terça-feira , 5 março 2024
Ínicio Noticias Iniciativa Brasileira busca aliar IA, sustentabilidade e tecnologia
NoticiasTecnologia

Iniciativa Brasileira busca aliar IA, sustentabilidade e tecnologia

Curso de Green Software criado a partir de inteligência artificial busca qualificar profissionais de tecnologia para modelo sustentável de programação

93

Muito se engana quem acredita que um profissional atrás de um computador não está contribuindo para o efeito estufa ou pelas mudanças climáticas, esse, inclusive é um dos principais fatores que contribuem para que isso aconteça.

O uso de códigos complexos, isto é, códigos mortos, infraestruturas não otimizadas e metodologias ultrapassadas, demanda mais energia e eletricidade, fazendo com que mais recursos naturais precisem ser disponibilizados para sustentar data centers, emitindo a quantidade de CO2 emitida na atmosfera.

Dados alarmantes indicam que cerca de 1% da energia consumida diariamente no mundo é usada em data centers – o equivalente ao consumo de energia da Austrália inteira em um único dia.

Atividade física: os 5 aplicativos de exercícios gratuitos mais úteis

Analisando as previsões de crescimento da tecnologia nos próximos anos, esse cenário não tende a diminuir. O futuro está sendo construído cada vez mais através de softwares e cabe a nós, desde já, buscarmos por soluções que reduzam essa dependência com eficiência e utilizem recursos naturais de forma inteligente.

Curso de Green Software Development
A DIO, startup brasileira Technology Pioneer 2023, em parceria com a Fundação iamtheCODE, primeiro movimento liderado pela África para educação de ciência e tecnologia no mundo, está buscando conscientizar profissionais através de um código mais limpo e sustentável, conhecido como Green Code ou Green Software.

Desta parceria, nasceu o curso Green Software Development, um conteúdo criado a partir de um modelo exclusivo de inteligência artificial para educação desenvolvido pelo time de educadores da DIO, que possibilitou a redução de 500% de esforços e recursos computacionais, utilizando 5 vezes menos energia em sua produção, em relação aos métodos tradicionais de programação.

O curso foi lançado na última semana em Davos, na Suíça, durante a reunião anual do World Economic Forum, visando alcançar, conscientizar e unir profissionais da tecnologia pelo mundo todo em um movimento global de transformação.

Com adesão gratuita e disponível em 4 idiomas diferentes – português, inglês, espanhol e francês – o conteúdo é voltado para profissionais de tecnologia aprenderem a otimizar seus códigos com base nos princípios arquitetônicos da sustentabilidade com uma lógica e plataforma mais verdes e uma metodologia mais ecológica.

Abrir portas para uma formação que transcende fronteiras nacionais e se insere no contexto de um futuro tecnológico mais responsável e ecologicamente viável faz parte do compromisso firmado das empresas com o planeta, de forma a acessibilizar o conhecimento e a prática da programação sustentável em âmbito global.

Encanador viraliza na web ao criar puxador para tampa de caixa de gordura; especialista comenta!

A inscrição no curso Green Software Development é gratuita e está disponível em 2 idiomas pelo site.

Para o CEO Iglá Generoso, estamos no momento certo para começar a agir se quisermos realmente transformar o mundo,  “O uso da inteligência artificial aplicada na educação nos permitiu quebrar barreiras continentais, escalar exponencialmente a produção de atividades educativas, principalmente em temas urgentes como o clima, e repensar como preparamos os estudantes de tecnologia para um futuro mais dinâmico e global, finaliza.

As inscrições podem ser feitas pelo link.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

O Papel da Fotografia Corporativa na Estratégia de Marketing Digital

Em um mundo onde a imagem de uma marca pode ser tão...

Constelação Familiar e Saúde Mental: Uma Perspectiva Terapêutica

A saúde mental, fundamental para o bem-estar geral do indivíduo, é influenciada...

4 dicas úteis para poupar dinheiro usando a internet

Em meio a realidade dos altos preços, uma tendência se destaca: a...

Inteligência Artificial Generativa: como o varejo pode aproveitar a tecnologia para gerar inovação

*Por Carlos Siqueira A pandemia global acelerou a adoção digital em várias...