sexta-feira , 26 abril 2024
Ínicio Mercado Tendências tecnológicas no mercado financeiro
MercadoTecnologia

Tendências tecnológicas no mercado financeiro

1.1k
Compartilhe

A tecnologia avança cada vez em ritmo mais acelerado e os benefícios e mudanças que isso causa no mercado financeiro são inúmeros. Nos últimos anos surgiram os bancos digitais, fintechs e novos meios de pagamentos, como o Pix, que poucos meses depois de lançado já representa 80% das transferências bancárias feitas no país. Com a internet 5G, prevista para chegar no Brasil ainda esse ano, mudanças estão por vir e adaptações para integrar essa novidade também. “Nos próximos anos, as instituições financeiras investirão cada vez mais em tecnologia, infraestrutura e segurança, possibilitando mais produtos e soluções inovadoras”, acredita Daniel Leandro, gerente de produtos do Grupo Nexxees.

O processo de transformação digital no sistema financeiro tem incorporado novas tecnologias frequentemente. O Pix, uma das últimas ações que mudou o meio bancário, pode evoluir muito ainda. As instituições podem aderir novas funcionalidades, como cobranças com vencimento em data futura, cálculos de juros, multas e descontos (se assemelhando muito ao boleto) e até saques em estabelecimentos comerciais. “A utilização de carteiras e moedas digitais são alguns dos exemplos de inovações que irão se consolidar nos próximos anos, refletindo não só a mudança de comportamento do consumidor, como também sua relação com o dinheiro em espécie”, declara Leandro.

Pensando no futuro, iniciativas como Open Banking e Open Finance tem se mostrado uma forte tendência no segmento financeiro, proporcionando um ambiente cada vez mais colaborativo e dinâmico. O acesso aos dados, mediante autorização explícita do dono e às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados(LGPD), pode abrir novos modelos de negócios, possibilitando melhores ofertas de produtos e serviços. Com diversos cases de sucesso já em andamento, a regulação desses sistemas vai garantir um acesso mais rápido e eficiente, facilitando processos para um número grande de brasileiros.

Com a chegada da internet 5G, que vai trazer ainda mais velocidade, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis, o mercado financeiro está se preparando para aderir a essa nova tecnologia. O aumento da segurança e da velocidade possibilitadas pelo 5G vai revolucionar os mercados de capitais, encurtando os ciclos de liquidação e removendo latências com  recursos de negociação móvel em tempo real. Com a novidade será possível estender os serviços de pagamentos a novos canais, como smartphones 5G, wearables, dispositivos IoT (Internet of Things) e a realidade virtual à medida em que se tornem mais comuns e sofisticados.

Acompanhando as inovações  mundiais, já faz alguns anos que o Banco Central vem desenvolvendo uma série de modernizações que facilitam a transformação digital do sistema financeiro do Brasil. “Presenciamos o surgimento de novas plataformas e inovações, como o Open Banking e o ‘Sandbox Regulatório’ que permitirá que instituições financeiras possam testar projetos inovadores, com clientes reais, seguindo regulamentações específicas”, diz Leandro.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

IA generativa: especialista explica o impacto das novas ferramentas na economia criativa digital

Desde que “inteligência artificial” foi eleita a palavra do ano pelo dicionário...

Tecnologia: conheça carreiras em alta e dicas para conseguir uma vaga na área

A tecnologia está fortemente presente em nossas vidas, e esse cenário deve...

3 dicas para ter sucesso com a experiência do consumidor

De acordo com o relatório Anuário do Gestor: CX Trends 2024, elaborado...

Descubra os riscos cibernéticos: 10 maneiras da IA funcionar a seu favor

A profunda capacidade da Inteligência Artificial (IA) de antecipar e neutralizar riscos...