quinta-feira , 29 fevereiro 2024
Ínicio Agronegócio Novo protocolo de pastagem ajuda na eficiência da pecuária
AgronegócioNoticias

Novo protocolo de pastagem ajuda na eficiência da pecuária

Desenvolvido pela Harvest Agro, Pasto Forte tem como objetivo proporcionar maior rentabilidade aliada a uma nutrição precisa dos bovinos

87

Na atividade pecuária, seja para corte ou leite, um dos principais desafios é aliar eficiência na produtividade, seja no ganho de peso dos animais ou aumento de produção de leite, a uma boa economia de recursos. Entretanto, essa tarefa não é nada fácil, afinal, um dos maiores gastos de uma fazenda pecuária é justamente nos insumos para alimentação.

Para ajudar a classe produtora nesse desafio, a Harvest Agro, empresa do Grupo Wirstchat, com sede em Olímpia-SP, desenvolveu e já disponibiliza ao mercado, o Programa Pasto Forte. Se trata de um protocolo de adubação de pastagem como o objetivo de gerar ganho de peso de forma eficiente aos animais por meio de pastagens de qualidade, aumentando a oferta de capim e seus níveis nutricionais de forma sustentável.

Goiás tem 14 municípios entre os 100 mais ricos em agronegócio do Brasil

Agronegócio tem oportunidades, mas não é simples aproveitá-las

Segundo Luiz Vezozzo, gerente de pastagem na Harvest Agro, o programa vem sendo testado há pouco mais de um ano e tem apresentado diversos benefícios aos pecuaristas. Entre esses ganhos, pode-se destacar: o aumento de MS (massa seca) e dos elementos nutricionais na folha, além do custo reduzido em comparação às outras tecnologias. Nota-se também o efeito antiestresse do pasto devido ao o balanço perfeito de aminoácidos livres e ainda a indução de produção de fitoalexinas; hormônios tanino e elignina, resultando em desintoxicação da planta após estresse por herbicidas e seca.

Ainda de acordo com o profissional, nas áreas onde o produto vem sendo utilizado observou-se ainda a maior eficiência e mobilidade de nutrientes favorecendo sua distribuição nas plantas, resultando em pastagens mais saudáveis e produtivas. “Nosso protocolo proporciona também maior compatibilidade de mistura no pulverizador, melhor enraizamento e arranque inicial, assim as plantas atingem altura superior e geram maior massa de peso com maior lucratividade ao agropecuarista”, destaca.

O Pasto Forte é composto por cinco produtos, são eles: Stimullum, Impact, Pasto Max, Guepardo e o N32. “Podemos dizer seguramente que o nosso programa é o mais completo.  Ele é composto por cinco macronutrientes, sete micronutrientes além da cadeia completa de aminoácidos e extrato de algas que garantem um efeito residual no pós primeiro corte”, diz o gerente de pastagem.

Esse efeito é importante pois, no modelo tradicional onde se aplica somente a uréia, após o primeiro corte pelos animais, perde-se o efeito nutricional das plantas, reduzindo novamente a oferta de pasto. Já utilizando o Pasto Forte o sistema radicular da forragem solta novas radicelas promovendo de forma residual o ciclo positivo da pastagem

Uma outra vantagem do protocolo da Harvest Agro é o resultado rápido, por isso conta com duas aplicações em fases diferentes. “Em 40 dias, é possível voltar os animais no pasto tratado.  A absorção pelas plantas dos nutrientes de nossos produtos é mais eficaz, em função da tecnologia adotada, são poucas as empresas que têm essas soluções foliares”, finaliza Vezozzo

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Filho de imigrantes, ex-motoboy teve três motos roubadas e hoje é sócio de franquia que fatura R$ 30 milhões por ano

Antonio David Ferreira nasceu em uma família de imigrantes portugueses com nove...

Farmácias Raia e Drogasil começam a vacinar contra a gripe nesta sexta-feira (1º)

Quem quiser tomar a vacina contra a gripe já pode fazer o agendamento...

Quer abrir uma franquia do seu restaurante? Automação é essencial para esse próximo passo

Quando uma empresa do setor de gastronomia está obtendo sucesso e gerando...

Multinacional lança portal gratuito com informações exclusivas para o produtor

A multinacional portuguesa Ascenza em sua busca contínua por uma comunicação eficaz...