quinta-feira , 23 maio 2024
Ínicio Carreira Ensino técnico profissionalizante cresce entre os jovens
CarreiraNoticias

Ensino técnico profissionalizante cresce entre os jovens

105

Dados do Censo Escolar 2023, divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostraram um aumento significativo no número de matrículas do ensino técnico profissionalizante, que passou de 2,1 milhões, em 2022, para 2,4 milhões no ano passado.

Com o crescimento de 12,1%, a educação profissional foi a modalidade de ensino com a maior expansão no Brasil em 2023. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o MEC irá divulgar uma política de indução à matrícula no ensino técnico e profissionalizante. “Hoje apenas 11% das matrículas no ensino médio são de nível técnico. Vamos ampliar isso de forma ousada. A iniciativa é um atrativo para o jovem, que já sai do ensino médio com uma profissão”, afirmou o ministro durante a apresentação dos dados.

Vida infinita e munição ilimitada: entenda como alguns jogadores alcançam performances suspeitas em jogos para celular

Aumento no número de registros no CRA-SP

Além do crescimento no número de matrículas divulgado pelo Censo 2023, o Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP também notou um aumento significativo de registros profissionais dos egressos do ensino técnico profissionalizante na área da Administração, situação que tende a crescer ainda mais diante das recentes declarações do governo.

De acordo com o departamento de Registro do Conselho, em 2022 houve um crescimento de 142% nas inscrições em relação a 2021. No ano passado e no primeiro trimestre de 2024, estes números têm se mantido na média de 22.

Após tratamento de câncer, empresária precisou de cuidados com as unhas e se tornou franqueada da rede onde foi cliente

Um outro fator que tem impulsionado a busca pelo registro profissional dos técnicos, segundo o presidente do CRA-SP, Adm. Alberto Whitaker, é o fato de que a inscrição no Conselho habilita estes profissionais a participarem de concursos públicos. “Para concorrer às vagas para cargos públicos na área da Administração, o profissional deve, obrigatoriamente, estar registrado no Conselho. Além disso, o CRA-SP tem a missão de fiscalizar os editais de concursos, com o objetivo de garantir que essas posições não sejam ocupadas por leigos ou profissionais inabilitados. Dessa forma, o Conselho colabora para a melhoria da qualidade dos serviços públicos e atua em defesa da sociedade”, esclarece Whitaker.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Negócios com Coração: Por que Empreender Precisa de Propósito

Vamos papear sobre uma empreendedora que sabe bem o que é ter...

Estamos na era do áudio? No Brasil, 90% dos brasileiros consomem o formato

O lançamento da rede social AirChat trouxe à tona uma questão pertinente:...

Setor de Serviços segue em crescimento e franquias se destacam como opção promissora de investimento

O setor de serviços continua a demonstrar sua resiliência e potencial de...

Vendas de imóveis batem recorde e impulsiona setor moveleiro

O mercado imobiliário brasileiro celebrou um próspero ano em 2023, marcado por...