Mais

    Como motivar funcionários de forma remota?

    Publicidade

    Engajar colaboradores não é uma tarefa simples, ainda mais quando estes estão trabalhando em home office. O grande desafio das empresas é ser o mais assertivo possível nas ações de engajamento para conquistar os colaboradores. E isso pode ser feito de muitas formas, como por exemplo, com bonificação para funcionários, happy hour e flexibilidade de horário. 

    A pandemia causou mudanças profundas nas relações de trabalho como a disseminação do trabalho remoto e isso fez com que muitos gestores tivessem de reajustar seus planejamentos para engajar os profissionais e continuar gerando resultados. Afinal, qual é o jeito certo de lidar com o home office? 

    Publicidade

    Uma pesquisa da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) em parceria com a Fundação Instituto de Administração apontou 73% dos trabalhadores estão satisfeitas com o trabalho remoto, esse número chega a 78% quando os entrevistados foram perguntados se tem a intenção de manter o home office após a pandemia. 

    O número de trabalhadores que querem voltar ao escritório é de apenas 14%, o que indica que as empresas vão ter que aprender a lidar com o trabalho remoto daqui para frente. Aqui neste artigo, vamos dar diversas dicas para que gestores motivem funcionários que estejam em home office. 

    Confira as nossas dicas abaixo:

    Fortifique a comunicação interna 

    Ao trabalhar fora do escritório, o colaborador não pode se sentir sozinho. Ele precisa contar com todo o suporte da empresa para exercer sua proatividade no home office. Por isso, a nossa primeira dica é bem simples: fortifique sua comunicação interna. 

    Publicidade

    A dica é criar canais que possam aproximar a empresa dos colaboradores. Os gestores devem se manter presentes no dia a dia do trabalho remoto, dando todo o suporte para melhorar as condições de trabalho. É preciso estar disponível para fazer uma call para alinhar expectativas e formatar o melhor caminho de interação com colaboradores. 

    O que também não pode faltar são ações de integração entre os vários setores da empresa. A interação entre os profissionais é essencial para gerar resultados. 

    Por isso, é essencial criar canais de comunicação que permitam a troca e o debate de informações em tempo real, otimizando a produtividade e fazendo com que todos se sintam próximos, mesmo estando longe. 

    Adapte o planejamento e estipule metas de produção 

    O home office não pode virar sinônimo de lazer. Por isso, é muito importante que os gestores adaptem o planejamento da empresa para a realidade remota. Nesse sentido, é importante planejar o dia e a semana dos colaboradores. 

    É preciso que os profissionais tenham noção das tarefas que precisam realizar. Dessa maneira, fazer um planejamento diário e semanal é importante para que os colaboradores se mantenham motivados. 

    Criar a necessidade de cumprir prazos é essencial para manter os colaboradores engajados e seguir com a produtividade em alta no home office. 

    Reconheça o bom trabalho! 

    Uma das maneiras mais simples e eficazes de motivar colaboradores é reconhecer e comemorar os resultados de seu trabalho. E isso também vale para quem exerce o trabalho remoto. Colaboradores que mantêm um bom nível de produtividade no home office e apresentam resultados devem ser reconhecidos pela empresa. 

    Uma boa maneira de fazer isso é elogiando a conquista em uma call da equipe ou por e-mail deixando claro a importância do trabalho dos profissionais. Essa é uma maneira de manter colaboradores com alto nível de produtividade no home office. 

    Amplie a participação dos colaboradores nas atividades da empresa 

    No trabalho presencial, empresas costumam desenvolver diversas ações de engajamento como cursos, workshops, treinamentos, happy hours, premiações, entre outros. E isso também deve ser ampliado para os profissionais em trabalho remoto. Essa é uma maneira eficiente de engajar os funcionários. 

    O que não falta são ferramentas tecnológicas que permitam a inclusão dos profissionais em todas as atividades da empresa. Por isso, busque por meios que facilitem a comunicação e inclua todos os profissionais dentro das atividades para estimular o engajamento e a produtividade de todos. 

    Tenha um bom pacote de benefícios

    Ao adotar o trabalho remoto, seja de forma definitiva ou híbrida, uma empresa precisa repensar o seu pacote de benefícios. O trabalho em casa traz necessidades diferentes da realidade presencial e é preciso discutir esses pontos com os colaboradores. 

    Com o home office, a empresa pode diminuir os custos operacionais do negócio e isso abre espaço para a oferta de novos benefícios que são mais baratos e fazem mais sentido para a nova realidade. Com isso, investir em pacotes de benefícios com vale cultura ou vale academia, por exemplo, pode ser uma boa ideia. 

    No home office, o foco dos trabalhadores não será mais no vale alimentação ou vale transporte e sim em benefícios que possam lhes ajudar a manter o seu bem-estar e melhorar a sua qualidade de vida enquanto trabalham em casa. 

    Com as nossas dicas, é possível engajar funcionários com assertividade e potencializar os resultados gerados no trabalho remoto. Esse novo formato de trabalho já é uma realidade no país e é necessário ter uma estratégia bem definida para manter colaboradores engajados e continuar gerando resultados para a empresa. 

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui