quarta-feira , 17 abril 2024
Ínicio Carreira Destino Espanha: dicas para o intercâmbio dos sonhos e livre de surpresas desagradáveis
Carreira

Destino Espanha: dicas para o intercâmbio dos sonhos e livre de surpresas desagradáveis

46
Compartilhe

Fazer intercâmbio é o sonho de muitos estudantes e jovens profissionais, que une a vantagem de aprender ou aprimorar um novo idioma e enriquecer a experiência cultural, pessoal e acadêmica. No entanto, é necessário ter um planejamento detalhado para que a experiência não se torne um pesadelo.

Carreira Online: Explorando Novos Horizontes Profissionais na Web

Segundo uma pesquisa realizada em 2023, pela Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio), a Espanha está em sétimo lugar no ranking dos dez países preferidos entre os estudantes brasileiros para fazer intercâmbio. “O país abriga algumas das universidades mais antigas e prestigiadas da Europa, são reconhecidas  pelo rigor acadêmico e corpo docente qualificado, tais como as Universidade de Salamanca, Madrid e a de Barcelona. Elas oferecem diversos cursos em áreas como artes, ciências humanas, engenharia, medicina e direito”,  explica Renata Barbalho, CEO da Espanha Fácil, assessoria de imigração, prestação de serviços para brasileiros na Espanha e especialista em assessoria de imigração.

A Renata preparou algumas dicas para ajudar os estudantes que desejam viver essa experiência sem contratempos, confira:

Documentação e legislação: é preciso se atentar a aos detalhes de prazos de emissão e documentos necessários, se atente aos prazos e organize tudo com antecedência. É obrigatório para cursos acima de 90 dias, que o cidadão brasileiro tenha o visto de estudante espanhol. “Entre os documentos necessários estão: formulário de solicitação de visto preenchido e assinado pelo solicitante; uma fotografia 3×4 recente; passaporte com vigência mínima de 1 ano a partir da data de solicitação do visto (original + xerox); certificado médico; antecedentes criminais, entre outros”, explica a especialista.

Planejamento financeiro: existem muitas bolsas de estudos disponíveis para estudantes de diversas nacionalidades, que podem cobrir desde a taxa de matrícula até as despesas de moradia, vale uma pesquisa apurada sobre essas possibilidades. É importante elaborar um orçamento detalhado, incluindo transporte, alimentação, acomodação, seguro saúde e um bom valor para reserva de emergência.

Alojamento estudantil e vida cotidiana: existem várias opções de alojamento, entre elas residências universitárias, apartamentos compartilhados e moradia com famílias locais, vale avaliar qual opção se encaixa melhor com o seu objetivo, cada uma oferece uma experiência única de imersão cultural e social. A grande dica aqui é pesquisar sobre a cultura local para minimizar o choque cultural, verifique quais são os costumes, particularidades da cultura e etiqueta social.

Desafios e estratégias de adaptação: por mais que o espanhol seja semelhante ao português, existem alguns desafios linguísticos, investir em cursos de idiomas (antes e durante o intercâmbio) e interagir com os nativos pode acelerar o processo de aprendizagem.

Saúde e bem-estar: por mais que a experiência seja desejada, a mudança para outro país pode ser estressante, é importante cuidar da saúde mental e física. A maioria das universidades oferecem apoio aos estudantes, incluindo aconselhamento e atividades de bem-estar. Antes de viajar é importante verificar se todas as vacinas necessárias estão em dia e cuidar da saúde da mente e do corpo.

Oportunidades de trabalho e estágios: na Espanha, os estudantes internacionais podem trabalhar enquanto estudam. O que pode ajudar financeiramente e oferecer uma experiência valiosa para a vida pessoal e profissional.

ClickOferta: passagens promocionais crescem mais de 300% no último trimestre

“A dica principal é se planejar, mas não se esqueça de aproveitar cada momento, estar aberto a todas as experiências que o intercâmbio possa trazer é muito valioso. É um momento de muita imersão, conhecimento e vivências únicas”, finaliza Renata.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Ensino técnico profissionalizante cresce entre os jovens

Dados do Censo Escolar 2023, divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC)...

Deseja morar e trabalhar legalmente no Reino Unido? Veja como conseguir o visto de trabalho

Quer morar legalmente na Inglaterra? Antes de tudo é importante saber quais...

Conheça as áreas que mais estão contratando para trabalhar no Canadá em 2024

O Canadá está contratando profissionais para diversas áreas e os brasileiros podem...

Curso de tecnologia da Amazon: Faculdade Sirius se une à AWS Academy para capacitar estudantes

A Faculdade Sirius, especializada em Inteligência Artificial, anuncia sua participação na AWS...