sábado , 11 maio 2024
exploração espacial
Ínicio Tecnologia Exploração espacial: ultrapassando limites com tecnologia
Tecnologia

Exploração espacial: ultrapassando limites com tecnologia

468

A exploração espacial diz respeito há vários esforços por parte do ser humano para estudar o universo e seus astros, utilizando para isso os recursos tecnológicos disponíveis, tais como nave espacial, satélite artificial e sondas.

O céu sempre chamou muito a atenção do ser humano, e há cerca de 200 anos, durante sua obra “De la Terre à la Lune” (1865), Júlio Verne falava sobre um grupo de pessoas que viajaram até a Lua usando um canhão gigante.

No cinema, a curiosidade sobre o espaço foi expressa pela primeira vez no filme “Le Voyage dans la Lune” (1902), de Georges Melies. Foi o primeiro filme de ficção científica que descrevia uma viagem para a Lua.

Depois disso, muitas outras obras literárias e cinematográficas abordaram o mesmo tema, principalmente aquelas que envolvem civilizações extraterrestres. O homem conseguiu chegar ao espaço na década de 1960 por conta de ideias visionárias.

Foram engenheiros de foguetes e profissionais da tecnologia que possibilitaram esse alcance e as coisas continuam evoluindo até hoje.

Este artigo vai mostrar as principais conquistas da exploração espacial, como a tecnologia possibilita essa exploração, quais são as missões espaciais atuais e futuras, os desafios que isso traz e quais são os benefícios da exploração espacial.

Conquistas e descobertas

De 1945 a 1991, os Estados Unidos e a União Soviética estiveram em guerra buscando a hegemonia mundial. Eles mandaram dinheiro para que alguns países pudessem se reestruturar, forneceram armas em conflitos separatistas, entre outras.

Mas para que realmente pudessem expandir sua área de influência, havia a necessidade de mostrar superioridade em outros setores e foi isso o que provocou acontecimentos históricos.

Hoje em dia, um fabricante de crachá de PVC para sublimação só consegue usar os recursos tecnológicos que possuem por conta do investimento pesado que aconteceu naquele período.

Ambos os países fizeram muitos investimentos em tecnologia, principalmente para a indústria bélica, e essa época ficou conhecida como corrida armamentista.

O mundo ficou dividido entre os capitalistas e os socialistas e a humanidade temia um confronto entre os países. Aliás, ainda hoje existe muito receio em relação a isso por conta da quantidade de armas nucleares que eles possuem.

Mas, tanto os Estados Unidos quanto a União Soviética foram além e começaram a investir em pesquisas sobre o espaço, tendo como propósito explorá-lo, principalmente por meio da lua.

Foi aí que começou a corrida espacial para saber qual país chegaria aos melhores resultados. Em 1957, a União Soviética estava em vantagem porque lançou o primeiro satélite artificial, conhecido como Sputnik.

Mas em 1958, os Estados Unidos lançaram o satélite Explorer I, transportando vários aparelhos de pesquisa, e no ano seguinte, a União Soviética realizou o projeto Luna para obter imagens da superfície lunar.

Muitos outros acontecimentos históricos se seguiram depois disso, e entre os principais estão o voo soviético com humano – 1961 e o voo norte-americano de Glenn – 1962.

Mas o grande acontecimento foi em 20 de julho de 1969, quando os astronautas estadunidenses Neil Armstrong, Edwin Aldrin Jr. e Michael Collins, por meio da nave espacial Apollo XI, conseguiram chegar até a Lua.

A tecnologia evoluiu tanto que até mesmo um serviço de limpeza coifa se tornou mais tecnológico, mas naquela época, tudo era novidade e esta é considerada até hoje como uma das maiores conquistas da humanidade.

Possibilidades

A tecnologia tem possibilitado a exploração de planetas e de vários outros corpos celestes, como a Lua.

Uma das formas de fazer isso é por meio de experiências virtuais imersivas para que as pessoas possam explorar o universo, sem nem mesmo sair do chão.

Isso se faz por meio do uso de satélites interplanetários que conseguem capturar e transmitir imagens e informações de alta resolução, que são processadas e compiladas em modelos 3D.

Em uma escola com porta de vidro de correr automática no laboratório, esse avanço é muito interessante porque pode funcionar como ferramenta de aprendizagem para os alunos.

Também os aplicativos de realidade virtual que se baseiam no espaço trazem desafios para quem desenvolve satélites interplanetários.

Para que o processo seja um sucesso é resistir a condições adversas, os satélites precisam ser projetados com materiais e componentes robustos. Isso ajuda a suportar o estresse térmico, poeira, temperaturas extremas, entre outros acontecimentos.

Por isso, cientistas estudam a possibilidade de desenvolver satélites por meio de realidade virtual, algo que se mostra como uma solução inovadora, embora cheio de desafios.

Missões espaciais: presente e futuro

Existem missões espaciais atuais e futuras que estão expandindo o conhecimento da humanidade sobre o universo. Entre eles estão:

  • Transformar asteroides em espaçonaves;
  • Robô metamorfo;
  • Bloqueador de luz no espaço;
  • Trajes espaciais.

Existe um projeto conhecido como RAMA que tem como objetivo utilizar asteroides modificados para que sirvam como espaçonave. Isso é feito por meio de robôs inteligentes que ajudam a reduzir os custos de lançamentos terrestres.

O robô metamorfo consegue se transformar em diferentes dispositivos que possam nadar e até se separar para se transformar em robôs voadores. O objetivo é poder explorar diversos ambientes em planetas vizinhos e outros corpos celestes.

A NASA também está estudando um bloqueador de luz que ajuda a conhecer melhor a imensidão do espaço. 

É um dispositivo capaz de bloquear a luminosidade de algumas estrelas para estudar melhor outros planetas.

Por fim, até mesmo as roupas dos astronautas estão passando por mudanças para que os trajes sejam menos pesados, usando para isso robótica suave de pele auto regenerativa e sensores que coletam dados em tempo real

Assim como um projeto de spda pronto, o universo vem passando por diversas revoluções que dizem respeito à compreensão do universo.

Além de incrementar à compreensão do cosmos, é essencial descobrir novas tecnologias e maneiras de explorá-las, pois, por meio delas, será possível, então, conceber novos horizontes a se explorar.

Aumentando a compreensão do cosmos

A tecnologia de hoje permite que as pessoas façam muitas coisas sem nem mesmo precisar sair de casa, por exemplo, contratar locação de impressora brother. Tudo isso se deve a profissionais e cientistas que não param de estudar e produzir.

A busca por vida extraterrestre, estudo sobre a formação de estrelas e a exploração de outros planetas estão desafiando o ser humano em seu processo de compreensão do cosmos.

Muitos cientistas e astronautas acreditam que o universo é muito grande para descartar qualquer outro tipo de vida fora da Terra. O que acontece é que a forma de vida conhecida é muito baseada no tipo de energia recebida do Sol.

Essa é a realidade do planeta Terra, mas não se aplica a outros planetas que existem sob outras condições e que por isso podem ter outras formas de vida diferentes.

Por isso é fundamental ter cuidado durante a exploração espacial, principalmente quando ela puder ser transformada em turismo.

Isso envolve uma necessidade de transformar a astronomia em um campo cada vez mais acessível, diverso e inclusivo para todos.

Benefícios da exploração espacial

Toda a sociedade, o que inclui pessoas em empresas, como uma de blindagem de autos, se beneficia com a exploração espacial e o avanço tecnológico.

Esses benefícios podem ser divididos entre benefícios diretos, ou seja, aqueles que são obtidos diretamente por meio da cobrança de serviços que usam espaço, ou benefícios indiretos.

Um exemplo de benefício indireto é um sinal de alerta de desastre proveniente de um o satélite, ou então os benefícios de poder fazer um planejamento avançado de colheita e previsão da quantidade de água para a população e para a agricultura.

Embora os valores indiretos possam ser difíceis de determinar no que diz respeito à quantidade, o fato é que eles são realmente muito relevantes.

É assim que uma empresa de laudo de compressor de ar consegue até mesmo saber qual será a previsão do tempo para uma semana com demanda maior.

É justamente por isso que o mercado espacial Internacional está crescendo e trazendo lucros globais para o planeta. Tanto é que o número de satélites em órbita aumentou 40% nos últimos anos e essa contribuição vem de pequenos satélites na órbita terrestre.

O maior crescimento, contudo, aconteceu no setor de observação da Terra, o que traz benefícios para a agricultura, consegue detectar mudanças na superfície, colabora com a meteorologia e faz o levantamento de recursos.

No futuro, toda a sociedade, sendo pessoas, indústrias e negócios como uma empresa de vigilante, poderão aproveitar ainda mais todas as facilidades e benefícios da exploração espacial.

Considerações finais

O ser humano sempre teve muita consideração em relação ao universo, e isso é natural, afinal ele é infinito e possui uma quantidade ainda indefinida de planetas e possibilidades que o homem ainda não conseguiu desvendar.

São conhecimentos fundamentais para que o ser humano possa lidar melhor com o próprio planeta, antever desastres e fazer com que a tecnologia evolua cada vez mais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Aplicativo IDSYNC desenvolvido pela Gateware registra presença por meio de Reconhecimento Facial

Pensando em diminuir o número de fraudes no momento de registrar presença...

O Brasil está perdendo talentos de TI para o exterior

Por Gabriel Ferreira, CEO da Coodesh A inovação no setor de recrutamento...

Future Hacker lançará conteúdo inédito com IA em evento Clic 2024 da Unimed

O Future Hacker,  rede global com mais de 300 especialistas em ciência...

Nova solução para varejo digital vai monitorar e identificar problemas de usuários em tempo real

Com a transformação digital, houve uma mudança no varejo: não só a...