O que devo saber antes de fazer uma entrevista de emprego?

Quando entrevistado, é importante tomar alguns cuidados que podem te fazer bem sucedido na hora da contratação

0
Publicidade

Após as Revoluções Industriais, é de comum acordo entre todos que o mundo sofreu um gigantesco marco. Seja no meio ambiente, no seio familiar ou no meio profissional, o modo como as coisas eram antes desse período foi bruscamente mudado.

No meio profissional, hoje em dia, após essas revoluções, vemos situações que acontecem em decorrência da grande expansão e difusão do conhecimento: muitos profissionais capacitados para vagas específicas de emprego, o que acarreta em várias pessoas, mesmo que cheias de habilidades, desempregadas.

Quando se dedica tempo em uma carreira, é difícil pensar em fazer outra coisa a não ser trabalhar na sua profissão. Todavia, em tempos onde tudo acontece muito rápido e as pessoas se apegam ao mesmo passo que se desapegam, o desemprego é uma situação que é condizente a todos, sem exceção. Em empresas de grande ou pequeno porte, o desemprego pode atingir qualquer profissional.

Visando a facilidade que é estar afastado da área de trabalho, como também a quantidade de pessoas que já estão nessa condição, a gestora de carreiras Madalena Feliciano, dá dicas do que é importante saber antes de fazer uma entrevista de emprego. “A entrevista de emprego é a porta de entrada para a sua contratação. Como a primeira impressão é a que fica, é de vital importância para a sua carreira a realização de uma boa reunião”, comenta a especialista.

Publicidade
  • Conheça a empresa: Não apenas saber qual o ramo de serviço, é importante também se atentar aos valores, missões e objetivos da empresa.  “Sabendo quais os seus objetivos, você poderá oferecer soluções para possíveis problemas, desse modo, vendendo qualidades suas que são pertinentes à empresa em questão”, explica a gestora.
  • Se prepare emocionalmente: Assim como ninguém casa buscando se divorciar, ninguém vai a uma entrevista de emprego esperando que dê errado. Para Madalena, “É normal criar expectativas quanto ao sucesso da reunião, entretanto é essencial que o candidato esteja preparado para um ‘sim’ e um ‘não’. Nessas horas, se deve sempre tentar controlar a ansiedade e euforia.”
  • Tenha em mente o que dirá: Não adianta somente se preparar emocionalmente e na hora de responder as perguntas e discorrer sobre si mesmo se sair mal. Antes de qualquer entrevista, veja o que é pertinente a ser dito sobre você que gerará lucros à empresa. “Dizer que você é formado em marketing digital, mas não está buscando uma vaga nesse ramo, não será de interesse ao entrevistador. Por isso, foque nas suas qualidades que são de relevância para esse emprego”, explana Madalena.
  • Seja direto: Na hora de responder as perguntas, não fique contornando a ponto de acabar se perdendo sobre o que foi perguntado. Responda ao que foi perguntado de forma direta, sem rodeios, para que não se prolongue mais o que não é necessário. Segundo Madalena, “Não há nada pior do que esperar uma resposta e não receber.  Quando solicitado, responda exatamente o que lhe fora pedido”.

Na hora da entrevista de emprego, é necessário se atentar aos detalhes, pois o entrevistador fará a devida observação. “Se planeje da maneira correta para ter as maiores chances possíveis de contratação”, finaliza Madalena.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui