quinta-feira , 23 maio 2024
Ínicio Empreendedorismo De ex-detento a barbeiro da seleção brasileira, Rafa Cortes conta como prosperar no ramo da barbearia
EmpreendedorismoNoticias

De ex-detento a barbeiro da seleção brasileira, Rafa Cortes conta como prosperar no ramo da barbearia

77

O Brasil é o segundo maior mercado de beleza masculino, ficando atrás apenas dos Estados Unidos de acordo com dados da Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). E, portanto, o setor de barbearias é bastante promissor no país. Rafa Cortes, influencer da GBS (GA.MA Barber Series) e barbeiro dos jogadores da seleção brasileira, dá dicas valiosas para quem deseja se destacar no segmento. Ele é também proprietário da barbearia Rafa Cortes, no Jardim Santa Fé, zona oeste da capital paulista, além de ter sido campeão paulista do The Best Barber Brasil em 2016. Confira:

1) Invista em capacitação sempre. Para ser um barbeiro de sucesso, Rafa diz que a dica principal é investir em aprendizagem contínua. Nesse sentido, a participação em cursos, congressos e workshops do setor é primordial, já que as tendências do setor costumam surgir a cada quatro meses, vindo principalmente da Europa e Estados Unidos. “Em datas comemorativas, como Carnaval, festas de fim de ano e durante as celebrações juninas, tradicionais no Brasil, os clientes costumam buscar ainda mais por novos estilos”, afirma Rafa. “O profissional deve ter em mente que o público masculino está cada vez mais ligado nas novidades que vêm de fora e o barbeiro que não se atualiza acaba perdendo clientela e vivenciando situações constrangedoras perante seus clientes”, continua. Em tempo: Rafa destaca que estar atualizado não requer grandes investimentos, já que hoje em dia é possível fazer cursos gratuitos, disponíveis no YouTube e nas redes sociais.

Dicas para diminuir o custo de manutenção de pabx

2) Confie no seu potencial. “Uma carreira de sucesso vai muito além do conhecimento técnico, pois não adianta ter habilidades no trabalho se não existe confiança para colocá-la em prática”, diz Rafa. Portanto, está aí um valor essencial para a prosperidade de quem está abrindo uma barbearia. “A autoconfiança é a força motriz que impulsiona os empreendedores, mesmo diante de desafios e contratempos. Sem ela, a tomada de decisões relativas ao empreendimento se torna muito árdua, em função das dúvidas e inseguranças, o que dificulta o progresso”, diz o barbeiro.

3) Cuide da gestão financeira. Este é um dos fatores mais importantes para o sucesso da barbearia. Segundo Rafa, o primeiro passo é organizar todas as informações financeiras em uma planilha. Isso inclui registros de receitas, despesas, fluxo de caixa, estoque e outros aspectos financeiros relevantes. Ele compartilha um método pessoal de gestão financeira que desenvolveu ao longo do tempo e dá muito certo. Funciona assim: todo dinheiro que entra na barbearia não é do empreendedor. “É preciso primeiramente pagar todas as contas do salão, como aluguel, conta de luz, colaboradores. Em seguida, o montante que sobra deve ser destinado para repor estoque de produtos necessários, como bebidas e equipamentos, por exemplo. Daí, o que resta disso (terceira parte) passa então a ser do dono do negócio, que deverá decidir o que fazer, gastar ou investir”, explica Rafa.

4) Invista no ambiente. No mundo dinâmico e altamente competitivo das barbearias, o impacto causado por um ambiente aconchegante e luxuoso, com móveis e detalhes estilosos e diferenciados, deve ser levado em conta. “Além de seu propósito funcional, o ambiente dá o tom do estilo único da sua marca e afirma seu compromisso com a excelência”, diz Rafa. Vale apostar em cadeiras ergonômicas, lavatórios de qualidade, ambiente climatizado com ar condicionado e, sobretudo, em equipamentos tecnológicos. “O ambiente pode ser vintage, rústico, moderno ou temático, o importante é oferecer ao cliente uma experiência completa e lembrar que o conceito da barbearia é a essência do seu negócio”, diz Rafa.

5) Ofereça serviços extras. Segundo Rafa, os clientes adoram comodidades. “O barbeiro pode oferecer cerveja gelada, petiscos, disponibilizar um videogame ou contar com um tatuador na equipe, por exemplo”, diz Rafa. “Estes são diferenciais que agregam valor para o negócio e permitem a maximização de lucros”, completa. “Quem fica simplesmente no corte e na barba, acaba ficando limitado”, conclui.

Dívidas milionárias impulsionam a trajetória de uma empreendedora que mudou as regras do jogo

6) Faça networking. Conectar-se com outros barbeiros e profissionais da indústria é fundamental para a troca de conhecimentos e obtenção de insights sobre diferentes aspectos do negócio. Mas não só, como explica o especialista. “Construir uma rede profissional sólida pode ajudar os barbeiros a atrair novos clientes e estabelecer a sua reputação na comunidade. As parcerias com empresas, como esta que tenho com a GBS (GA.MA Barber Series) também têm grande potencial de contribuir para o sucesso da barbearia”, destaca Rafa.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Da infância vendendo lápis customizados à speaker incentivador de novos empresários

Imagine um garoto de 8 anos, com lápis customizados em mãos, traçando...

Negócios com Coração: Por que Empreender Precisa de Propósito

Vamos papear sobre uma empreendedora que sabe bem o que é ter...

Estamos na era do áudio? No Brasil, 90% dos brasileiros consomem o formato

O lançamento da rede social AirChat trouxe à tona uma questão pertinente:...

Setor de Serviços segue em crescimento e franquias se destacam como opção promissora de investimento

O setor de serviços continua a demonstrar sua resiliência e potencial de...