terça-feira , 5 março 2024
Ínicio Mercado Investimento O Consórcio é seguro! Saiba se proteger contra os golpes
Investimento

O Consórcio é seguro! Saiba se proteger contra os golpes

106

Por ser um facilitador na hora de conquistar um bem ou um serviço, o consórcio se destaca há anos. A modalidade oferece parcelas programadas e sem juros, além de não ter a necessidade de dar um valor de entrada. É possível esperar a contemplação mês a mês ou oferecer lances para aumentar as chances de ser contemplado com a carta de crédito.

As facilidades atraem milhares de pessoas, mas alguns cuidados são necessários a fim de evitar golpes e fraudes envolvendo o tema. Por desconhecerem as regras e o sistema de funcionamento, infelizmente, todos os dias, muitas pessoas acabam perdendo dinheiro por falcatruas envolvendo o consórcio.

A Âncora, uma das principais administradoras do país, que está há mais de 34 anos no mercado, separou dicas muito importantes para quem quer entrar em um consórcio, mas tem receio de cair em golpes.

  • Pesquisar sobre a modalidade
  • Ler contratos por inteiro e com atenção
  • Desconfiar de propostas muito diferentes ou que pulam etapas exigidas por lei
  • Ter cautela com pagamentos antecipados

Um golpe que vem acontecendo com frequência é o: Quitou, ganhou! Em que os golpistas dizem que ao ser contemplado, a carta de crédito é quitada automaticamente, mas isso é uma cilada, pois, no consórcio mesmo depois da contemplação é necessário continuar a pagar as parcelas até o fim do grupo.

Outra fraude que vem sendo aplicada é relacionada com a venda de carta de crédito já quitada, que é uma prática legal, desde que o contemplado queira vendê-la, a partir disso, é necessário fazer todo o trâmite por meio da administradora e pagar as taxas de transferência. Porém, é preciso muita cautela e verificar a veracidade dessa oferta, pois esse é um golpe muito comum e que acometeu centenas de pessoas nos últimos anos.

É preciso ficar atento à regularização, uma vez que muitos golpistas criam empresas de fachada e depois somem com o dinheiro dos investidores. Se assegurar que está entrando em um grupo real de consórcio é imprescindível.  “Saber a empresa que você está confiando o seu dinheiro é primordial. Por isso, pesquisar sempre é a melhor opção antes de tomar qualquer decisão. É preciso se certificar que o grupo foi formado por uma administradora autorizada pelo Banco Central e cadastrada na Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC)”, revela Rodrigo Martins, CEO da Âncora Consórcios, que possui uma das melhores estruturas do segmento para dar suporte a todos os seus clientes há mais de três décadas.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Como planejar a troca do automóvel em 2024 sem precisar de um financiamento aprovado

O sonho de trocar de carro faz parte da wishlist de muitos...

Tempo é dinheiro: estratégias para maximizar a produtividade

No mundo agitado da atualidade, em que cada minuto importa e a...

Setor de franchising apresenta crescimento surpreendente e é ótima opção para quem busca independência financeira

A Pesquisa de Desempenho do Franchising, divulgada hoje pela Associação Brasileira de...

Como conquistar independência financeira sem precisar ganhar o BBB

No reality mais amado do Brasil, pessoas de diversas origens e idades...