Mais

    Saiba como evitar golpes na hora de comprar a passagem aérea

    Publicidade

    O Brasil é um dos países onde mais acontecem golpes na compra de passagens aéreas. Pesquisa feita pela Associação Internacional de Transporte Aéreo, em 2019, revelou que naquele ano o país liderou o ranking das nações onde mais ocorreram fraudes. De todas registradas, metade aconteceram no Estado brasileiro.

    A maioria dos golpes surge através de anúncios, sites e perfis falsos na internet, e muitas vezes são portas de entrada para clonagem de cartões de crédito. Apenas no segundo trimestre de 2021, as tentativas de fraude on-line no setor de viagens aumentaram 255% em relação ao ano anterior.

    Publicidade

    Geralmente, os criminosos chamam atenção do consumidor ao oferecerem descontos muito chamativos e dão como única opção de pagamento o depósito bancário.

    “Desconfie de descontos expressivos para pagamento via Pix. Faça uma pesquisa de mercado dos preços das passagens para o destino desejado e use os sites de companhias aéreas, de agências de viagens e portais de comparação de preços”, recomenda Orsini Nascimento, proprietário da CAPO Viagens, plataforma de viagens especialista em milhas e passagens aéreas.

    Além disso, Orsini chama atenção para detalhes importantes. “O cliente deve verificar se o número com o que está conversando é o mesmo que está na página oficial da empresa. Esta precisa ter verificação de segurança e ser a mesma do Reclame Aqui”, ressalta. O certificado de segurança, como o SSL, é mais uma forma de verificar se o site é seguro ou não.

    O dono da CAPO Viagens destaca, ainda, outros pontos para se atentar ao comprar passagens. “Verifique se os dados do CNPJ da empresa batem com o site. Vale a pena conferir se a empresa ou o profissional está registrado junto ao Cadastur”, aconselha.

    Publicidade

    Para garantir uma compra tranquila, a CAPO Viagens desenvolveu um sistema antifraude próprio capaz de evitar que a empresa tome golpes através de cartões clonados, por meio da análise do comportamento do cliente no site e outros dados sobre ele, como o Score no Serasa.

    Eles desenvolveram, também, outro sistema que verifica anúncios falsos na internet utilizando o nome da CAPO. A partir disso, eles fazem denúncias nas respectivas redes sociais para prevenir golpes em terceiros.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui