terça-feira , 5 março 2024
Ínicio Noticias Tecnologia de tags pode ajudar a sustentar o crescimento do varejo brasileiro
NoticiasTecnologia

Tecnologia de tags pode ajudar a sustentar o crescimento do varejo brasileiro

103

Por Thomas Lian, gerente geral de soluções de segurança e produtividade da Honeywell na América Latina

O varejo brasileiro continua a mostrar fortes sinais de recuperação após os desafios impostos pela pandemia. De acordo com dados da Serasa Experian, as vendas em lojas físicas no Brasil cresceram 2,6% em junho deste ano em comparação com o mesmo período de 2022. Além disso, um estudo realizado pela PwC sugere que as transações online podem experimentar um crescimento exponencial de mais de 140% até o final desta década.

Esse notável ressurgimento do setor foi impulsionado por uma série de fatores, incluindo novos modelos de métodos de pagamento e mudanças nos hábitos dos consumidores brasileiros, ajudando o segmento a manter um crescimento estável. Uma dessas inovações é a tecnologia de Identificação por Radiofrequência (RFID), que utiliza chips eletrônicos incorporados em tags, como são comumente conhecidas.

O RFID lê dados usando um sinal de rádio. Isso permite que os usuários confirmem sua identidade para pagamentos seguros e sem contato, eliminando a necessidade de cartões de crédito ou dinheiro em transações. A agilidade dessa tecnologia, com operações que podem ser concluídas em apenas alguns segundos, reduziu significativamente o tempo de espera do cliente durante as compras.

Como uma empresa de tecnologia, a Honeywell deseja tornar as operações diárias dos varejistas produtivas e oferecer maior controle sobre suas vendas. Nossa fábrica, localizada em Itajubá, Minas Gerais, também produz os dispositivos RFID que podem ser usados pelo varejo.

Além de ser útil na facilitação do processo de pagamento seguro nas lojas, os dispositivos também auxiliam no controle de estoque. Afinal, o processo de vendas começa com a disponibilidade de um produto em uma loja, seja ela física ou digital. No entanto, os níveis de inventário nem sempre refletem com precisão a realidade do estoque, e com os métodos de códigos de barras atuais, a contagem é manual e demorada, geralmente levando os varejistas a realizar esse processo apenas de uma a quatro vezes por ano.

A falta de visibilidade e precisão do estoque pode ter consequências significativas para os varejistas, especialmente quando se trata de pedidos “clique e colete”. Imagine o seguinte cenário: um cliente faz um pedido online e deseja retirá-lo na loja. Devido a um erro, o item solicitado pelo consumidor não está mais disponível. Ao chegar à loja para retirar o pedido, o cliente fica extremamente frustrado com o erro, o que leva à insatisfação com sua marca. Em um mercado tão competitivo como o do Brasil, perder um cliente é um cenário indesejável.

Nesse sentido, o RFID oferece uma maneira precisa de controlar o estoque, permitindo uma contagem mais rápida da quantidade exata de um produto e garantindo uma conexão direta entre o estoque físico e os sistemas dos varejistas, sem a necessidade de processos manuais. Isso reduz consideravelmente os potenciais erros. A tecnologia também ajuda a evitar a compra frequente em excesso de mercadorias feita para se precaver contra erros de contagem; assim, os varejistas podem economizar recursos e evitar a necessidade de oferecer grandes descontos nesses produtos em promoções, onde as margens de lucro são mínimas.

À medida que o varejo brasileiro continua a se recuperar e prosperar, o RFID desempenha um papel crucial no impulso e sustentação do crescimento, oferecendo aos consumidores uma maneira rápida e segura de efetuar pagamentos, ao mesmo tempo em que proporciona benefícios significativos aos varejistas. A Honeywell está pronta para liderar avanços na adoção dessa tecnologia no país, solidificando seu papel como uma solução confiável, moderna e segura para o mercado de varejo.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

O Papel da Fotografia Corporativa na Estratégia de Marketing Digital

Em um mundo onde a imagem de uma marca pode ser tão...

Constelação Familiar e Saúde Mental: Uma Perspectiva Terapêutica

A saúde mental, fundamental para o bem-estar geral do indivíduo, é influenciada...

4 dicas úteis para poupar dinheiro usando a internet

Em meio a realidade dos altos preços, uma tendência se destaca: a...

Inteligência Artificial Generativa: como o varejo pode aproveitar a tecnologia para gerar inovação

*Por Carlos Siqueira A pandemia global acelerou a adoção digital em várias...