sábado , 18 maio 2024
Ínicio Tecnologia Como utilizar o ChatGPT sem riscos
Tecnologia

Como utilizar o ChatGPT sem riscos

282

O ChatGPT é uma ferramenta desenvolvida pela empresa OpenAI que processa e ‘compreende’ a linguagem humana, gerando respostas a diversos tipos de consultas. O seu uso tem se tornado cada vez mais popular no país: segundo dados da plataforma SemRush, o Brasil está na 5ª posição de países que mais utilizam a ferramenta, o que representa 4,3% do total de todo o tráfego do site.

Seu uso abrange múltiplas aplicações, desde escrever e-mails e documentos até traduzir textos e pesquisar informações desconhecidas. No entanto, interagir com esta ferramenta pode levar a problemas de uso de dados.

Pensando nisso, a equipe de suporte da Allianz Partners compartilha uma série de dicas importantes para utilizar o ChatGPT de forma segura:

Seja claro e específico: é importante formular perguntas e solicitações de forma clara e específica. Quanto mais informações forem fornecidas, mais precisa será a resposta do ChatGPT.

Evite a divulgação de informações pessoais: o usuário não deve compartilhar informações pessoais sensíveis ou confidenciais por meio desta ferramenta. É importante lembrar que se trata de uma plataforma pública e quaisquer dados pessoais compartilhados podem ser acessíveis a terceiros.

Esteja ciente dos limites: embora o ChatGPT seja uma ferramenta poderosa, ele tem limitações. Pode gerar respostas convincentes, mas nem sempre garante a exatidão ou veracidade das informações fornecidas.

O usuário deverá utilizar o conteúdo gerado pela ferramenta ChatGPT como referência e verificar as informações com fontes confiáveis.

As informações fornecidas pelo ChatGPT podem estar erradas: é necessário sempre revisar as informações fornecidas ou traduzidas para evitar o envio de informações erradas, que geram algum tipo de mal-entendido ou até mesmo espalham notícias falsas. Além disso, a ferramenta, por se alimentar de informações compartilhadas por outros usuários, não é totalmente imparcial e pode apresentar algum tipo de discriminação na resposta.

Não promova conteúdo impróprio ou ilegal: evite solicitar ou gerar conteúdo impróprio, ilegal ou prejudicial, sempre respeitando as diretrizes éticas e legais ao utilizar o ChatGPT.

Esteja ciente de possíveis preconceitos: o ChatGPT ‘aprende’ com os dados fornecidos durante seu treinamento, o que significa que pode refletir preconceitos existentes na linguagem e nas informações.

Relatar problemas e abusos: se você encontrar respostas inadequadas, conteúdo ofensivo ou qualquer outro problema durante sua interação com o ChatGPT, reporte aos administradores ou equipe de suporte para que eles possam resolver o problema.

Por fim, em relação à utilização do ChatGPT no ambiente de trabalho, os especialistas da Allianz Partners destacam que pode ser uma ferramenta muito útil para traduzir e resumir textos, bem como para criar fórmulas de gestão de dados, tendo sempre em conta que a informação compartilhada deve ser de domínio público.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

SERES Auto apresenta nova plataforma focada em carros de luxo inteligentes

A SERES Auto, principal empresa chinesa de veículos de novas fontes de...

Centro-Oeste ganha laboratório moderno com foco na tecnologia da aplicação

Nos últimos anos o agronegócio tem vivenciado um salto tecnológico com o...

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil

A Robomind, empresa especializada em projetos de educação tecnológica e robótica de...

Aplicativo IDSYNC desenvolvido pela Gateware registra presença por meio de Reconhecimento Facial

Pensando em diminuir o número de fraudes no momento de registrar presença...