Tecnologia Na Moda: conheça o programa do Museu do Amanhã

Publicidade

A tecnologia está presente em diferentes esferas da sociedade, inclusive na moda. Com materiais sustentáveis, modernos e digitais, o setor tem ampliado suas pesquisas para trazer soluções mais eficientes e capazes de proporcionar bem-estar ao consumidor.

Seguindo as tendências de moda, o Museu do Amanhã desenvolveu o programa “Tecnologia Na Moda”, que promove a discussão e o aprendizado de novas ferramentas para criar peças inovadoras. Dessa forma, estilistas e profissionais da área conseguem repensar o significado das roupas e como elas podem ser utilizadas para melhorar o dia a dia dos usuários.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o programa e qual o panorama atual do setor.

Museu do Amanhã

Publicidade

Localizado no Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã conta com uma área específica para a criação de projetos inovadores e tecnológicos, chamado Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA). Apresentado pelo Santander, o LAA visa conectar arte, ciência e tecnologia para incentivar soluções criativas e eficientes para a sociedade.

Antenados nas tendências do mundo, os participantes do LAA estão constantemente em busca de ferramentas e recursos inteligentes para encontrar oportunidades de negócio.

O objetivo é pesquisar e estudar os efeitos das tecnologias e o impacto nos demais setores da sociedade, como a moda. O Laboratório de Atividades do Amanhã trabalha em quatro frentes diferentes; são elas:

  1. programa de arte e tecnologia;
  2. programa de atividades;
  3. residência artística; e,
  4. exposições.

Os projetos são encabeçados por profissionais que se destacam em alguns critérios, como qualidade do trabalho exercido, capacidade de promover impactos sociais e ambientais e habilidade para desenvolver projetos transdisciplinares.

O espaço também é utilizado por pesquisadores, startups, empresas e criativos que desejam compartilhar seus projetos e ideias.

Além disso, o LAA realiza algumas mostras com criações de artistas nacionais e internacionais, além de exposições de protótipos e estudos sobre novos materiais e tendências. Tudo isso seguindo a linha de atuação do Museu do Amanhã, que é inovar sempre e trazer soluções criativas para as demandas da sociedade.

Tecnologia Na Moda

Peças de roupa repensadas e criadas para representar aspectos sociais e culturais da sociedade, alinhadas às novas tecnologias. Esse é um dos principais objetivos do programa Tecnologia Na Moda.

O projeto, uma parceria do LAA com O Cluster e a Biotecam, visa utilizar elementos modernos e digitais, como impressoras 3D e microcontroladores programáveis, para repensar sua utilização no mundo da moda.

A ideia é fazer o próprio mercado ampliar seu panorama de referências e pesquisa, a fim de incluir a tecnologia na criação de peças inovadoras e, de preferência, sustentáveis. Uma vez que os consumidores estão cada vez mais interessados em produtos ecológicos, assim como em seu próprio bem-estar.

Ou seja, o desafio (e a oportunidade) é criar materiais capazes de inovar, proporcionar mais praticidade para o dia a dia dos consumidores e contribuir com a preservação do planeta. Tudo isso alinhado a soluções criativas, modernas e tecnológicas.

Biotecido, sensores, impressão 3D e tecidos inteligentes, incluindo componentes digitais da eletrônica e da computação, são alguns recursos utilizados na confecção de peças inovadoras.

O projeto Tecnologia Na Moda é dividido em diferentes etapas, nas quais os participantes passam a ter mais contato com as novas tecnologias e precisam desenvolver soluções criativas para o mercado.

Panorama atual

O mundo da moda está constantemente em busca de melhorias para entregar produtos de qualidade para os consumidores. E a tecnologia é uma grande aliada do setor, auxiliando na concepção de ideias inovadoras e eficientes, tanto para o vestir quanto para proporcionar bem-estar e conforto.

As marcas que não querem ficar para trás devem buscar soluções modernas e sustentáveis para acompanhar as tendências do mercado e dos usuários, por meio de peças e soluções digitais.

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui