terça-feira , 5 março 2024
Ínicio Noticias De professor a analista de QA: com curso gratuito, hoje ele trabalha em uma das maiores empresas de qualidade de softwares do Brasil
NoticiasTecnologia

De professor a analista de QA: com curso gratuito, hoje ele trabalha em uma das maiores empresas de qualidade de softwares do Brasil

Curso gratuito de capacitação da Prime Control, Prime Hero Academy, já beneficiou mais de 2 mil alunos; Breno Alves da Silva foi contratado após concluir o curso

267

Até 2025, o Brasil terá uma demanda de 797 mil profissionais de tecnologia. No entanto, com a quantidade de pessoas formadas anualmente no país, estima-se que existirá um déficit de 530 mil vagas não preenchidas nesse setor, de acordo com uma pesquisa da Endeavor em conjunto com dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

Breno Alves da Silva dedicou anos de sua vida a ensinar. Ao se deparar com a oportunidade de adentrar no mundo da programação e da tecnologia, Breno se juntou a turma do Prime Hero Academy, iniciativa de cursos gratuitos de programação idealizada pela Prime Control, empresa brasileira especialista em desenvolvimento e testagem de software. O programa da Prime Control visa treinar, selecionar e fortalecer o potencial de pessoas com interesse em aprender tecnologia, seja como iniciantes ou aqueles em transição de carreira, como é o caso de Breno. A capacitação é 100% gratuita e feita pelo time de especialistas da Prime Control.

“Antes de ingressar no Prime Hero Academy, fui professor na área de tecnologia por 4 anos. Após um ano de pausa devido à pandemia, me inscrevi no programa após ver uma publicação no LinkedIn. Embora eu não tivesse experiência em qualidade de software, minha esposa sempre trabalhou nessa área e comentava sobre o assunto, mas eu nunca havia me envolvido na produção de software e na área de qualidade. Durante as aulas, aprendi sobre esse assunto e, também, sobre automação de testes, o que me motivou a me candidatar para a vaga na Prime Control”.

Para Breno, a parte mais marcante do curso foi a possibilidade de compartilhar conhecimento e pedir ajuda, quando necessário. Ele conta que as estruturas das redes eram muito dinâmicas em relação à transmissão de conteúdo. “Era um ambiente aberto o suficiente para que não se tornasse apenas uma aula tradicional, mas sim uma discussão entre as pessoas. Todos podiam lançar dúvidas, compartilhar suas perspectivas e ajudar uns aos outros. Isso enfatizou a importância da colaboração dentro da sala de aula.”

Mas Breno não é o único que viu no Prime Hero Academy uma oportunidade. Desde a sua criação em 2018, a iniciativa já formou cerca de 723 alunos, sendo que 84 foram contratados pela Prime Control.  As edições de 2021, 2022 e 2023 somaram 2.307 inscritos e 689 alunos certificados.

O profissional de Quality Assurance (QA), ou analista de testes, é um dos principais responsáveis pelo processo de qualidade do software, sendo encarregado pela avaliação de riscos, configuração do ambiente e criação de massas de testes. Além disso, verifica e valida possíveis problemas nas soluções desenvolvidas, com foco na prevenção de falhas.

Breno se juntou à equipe de QA da Prime Control como Analista de Automação de Testes. Para ele, tudo o que foi ensinado durante o curso é útil em sua rotina, e esse é o principal diferencial do Prime Hero Academy. “Eles dizem, ‘aqui está o conhecimento e você vai usá-lo em situações específicas, em momentos determinados’. É muito prático e aplicável da mesma forma. Os instrutores explicam como isso se aplica aos clientes, o que ocorre e como você pode resolver essas situações. Muitas vezes, isso aconteceu comigo dentro da Prime, onde eu precisei aplicar o que aprendi”. Na última edição do curso, Breno foi um dos instrutores, compartilhando o conhecimento adquirido e sua experiência em QA com os novos alunos.

O Prime Hero Academy, além de aproveitar talentos, também busca fortalecer cada vez mais o setor de tecnologia, uma vez que a liderança da Prime Control compreende que toda a cadeia do setor dependente dessa força de trabalho, criando um ambiente mais robusto para a área de TI no Brasil.

O curso possui duração total de 35 horas, com 15 horas dedicadas à interação e discussão. As aulas são conduzidas no período noturno, realizadas de forma online, incorporando elementos tanto presenciais quanto virtuais. É imprescindível possuir conhecimento básico em lógica e programação para fazê-lo. Os instrutores que ministram o curso fazem parte da equipe da Prime Control. Participantes que atingirem pelo menos 70% de presença receberão um certificado. Além disso, os concluintes do curso têm a oportunidade de submeter seus currículos para participar de processos seletivos.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

O Papel da Fotografia Corporativa na Estratégia de Marketing Digital

Em um mundo onde a imagem de uma marca pode ser tão...

Constelação Familiar e Saúde Mental: Uma Perspectiva Terapêutica

A saúde mental, fundamental para o bem-estar geral do indivíduo, é influenciada...

4 dicas úteis para poupar dinheiro usando a internet

Em meio a realidade dos altos preços, uma tendência se destaca: a...

Inteligência Artificial Generativa: como o varejo pode aproveitar a tecnologia para gerar inovação

*Por Carlos Siqueira A pandemia global acelerou a adoção digital em várias...