Como o Ticket Médio pode melhorar o lucro do seu e-commerce?

Considerado uma das métricas mais relevantes para qualquer negócio, o Ticket Médio pode auxiliar a saúde financeira da sua loja e aumentar as vendas

0

O ticket médio representa a média de gastos de seus clientes em determinado período de tempo. Para calculá-lo, basta dividir o faturamento pelo número de clientes da loja. Conhecer e monitorar essa métrica é fundamental para adotar medidas assertivas e aumentar suas vendas.

A fórmula para o cálculo pode parecer simples, porém, é importante seguir alguns critérios. É preciso determinar um período de tempo para obter os dados para o cálculo. Para o dia a dia da operação, costuma-se considerar um intervalo de 30 dias. Já para o planejamento estratégico é interessante observar um período maior.

Períodos especiais, como datas comemorativas, também devem ter o desempenho avaliado a fim de realizar um esforço de marketing para alavancar as suas vendas, como uma campanha com cupons de descontos. Nesse caso, o ticket médio é calculado durante o período de vigência da promoção.

Estratégias para melhorar o ticket médio

Diversas estratégias podem ser utilizadas para que o ticket médio aumente de forma significativa, sobretudo nas suas vendas em marketplaces. Up selling, cross celling, atendimento e segmentação são alguns dos exemplos de maior eficiência.

up selling consiste em oferecer ao consumidor um produto melhor e mais caro na hora da compra. Por isso, é importante estar em uma plataforma de e-commerce que facilite esse tipo de configuração e permita organizar seu catálogo de vendas indicando as ações a serem feitas para cada perfil de compra.

Já o cross selling implica em fornecer indicações de produtos que possam complementar a sua compra, seduzindo o cliente com a oferta e aproveitando a compra por impulso. Para isso a descrição do produto deve ser feita de forma bem atrativa.

Oferecer um bom atendimento também é uma estratégia indispensável. Como o custo do frete ainda é responsável por elevar a taxa de carrinhos abandonados, comunicar de forma clara e objetiva as informações relacionadas ao prazo e ao custo da entrega costuma dar bons resultados. Soluções automatizadas, chats e chatbots ajudam bastante nessa hora.

Outra ação que pode ajudar muito na conversão de vendas e, consequentemente, o ticket médio do comércio, é o monitoramento cuidadoso de tudo o que acontece na jornada de compra do seu cliente. Assim você pode ampliar a segmentação, e criar ofertas cada vez mais atrativas para seus nichos-alvo.

Ticket médio nos marketplaces

Vender nos marketplaces oferece uma série de vantagens ao lojista que podem contribuir direta ou indiretamente para o aumento do ticket médio.

A concorrência entre lojistas tende a ser menor nos marketplaces em comparação com canais como sites de classificados ou e-commerces independentes. Conforme a categoria de produtos selecionada, você pode ser até mesmo um fornecedor exclusivo. Isso evita a guerra de preços, preservando as margens de lucro.

credibilidade das grandes redes varejistas deixa muitos consumidores confortáveis para adquirir itens de maior valor agregado. Fatores como a segurança dos dados pessoais, um serviço de SAC bem estruturado e avaliações feitas por outros clientes também atraem esse público, que acaba aceitando pagar mais por esses benefícios.

Mais opções de pagamentos. É importante oferecer a opção de parcelamento e o acesso a múltiplos meios de pagamento. O comerciante conta com essas opções nos marketplaces de forma muito mais simplificada.

Monitore constantemente a saúde financeira do seu negócio. Vender em marketplaces requer a análise minuciosa das regras de cada canal, avaliando as melhores taxas, descontos de frete entre outros aspectos que podem impactar fortemente o seu ticket médio.

Automatize a conciliação de pagamentos dos marketplaces. Entre as diversas opções existentes, a do Koncili, o primeiro software de conciliação de pagamento dos marketplaces do mercado, criado e desenvolvido pelo Grupo DB1, permite controlar os recebíveis de maneira mais automatizada, ágil e prática.

Sobre o Koncili:

Criado e desenvolvido pelo DB1 Group, o Koncili foi o primeiro software de conciliação de pagamento dos marketplaces do mercado. Agora, em sua missão global, passa a se chamar Koncili com expansão dos negócios para a Argentina e Estados Unidos, levando o know-how já conquistado no e-commerce brasileiro. O objetivo é oferecer inteligência financeira automatizada com a análise individual dos pedidos em cada marketplace, conferência das comissões, demonstração de todas as despesas e avaliação do o custo real de cada venda, garantindo mais saúde para as empresas de maneira mais automatizada, ágil e prática. O Koncili já foi implementado por mais de 150 clientes como Angeloni, Mega Store, Onofre Eletro, MixTel Distribuidora, São Paulo Autopeças, entre outros. A plataforma faz a conciliação dos marketplaces Viavarejo, B2W, Magazine Luiza, Mercado Livre e Netshoes, entre outros. O Koncili já está preparado para realizar conciliações internacionais para marcas como Amazon, Walmart, Carrefour e Mercado Libre. Está integrado à plataforma VTEX, além dos ERPs Bling, Eccosys, EIVE e e-Millenium, e já nasceu com integração nativa com o ANYMARKET, uma plataforma de vendas em marketplaces também do DB1 Group, além dos hubs Skyhub e IntegraCommerce. A plataforma já transaciona de R$ 1,7 bi de GMV (Gross Merchandise Volume).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui