sábado , 4 maio 2024
Ínicio Tecnologia Como utilizar o ChatGPT sem riscos
Tecnologia

Como utilizar o ChatGPT sem riscos

249

O ChatGPT é uma ferramenta desenvolvida pela empresa OpenAI que processa e ‘compreende’ a linguagem humana, gerando respostas a diversos tipos de consultas. O seu uso tem se tornado cada vez mais popular no país: segundo dados da plataforma SemRush, o Brasil está na 5ª posição de países que mais utilizam a ferramenta, o que representa 4,3% do total de todo o tráfego do site.

Seu uso abrange múltiplas aplicações, desde escrever e-mails e documentos até traduzir textos e pesquisar informações desconhecidas. No entanto, interagir com esta ferramenta pode levar a problemas de uso de dados.

Pensando nisso, a equipe de suporte da Allianz Partners compartilha uma série de dicas importantes para utilizar o ChatGPT de forma segura:

Seja claro e específico: é importante formular perguntas e solicitações de forma clara e específica. Quanto mais informações forem fornecidas, mais precisa será a resposta do ChatGPT.

Evite a divulgação de informações pessoais: o usuário não deve compartilhar informações pessoais sensíveis ou confidenciais por meio desta ferramenta. É importante lembrar que se trata de uma plataforma pública e quaisquer dados pessoais compartilhados podem ser acessíveis a terceiros.

Esteja ciente dos limites: embora o ChatGPT seja uma ferramenta poderosa, ele tem limitações. Pode gerar respostas convincentes, mas nem sempre garante a exatidão ou veracidade das informações fornecidas.

O usuário deverá utilizar o conteúdo gerado pela ferramenta ChatGPT como referência e verificar as informações com fontes confiáveis.

As informações fornecidas pelo ChatGPT podem estar erradas: é necessário sempre revisar as informações fornecidas ou traduzidas para evitar o envio de informações erradas, que geram algum tipo de mal-entendido ou até mesmo espalham notícias falsas. Além disso, a ferramenta, por se alimentar de informações compartilhadas por outros usuários, não é totalmente imparcial e pode apresentar algum tipo de discriminação na resposta.

Não promova conteúdo impróprio ou ilegal: evite solicitar ou gerar conteúdo impróprio, ilegal ou prejudicial, sempre respeitando as diretrizes éticas e legais ao utilizar o ChatGPT.

Esteja ciente de possíveis preconceitos: o ChatGPT ‘aprende’ com os dados fornecidos durante seu treinamento, o que significa que pode refletir preconceitos existentes na linguagem e nas informações.

Relatar problemas e abusos: se você encontrar respostas inadequadas, conteúdo ofensivo ou qualquer outro problema durante sua interação com o ChatGPT, reporte aos administradores ou equipe de suporte para que eles possam resolver o problema.

Por fim, em relação à utilização do ChatGPT no ambiente de trabalho, os especialistas da Allianz Partners destacam que pode ser uma ferramenta muito útil para traduzir e resumir textos, bem como para criar fórmulas de gestão de dados, tendo sempre em conta que a informação compartilhada deve ser de domínio público.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Novas tecnologias de monitoramento ajudam a aumentar segurança nas cidades

A sensação de insegurança no Brasil tem aumentado de forma alarmante, conforme...

Braço robótico com inteligência artificial ordena e coleta produtos como um humano

Por Adriano Santos, Country Manager da Vanderlande Brasil As inovações tecnológicas e...

Mineiro de 21 anos desenvolve IA capaz de viralizar vídeos sem tráfego pago

Você já imaginou ter a oportunidade de viralizar um vídeo nas redes...

Regulação IA no Brasil: relatório apresenta linha de proposta semelhante ao da União Europeia e EUA

Na última quarta-feira (24), o relator da Comissão Temporária Interna sobre Inteligência...