O que é Buzz marketing?

1

O buzz marketing é uma das estratégias que podem ser adotadas por empresas que desejam encontrar cada vez mais formas de divulgar seus produtos e serviços, e um deles é a propaganda boca a boca.

Isso porque as marcas que querem se destacar entre os consumidores precisam adotar os melhores canais de comunicação. Assim, fica mais fácil impactar o público-alvo.

O buzz marketing surge como uma boa alternativa porque ele contribui com o branding (gestão da marca) da organização. Afinal, quanto mais pessoas se conectam aos seus conteúdos, mais elas passam a conhecer seus valores e a marca em si.

Eles se tornam ainda mais poderosos quando os clientes os compartilham em seus perfis nas redes sociais, aumentando seu alcance e incentivando as pessoas a falarem sobre a marca, seus produtos e serviços.

É a mesma situação quando surge um assunto que todo mundo fala, sendo difícil fugir dele em qualquer lugar, seja no trabalho, em casa, em um churrasco em família ou diversas outras situações.

Qualquer marca pode conseguir esse destaque, fazendo com que se torne cada vez mais conhecida entre as pessoas, e é aqui que entram as estratégias de buzz marketing.

Neste artigo, vamos explicar o seu conceito, como elaborá-lo de maneira eficaz e quais são as suas vantagens. Então, se você tem dúvidas, acompanhe a leitura.

O que é buzz marketing?

O buzz marketing é uma estratégia que tem como objetivo fazer com que as pessoas comentem a respeito de uma marca. Funciona com o uso de diferentes conteúdos, como textos e vídeos, inserindo a empresa nos assuntos em pauta em diversos canais.

Em outras palavras, esse tipo de marketing tem como principal ideia fazer com que as pessoas falem sobre uma marca por meio de conteúdos relevantes.

Quando uma escola de aula de violão infantil usa o buzz marketing, seu objetivo não é vender os seus serviços, mas sim, ser comentada entre os consumidores, aumentando o engajamento do público-alvo e sua presença digital.

É importante dizer que essa estratégia é diferente do marketing viral, que tem como intuito transmitir uma mensagem rapidamente, aumentando seu compartilhamento nas redes sociais, por exemplo.

O buzz marketing não quer gerar qualquer tipo de impacto, uma vez que ele pretende ir além, fazendo com que as pessoas conversem sobre a marca.

Agora que você já conhece o conceito dessa estratégia, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas para colocá-la em prática. 

Como elaborar buzz marketing?

Para colocar esse tipo de marketing em ação, existem algumas estratégias infalíveis para qualquer tipo de negócio, como no caso de uma fabricante de placas informativas personalizadas. São elas:

1 – Usar os botões buzz

Esses botões são gatilhos que despertam a atenção das pessoas. Exemplos disso são os temas que aguçam a curiosidade e fazem com que os consumidores sintam que precisam ver algo de perto. Dentre os temas mais comuns estão:

  • Segredos;
  • Tabus;
  • Temas hilários;
  • Conteúdos incomuns;
  • Assuntos chocantes;
  • Pautas extraordinárias.

Se uma marca apela para algum deles consegue chamar a atenção das pessoas e fazem com que comentem sobre ela.

2 – Elaborar um plano

Uma fabricante de convites personalizados precisa definir os objetivos de suas campanhas de buzz marketing e qual público-alvo quer impactar.

O objetivo é iniciar uma conversa, por isso, os conteúdos trabalhados precisam motivar as pessoas. Dessa forma, devem estar atrelados aos interesses de sua persona, de fácil compreensão e alinhados à marca.

3 – Criar uma rede de contatos

Para iniciar qualquer tipo de conversa, primeiro a marca precisa ter o seu público, e hoje em dia, isso é bem mais fácil com as redes sociais. Dessa forma, uma boa dica é começar a conversa por meio dessas plataformas.

No meio físico, essa ação pode ser feita em feiras e eventos, distribuindo cartões de visita, folders e outros materiais para o público-alvo.

Uma joalheria, por exemplo, também pode realizar eventos com formadores de opiniões acerca de seus produtos, como anel de prata com diamante, distribuir brindes e pedir que as pessoas façam avaliações em seu site ou blog.

4 – Surpreender o cliente

Fazer algo que o cliente não espera certamente vai surpreendê-lo e garantir uma experiência positiva que vai instigá-lo a compartilhar.

Uma boa dica nesse sentido é enviar uma carta escrita pelo próprio presidente da companhia, parabenizando o cliente pelo seu aniversário.

5 – Despertar a curiosidade

Ao se comunicar com o público, uma fabricante de envelope personalizado para imprimir pode dar dicas sobre seu produto ou ela mesma, de maneira a deixar as pessoas curiosas.

A marca não deve entregar a informação de bandeja, mas estimular teorias relacionadas a sua próxima ação ou lançamento.

Um exemplo de empresa que faz isso muito bem são as produtoras de filmes, que costumam soltar spoilers aos poucos. Isso deixa os espectadores extremamente curiosos.

O que elas fazem é apenas especular o enredo, o que pode acontecer com os personagens e mostrar algumas cenas que vão impactar o público e aguçar sua curiosidade.

Além disso, cada lançamento deve ser cercado de expectativas, e para fazer isso, crie rumores sobre o que pode vir por aí.

É dessa forma que as pessoas ficam mais curiosas e ansiosas para saber, além de que elas vão comentar e espalhar os rumores e a mensagem da sua marca.

6 – Elabore parcerias

Algumas parcerias podem aumentar sua visibilidade e credibilidade em diferentes canais, como as feitas com influenciadores e atletas. Isso porque os consumidores costumam concordar com eles e confiar em suas indicações.

Os influenciadores digitais são mais acessíveis e ótimos para as marcas menores. Para formar uma parceria frutífera com eles, uma dica é enviar um brinde ou uma amostra do seu produto.

Por outro lado, artistas e atletas famosos costumam cobrar um cachê mais elevado, e uma empresa terceirizada de motoboy, por exemplo, precisará entrar em contato com seu empresário.

7 – Sair do comum

A marca precisa criar conteúdos que contribuam para o seu branding e para encantar a sua audiência. Por isso, suas campanhas precisam oferecer o reconhecimento desejado e garantir mais notoriedade à companhia. Portanto, seja criativo.

Vantagens do buzz marketing

Investir nessa estratégia traz muitos benefícios para o negócio. Exemplo disso é seu baixo investimento, pois mesmo que você precise arcar com um custo inicial, os comentários crescem por conta própria.

Tudo vai ficar por conta dos consumidores, que vão falar sobre a marca e suas ações, de forma gratuita, trazendo um retorno muito maior.

Sem falar que, com um bom planejamento e criatividade, é possível estar na boca e na mente do povo, por meio de ações simples e baratas.

Ou seja, a empresa chama a atenção de um público enorme, fazendo um investimento baixo para isso. É um contato capaz de gerar leads que em algum momento se tornarão clientes.

O alcance da marca também melhora, visto que uma empresa de entrega de encomendas, por exemplo, passa a trabalhar com uma ação que funciona como uma avalanche.

Isso porque um grupo inicial vai falar sobre as ações da empresa com outras pessoas de seu convívio. Ao compartilhar os conteúdos, esses contatos reproduzem essa ação e a informação começa a ser repassada.

É dessa forma que o alcance aumenta e mais pessoas vão ficar sabendo sobre o que acontece, viralizando a pauta em circulação.

Por fim, seu negócio conquista mais credibilidade, afinal, aquela premissa de que um consumidor acredita no outro é super válida.

Os comentários partirão de clientes que tiveram contato com o produto ou serviço, como ppra construção civil. Seus depoimentos são muito importantes e valiosos para outras pessoas com o mesmo interesse.

Dessa forma, os demais consumidores sentirão vontade de experimentar a oferta. Sem falar que o buzz marketing tem como foco os consumidores pioneiros e aqueles conhecidos como early adopters.

São pessoas sempre atentas às novidades e elas costumam ser reconhecidas por outras. Estão dispostas a testar um produto ou serviço e vão dizer com toda sinceridade se eles entregam o que prometem.

Quando uma marca satisfaz esse público e eles recomendam a soluções, é como se ela conquistasse o selo de qualidade mais importante do mercado.

Conclusão

Conquistar os consumidores e se destacar em meio à concorrência não é uma tarefa fácil, afinal, existem milhares de marcas que oferecem o mesmo produto ou serviço que o seu negócio.

Contudo, não é uma missão impossível, desde que você saiba em quais estratégias investir, como o buzz marketing.

É essa ação que vai estimular a propaganda boca a boca entre as pessoas que compõem o seu público-alvo, uma ação tão valiosa, mas tão difícil de ser conquistada.

Seguindo as nossas dicas, você estará munido com todas as informações que precisa para despertar a curiosidade dos seus clientes e potenciais clientes, e aumentar o alcance do seu negócio no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui