O que uma empresa precisa para se tornar um unicórnio?

Publicidade

Você sabe o que empresas como o Nubank, o Airbnb, o Pinterest, o Uber, o Ifood, o Spotify e outras grandes empresas têm em comum? Elas são consideradas unicórnios! Além de terem revolucionado o mercado com uma ideia inovadora, essas companhias alcançaram um patamar altíssimo no mercado mundial. 

Existem startups que já ocupam a lista de unicórnios e algumas que estão quase lá. As startups são empresas que são baseadas na inovação e na escalabilidade. Desde hospedagens, passando por previdência privada corporativa até as redes sociais, em vários segmentos surgiram empresas que trouxeram algo realmente novo para o mercado. 

O que é uma empresa unicórnio? 

Uma empresa unicórnio é aquela que conseguiu ter uma avaliação de mercado superior a US$ 1 bilhão sem abrir o seu capital, ou seja, antes de iniciarem uma IPO na Bolsa de Valores para captar novos investimentos. 

Publicidade

O termo surgiu quando a investidora-anjo Aileen Lee publicou o artigo “Welcome To The Unicorn Club: Learning From Billion-Dollar Startups”, que em português significa, “Bem-Vindo ao Clube do Unicórnio: aprendendo com startups de bilhões de dólares”. Na época, a matéria identificou 39 empresas unicórnios ao redor do mundo. 

Segundo dados da consultoria CB Insights, atualmente há cerca de 725 empresas unicórnios em todo o mundo. Sendo que 209 delas se tornaram unicórnios no primeiro semestre de 2021. 

No artigo, Aileen aponta que as primeiras empresas unicórnio surgiram ainda nos anos 1990. O Google foi considerado por ela o “super unicórnio” da década. A expansão desse tipo de empresa cresceu a partir dos anos 2000. 

Como transformar uma empresa em um unicórnio? 

Todos os empreendedores que estão criando novos negócios sonham em construir empresas unicórnios. Mas qual será o caminho para isso? Existe uma fórmula? A resposta é NÃO! Porém, de acordo com a experiência das startups unicórnios que estão no mercado, podemos citar algumas dicas que podem ajudar a sua empresa a ser a próxima unicórnio brasileiro. 

Confira as dicas abaixo:

Se mantenha fiel a seus princípios 

A consultoria CB Insights aponta que ter fidelidade aos princípios aumenta as chances de sucesso do negócio. Isso porque a empresa cria uma cultura forte em torno dos seus valores e da sua missão no mercado. 

Esse é o caminho para manter os colaboradores engajados em suas funções. Um estudo da consultoria bunch.ai, estima que empresas que focam no seu propósito e tenham bons princípios possuem 44% mais chances de se tornarem unicórnios. 

Quais são os valores do seu negócio? Imagine que sua empresa tenha como princípios frete grátis e envio rápido como benefício aos clientes, o seu negócio deve manter esse princípio em todas as fases da empresa, mesmo com possíveis dificuldades. 

Inove com a ajuda da tecnologia 

A maioria das empresas unicórnio investe pesado em tecnologia. A inovação é a chave para uma startup de sucesso e isso se torna possível por meio das tecnologias existentes no mercado. 

O primeiro passo é criar algo inovador e o segundo é estruturar o projeto com base na tecnologia. Faça pesquisa de mercado, crie sua ideia de produto, defina o modelo do negócio e construa a solução da sua empresa. 

Não se perca em minúcias 

De acordo com pesquisas, empresas que focam em detalhes têm 21% mais chances de falhar. Isso acontece porque a dinâmica de uma startup prevê um modelo de negócio ágil com foco em escalabilidade, ou seja, capaz de atender a uma forte demanda do mercado.

Por isso, o foco da empresa não deve ser nos detalhes e sim na adoção de uma metodologia ágil que torne a empresa mais eficiente. É claro que isso não significa entregar produtos e serviços de péssima qualidade, mas sim pensar na escalabilidade como meio principal e planejar a melhoria contínua do que sua empresa oferece aos clientes. 

Tenha foco nos resultados 

Segundo a bunch.ai, as empresas que direcionam e focam nos seus resultados possuem 15% mais chances de serem bem-sucedidas no mercado. Portanto é importante alinhar as expectativas de gestão e colaboradores para que ambos estejam comprometidos com o objetivo. 

Tenha uma boa cultura organizacional 

Outro ponto em comum das empresas unicórnio é que elas possuem uma cultura organizacional forte. Nestes negócios, os colaboradores se sentem parte do negócio, sendo realmente valorizados pela empresa. Esse ponto é fundamental para que os profissionais tenham comprometimento com os objetivos do negócio e sejam produtivos para a empresa. 

Além de encurtar o caminho para o sucesso no mercado, uma boa cultura organizacional é essencial para reduzir taxas de turnover e atrair os melhores talentos profissionais do mercado. Isso também se reflete na construção de uma audiência de qualidade para que o negócio cresça rapidamente no mercado. 

Bom, estas são apenas algumas dicas que podem ajudar a sua empresa a se tornar um unicórnio. O caminho é árduo, mas nada é impossível! Você tem total capacidade de tornar a sua ideia em algo milionário. E aí, pronto para montar a próxima empresa unicórnio do Brasil? 

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui