quarta-feira , 17 abril 2024
Ínicio Mercado Investimento Tempo é dinheiro: estratégias para maximizar a produtividade
Investimento

Tempo é dinheiro: estratégias para maximizar a produtividade

153
Compartilhe

No mundo agitado da atualidade, em que cada minuto importa e a pressão por resultados é constante, o ditado “tempo é dinheiro” ecoa como uma verdade inegável. Independentemente do cargo ou da função, a gestão eficaz é uma habilidade crucial para alcançar metas e impulsionar a produtividade, valorizando os demais profissionais da equipe. Descobrir estratégias para otimizar o tempo pode ser a chave para o sucesso em qualquer área profissional.

Transferbank e gigante asiática, Mirae Asset, firmam parceria para crescer no mercado de câmbio

Priorização assertiva

Identificar tarefas e projetos que têm maior impacto é o primeiro passo. Classificar as demandas com base na importância e urgência pode ajudar a direcionar energia e a melhor pessoa da equipe para cada demanda, contribuindo também para a estruturação do time.

Delegação eficiente

Ninguém trabalha sozinho, e o bom gestor precisa entender que uma equipe eficiente é composta por pessoas plurais e diversificadas, cada uma atendendo critérios diferentes para compor um conjunto de habilidades e competências que vão impulsionar todo o setor. Portanto, mesmo sem estar no topo da hierarquia, é possível delegar responsabilidades e confiar nas habilidades dos colegas.

Novas abordagens e ferramentas 

Não é necessário ser um especialista em tecnologia para encontrar aplicativos ou métodos que ajudem na organização do tempo e no aumento da eficiência da equipe. Aqui ainda vale destacar três teorias de gestão que são frequentemente aplicadas no ambiente corporativo:

Robô atende em mercado e viraliza no TikTok

Matriz de Eisenhower: classifica as tarefas com base em sua importância e urgência, dividindo-as em quatro quadrantes: importante e urgente; importante, mas não urgente; urgente, mas não importante; nem urgente, nem importante. Isso ajuda na priorização e no foco das ações de maior impacto.

Lei de Parkinson: afirma que o trabalho se estende para preencher o tempo disponível para sua conclusão. Ou seja, se existir um prazo mais longo para uma tarefa, é provável que ela demore mais para ser concluída. Portanto, definir prazos mais curtos pode aumentar a eficiência da equipe. O mesmo acontece com reuniões. Aquelas agendadas com 45 minutos de duração são tão eficientes quanto as agendadas com 1 hora de duração. Basta deixar o tempo limite para a discussão bem alinhado com os participantes.

Princípio de Pareto (regra 80/20): diz que 80% dos resultados vêm de 20% dos esforços. Direcionado às atividades que geram maior resultado em menor tempo, o gestor pode focar naquilo que mais importa para a empresa.

Existem ainda outras técnicas e metodologias, como a Gestão de Fluxo e a Técnica de Pomodoro, mas cada pessoa precisa identificar aquela que mais se adequa, a partir do seu perfil profissional e do seu time.

A gestão de tempo, na verdade, trata-se de encontrar o equilíbrio entre produtividade e qualidade de vida, garantindo que cada ação esteja alinhada com metas e prioridades pessoais e profissionais. Afinal, no mundo dinâmico da atualidade, dominar essa arte é uma necessidade.

*Rafael Kenji Hamada é médico e CEO da FHE Ventures e da Health Angels Venture Builder, fundos de investimento no formato venture builder, cujo principal objetivo é desenvolver soluções inovadoras nas áreas de saúde e educação. Também é fundador e presidente do conselho da Academy Abroad, uma edtech com foco no aperfeiçoamento profissional e em oportunidades internacionais para alunos de graduação.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Educação Tech: Como a tecnologia está transformando o aprendizado e a sala de aula.

No cenário educacional contemporâneo, a tecnologia desempenha um papel crucial na transformação...

Com alta de 2,3%, setor de serviços desponta como opção promissora e assertiva para investimento

O segmento de serviços no Brasil, reconhecido como o terceiro setor da...

Desenvolvimento econômico de Tocantins o torna polo atrativo de investimentos

Durante os últimos anos, o Norte do Brasil tem ganho destaque considerável...

Empresário brasileiro lança a marca XBubbletea nos Estados Unidos

Desde 2017, Fernando Loureiro atua como empreendedor no ramo de Bubbletea no...