O que é Business Messages?

Publicidade

Com o avanço da tecnologia, o meio digital se tornou cada vez mais comum na vida de todos que estão conectados a internet e, consequentemente, o e-commerce também. Iremos entender um pouco mais a fundo o que é o Business Messages e suas vantagens.

O Business Messages é uma ferramenta da Google que tem como principal objetivo facilitar a comunicação entre as empresas e seus clientes. Tal ferramenta tem alcance global e pode ser utilizada tanto pelo mecanismo de pesquisa padrão quanto pelo Maps.

Pense que, nos dias atuais, é cada vez mais comum pesquisarmos mais sobre as empresas na qual iremos fechar algum tipo de negócio, seja ela de qualquer ramo, vendedora de comida congelada para semana ou de serviços de tecnologia.

Publicidade

Para sermos mais exatos, 67% dos consumidores da plataforma pesquisam as empresas no Google antes de fechar negócio na semana, fazendo com que a empresa tenha de criar uma plataforma consolidada e confiável para que seja útil ao consumidor.

Mas, afinal de contas, como funciona essa ferramenta? É o que vamos entender agora, nos aprofundando mais em seu conceito e descrevendo suas funcionalidades. Acompanhe a leitura!

Conceito do Business Messages

Como já dito anteriormente, a ferramenta tem como principal objetivo facilitar a comunicação entre empresas e funcionários, e para isso existe um canal de mensagens onde o consumidor pode conversar com a loja sem grandes dificuldades. 

Se um cliente quer saber mais sobre algum rótulo de vinho personalizado, então é só ele pesquisar o nome da empresa na qual sabe que esse produto é comercializado no Google ou no Maps, e pronto: ele terá algumas opções de como entrar em contato com o comércio.

Ao fazer esta ação, diversas análises sobre o local, fotos e, às vezes, vídeos sobre o local ficarão disponíveis ao possível cliente. A ferramenta irá disponibilizar uma nova opção semelhante ao ícone de mensagens do Facebook.

Esta opção irá redirecionar o usuário para uma espécie de chat personalizado, onde ele poderá conversar diretamente com a loja para tirar possíveis dúvidas e fazer algumas observações sobre o produto, criando assim um sistema parecido com FAQ.

Logicamente que, caso sua dúvida de como realizar a locação de espaço comercial, por exemplo, é muito mais fácil sanar a sua dúvida pela FAQ. Pense que a ferramenta é útil para um atendimento mais personalizado e específico.

Uma simples ação dessa gera bastante engajamento por parte de outros usuários, criando uma espécie de comunidade, possibilitando que os próprios usuários dêem mais informações sobre o estabelecimento para usuários mais novos.

Qual a importância desse mensageiro do Google?

Com um mercado cada vez mais competitivo e que busca mais atenção e tempo de seus possíveis leads e usuários, ter uma ferramenta que dê informações adicionais aos clientes é de extrema importância para a marca.

Pensemos em, por exemplo, empresas de instalação elétrica, ter uma ferramenta que disponibiliza feedbacks, informações como localização, dicas para se chegar com pontos de referências, estilo de atendimento, entre outros, mostra um certo zelo da empresa.

Deixar espaço para que outros usuários deixem a sua opinião sobre os serviços prestados, forma de atendimento e outros, aumenta a relevância do negócio, o alcance para outros usuários e prospecção de novos clientes.

Além disso, esse recurso permite que as empresas:

  • Mantenham informações atualizadas;
  • Visualizem comentários;
  • Integrem chatbots em suas plataformas;
  • Façam contato simultâneo com seus clientes.

Sem contar também a satisfação de alguém ao ter uma dúvida respondida pelo sistema de Business Messages. O meio digital aumenta a sua relevância em meio a tantos outros concorrentes no meio, então um diferencial é de extrema importância.

Vantagens de se aplicar a ferramenta

Seja a sua empresa focada em oferecer sinalização vertical de regulamentação ou serviços logísticos, sua empresa pode conseguir várias vantagens ao aplicar os conceitos de Business Messages em seu dia a dia. Confira algumas delas a seguir.

1 – Maior interatividade com os leads

Como já dito anteriormente, um público mais engajado é um público que melhor entende suas estratégias e apoia seus produtos e serviços, e em um meio cada vez mais competitivo, ter uma comunidade fiel é uma grande vantagem.

Pense que, quanto mais pessoas engajadas com o seu projeto e seus serviços, maior será o seu alcance e autoridade sobre assunto, e maior a chance do seu público realizar o marketing espontâneo e divulgar por eles mesmo seus produtos.

Outro aspecto positivo deste tipo de estratégia é que, após o primeiro contato com o usuário que precisou usar a ferramenta, você pode tentar engajá-lo novamente através de notificações ativas pelo seu próprio site.

Dessa forma, usuários que já te visitaram podem continuar recebendo conteúdo e campanhas promocionais, se tornando assim mais interessante para eles.

2 – Maior integração com o Take Blip

Take Blip é uma plataforma integrada ao Business Messages que oferece serviços e suporte para chatbox, fazendo assim com que ele funcione de forma prática e eficiente, seja qual for o foco de sua empresa, aluguel de berçário particular ou serviços de entregas.

Os serviços de chatbox tem como objetivo manter uma conversa com um usuário humano utilizando de uma linguagem o mais natural possível, através de aplicativos, softwares e outras plataformas como o próprio Business Messages.

A plataforma oferece diversos tipos de benefícios ao usuário como segurança de dados tanto da empresa quanto do usuário, automatização em várias funcionalidades, integração com outras plataformas de comunicação, dinamização na conversa, etc.

Mas, por que esse tipo de software é importante? Vamos supor que você esteja procurando comprar um notebook para escritório e decida utilizar o serviço de Business Messages de uma empresa que você confie.

Esse serviço além de agilizar todo o processo, sendo totalmente automatizado, faz com que a estratégia tenha sentido e te atenda de forma eficaz e de prontidão. Nesse caso, se o atendimento fosse mais humanizado, poderia acontecer atritos e demora no atendimento.

Dessa forma, é possível que a plataforma atenda diversos clientes ao mesmo tempo e seja eficaz, sem deixar nenhum deles insatisfeito com o serviço, pois acima de qualquer coisa, ela tem de ser prática e útil.

3 – Pode ter ligação com as suas redes sociais

Seja sua empresa focada em serviço de entregas, ou aluguel de sala comercial por hora, utilizar as redes sociais para divulgar que está utilizando do serviço do Business Messages é uma boa forma de mostrar ao seu público que se importa com eles.

Além das redes sociais serem uma ótima ferramenta para expandir o seu negócio, atrair e engajar novos e possíveis clientes, e aumentar o alcance da sua marca como um todo, elas podem aumentar o índice de engajamento de seu público com o seu negócio.

Lembre-se que o marketing espontâneo é extremamente bem vindo e, caso seu público comece a fazer o marketing da sua empresa por conta própria, a chance de seu comércio se tornar mais relevante e atingir o sucesso é ainda maior.

Educar o seu público e explicar como funciona o Business Messages e mostrar a eles que podem utilizar dessa ferramenta para conseguir mais informações sobre o seu negócio é responsabilidade sua e de sua equipe de marketing.

Considerações finais

Neste artigo entendemos melhor como utilizar do conceito e da ferramenta Business Messages, aplicando-o de forma mais eficiente e compreendendo melhor como funciona o seu fluxo, ou seja, como ele de fato funciona.

Porém, fazer um ótimo trabalho apenas com essa ferramenta pode não ser o suficiente para que sua empresa se torne efetivamente a mais relevante no mercado.

No entanto, é inquestionável o seu poder e características que atraem os clientes para o seu site ou página.

Pense que tal prática é uma das várias ações necessárias para que sua empresa se torne irresistível e que mude a percepção de outras pessoas sobre ela, começando a enxergá-la como uma empresa em potencial que tem seu valor e importância no mercado.

O mundo digital trouxe diversos benefícios para empresas de todos os portes, portanto, saiba que é um trabalho difícil se tornar relevante no ramo onde seu negócio está, mas é bem mais fácil do que antigamente.

Utilize de todas essas ferramentas para, mesmo que de forma devagar, sua empresa se expanda e que estratégias como marketing de conteúdo, link building e o próprio Business Messages tragam cada vez mais qualidade de conteúdo a sua marca.

As redes sociais podem ser grandes aliadas para a divulgação de todas essas outras ferramentas, fazendo assim com que todos vejam a sua preocupação em trazer melhorias e conteúdo de qualidade para seus leads e seguidores.

Por fim, esperamos que essas dicas e orientações tenham te ajudado a compreender um pouco melhor como funciona o Business Messages. Adapte todas essas informações a realidade de seu negócio e comece agora mesmo a empreender ainda melhor!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui