Mais

    Redes sociais: especialista dá 5 dicas para a legenda perfeita no Instagram

    Publicidade

    Afinal, existe certo e errado nas redes sociais? Assim como o nome diz, as redes foram feitas para se relacionar – e é aí que mora o “segredo”, afinal o sucesso de um negócio certamente tem entre seus fatores principais o relacionamento. E as possibilidades são imensas:  para se ter uma ideia, só o Instagram tem mais de 1.4 bilhão de usuários.

    “O Instagram é um oceano azul, vai de você fazer dele sua fonte de renda ou não. O instagram, assim como as outras redes sociais, está ligado diretamente ao indivíduo, ao relacionamento e a humanização”, menciona a especialista em redes sociais e CEO da AcoutPlus, Adriana Coutinho.

    Publicidade

    Adriana ressalta que a publicação precisa – e deve – focar na mensagem, e não no mensageiro. “A legenda, a estratégia, tudo isso que engloba o digital, depende da autenticidade e da verdade que você quer passar para seu seguidor. Pode ser um textinho e a imagem mais impactante, ou pode até ser textão desde que seja desenvolvido com sabedoria e propósito”, destaca Coutinho.

    Por isso, para entender como cativar seu seguidor, seja você influenciador, serviço ou produto, fomos falar com a Adriana Coutinho, que é referência no país quando o  assunto é redes sociais.

    Em busca da legenda perfeita:

    • Escreva algo que importe e faça sentido para seus seguidores e não somente para você. “Redes sociais é sobre o outro, sobre sua audiência e não sobre você. Foque na mensagem e não no mensageiro”, alerta a profissional.
    • Não utilize as redes como diário, não escreva posts imensos para contar o SEU dia. Lembre-se, post é algo eterno (feed é eterno), momento, de, acontecimentos rápidos, use o story que dura 24 horas.
    • ️Se preocupe em dividir a legenda  em pequenos parágrafos para não ficar cansativo.
    • Dê preferência a legendas mais longas quando for ensinar algo que só você sabe, ou que quase ninguém aborda.
    • Escreva um texto em que a primeira frase já explique todo o resto. A maioria dos seguidores irão ler somente essa frase, ou seja, capriche no início. Tente responder apenas com a introdução do seu texto as seguintes perguntas: Quem? Como? Onde? Quando? E porquê?

    A especialista levanta outro ponto sobre engajamento na rede. “Seu volume de engajamento e de seguidores pode começar a aumentar a partir de um questionamento bem simples: “Você se seguiria?”. Em um primeiro momento, a pergunta pode parecer ‘óbvia’. Porém, os usuários das redes não estão acostumados a praticar o óbvio”, esclarece Adriana Coutinho.

    Publicidade

    Como começar?

    Nascida no Capão Redondo, Adriana já foi dona de farmácia, restaurante, designer de interiores e fotógrafa, e foi dessa forma que ela conheceu as redes sociais e seu potencial. “Desde que me conheço por gente pensava em formas de ganhar dinheiro. Nasci empreendedora, entendi que tinha uma sensibilidade muito grande para negócios e muito mal aproveitada quando era funcionária. Foi quando encontrei a fórmula do meu sucesso”, menciona a empresária.

    Para salvar o seu próprio negócio – na época, um restaurante – Adriana descobriu o Facebook, se aprofundou e logo descobriu que não podia reproduzir propagandas naquele canal, mas que o segredo era se relacionar para cativar os clientes.

    Do restaurante para especialista em redes sociais. O estalo veio após salvar seu negócio por meio de fotos sedutoras e posts afetivos. “Rede Social engajada e o sucesso dependem do planejamento e estratégia. Técnicas dão o caminho certo, mas se o assessorado não for participativo e interessado, nada funcionará”, destaca Adriana Coutinho.

    “Nenhuma faculdade ensina mais do que a vivência e curiosidade. Fundamental também ter profissionais renomados no time. Meu trabalho é de relacionamento, muito mais que redes sociais. A Disney, por exemplo, enxergou essa afetividade toda quando eu fazia as entregas digitais.  Foi um trabalho incrível e adorei fazer parte”, complementa.

    Devido à sua bagagem de conhecimento, se destacou no meio da comunicação, passando a atender clientes como Cleo, Luísa Sonza, Antonia Morais, Arezzo, Universal Music, entre outros. No setor audiovisual, já atuou como produtora de clipes da Disney com Luísa Sonza e de Cleo Pires com Mano Brown, além de conciliar a vida profissional com a de mãe.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui