil. O alerta é de uma empresa nacional de segurança na internet, a Apura – referência na área, inclusive fora do país. No último ano, o setor respondeu por 4,3% do total de ataques combatidos pela empresa especializada.

“O setor financeiro está na lista dos dez principais alvos. Embora com participação menor que aqueles no topo da lista – como órgãos do governo e indústrias –, é índice significativo. Afinal, o setor financeiro lida com dados e informações de muita importância e impacto, nas atividades econômicas e na sociedade de um modo geral”, assinala o CEO da Apura, Sandro Süffert.

Indicativo dessa relevância está no crescimento de ocorrências cujo alvo foram dados bancários: 141%, em 2021, em comparação com o ano anterior. “Os prejuízos decorrentes desses ataques acometem tanto o consumidor final como as instituições”, sublinha o especialista.

Os dados da Apura se referem aos eventos criminosos na internet promovidos por ransomware. Trata-se de um tipo de aplicativo malicioso que, após contaminar o sistema, rouba arquivos e, na sequência, os encripta, de forma a impedir que as vítimas (os reais e legais detentores daqueles arquivos, informações e dados) tenham acesso. A partir daí, tem-se metodologia típica de um sequestro.

“Para recuperarem o acesso, as vítimas são extorquidas em valores que variam de poucas centenas de dólares até dezenas de milhões de dólares. Além disso, numa técnica que passou a ser conhecida como ataque de dupla extorsão, os criminosos ameaçam publicar os dados roubados em sites da dark web, caso as vítimas não paguem os valores exigidos”, detalha Süffert.

O CEO da Apura acrescenta: “Os operadores de ransomware atacam empresas em países ricos, e também aquelas nos países mais pobres; desde grandes corporações multimilionárias, em diversos setores, como o financeiro, e mesmo na área de saúde – como clínicas e hospitais”.

Ainda que o sistema financeiro nacional tenha, entre seus pontos fortes, a segurança, Süffert assinala que investimentos e cuidados contra ataques cibernéticos devem ser constantes. Ainda, que a sociedade precisa internalizar em sua cultura a preocupação e a prioridade com a cibersegurança. Por sinal, das empresas clientes da Apura, a maior parte (42,9%) é do setor financeiro, denotando a relevância dos cuidados cibernéticos para organizações do setor.

A Apura atua no monitoramento de ocorrências na internet e no combate a ataques criminosos, por meio de uma tecnologia própria, o software Boitatá Next Generation (BTTng). Em três anos (2019, 2020 e 2021), o software passou a marca de 1 bilhão de eventos indexados.

“O BTTng atualmente indexa a atividade de mais de 20 milhões de atores únicos, sejam publicações em redes sociais, em fóruns, no GitHub, em sites de ‘paste’, entre outros ambientes”, cita Süffert, demonstrando a capacidade de alcance da solução

Os dez principais alvos

Setores com maior registro de ataques de ransomware combatidos pela Apura em 2021

Governo 17,4%

Indústria 17,4%

Saúde 13%

Engenharia e Arquitetura 8,7%

Tecnologia 6,5%

Atacado/Varejo 6,5%

Serviços 6,5%

Alimentação/Bebidas 4,3%

Energia 4,3%

Financeiro 4,3%

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Regulação IA no Brasil: relatório apresenta linha de proposta semelhante ao da União Europeia e EUA

Na última quarta-feira (24), o relator da Comissão Temporária Interna sobre Inteligência...

Inscrições para campeonato global de robótica que acontece no Brasil estão abertas; saiba como participar

As inscrições para participar do World Robot Olympiad (WRO), um dos maiores...

Conteúdo é tudo para ter sucesso no YouTube?

 O YouTube se tornou muito mais do que apenas uma plataforma de...

Nova temporada de Dr. Death, protagonizada por Mandy Moore, chega com exclusividade ao Universal+

Universal+ anuncia a estreia da nova temporada do thriller psicológico DR. DEATH. Estrelada...