TikTok é muito mais que uma rede para adolescentes

Publicidade

Apesar de ter se popularizado como a rede social que divulga vídeos com “dancinhas” feitas por adolescentes, o TikTok vai além do entretenimento, mostrando, inclusive, potencial como ferramenta para negócios.

O aplicativo ultrapassou o Facebook e tornou-se o mais baixado do mundo em 2020. A estimativa é que a rede tenha cerca de um bilhão de usuários em todo o mundo. Os dados são da plataforma App Annie, que rastreia o mercado de apps.

Considerando que, para obter bons resultados, é preciso chegar onde o público está, já há marcas usando o TikTok para reforçar suas ações. Há quem faça tutoriais para uso de  produtos, análises de novas tecnologias, divulgação de serviços, dentre outros conteúdos criativos. Até times de futebol passaram a publicar os bastidores dos treinos.

Publicidade

Independente do tipo de publicação, a estratégia é promover uma aproximação com o público. Para ser bem sucedida, é necessário apresentar a marca, envolver a audiência e ter um toque de entretenimento. Outra recomendação importante é a atenção aos melhores horários para postar no TikTok e, assim, garantir um maior engajamento.

Como as empresas estão usando o TikTok

O TikTok permite fazer vídeos curtos com grande alcance. Um dos diferenciais é a ferramenta “Descobrir” que mostra as hashtags mais populares no momento. Outra particularidade é que o usuário só consegue rolar o feed depois de assistir o vídeo, o que garante a visualização do conteúdo.

A marca de roupas Guess tornou-se um case do TikTok quando lançou o desafio com a hashtag #InMyDenim. A empresa gravou um vídeo com duas pessoas usando roupas que não eram da marca e com o Jeans da Guess, em uma espécie de “antes e depois”. Em seguida, convidou os usuários a fazerem o mesmo usando a hashtag. Foram milhões de visualizações e milhares de novos seguidores.

Quem também fez sucesso na rede foi o restaurante mexicano Chipotle, quando lançou a hashtag #GuacDance para que as pessoas que gostam de guacamole fazerem vídeos com danças em homenagem ao Dia do Abacate.

Além do entretenimento on-line, a campanha teve continuidade no estabelecimento, que ofereceu aos clientes uma porção gratuita de guacamole. A repercussão também rendeu milhões de visualizações e novos seguidores.

Quem são os usuários do TikTok

O que ainda faz com que muitas empresas não se atentem ao potencial do TikTok é a ideia de que o app é voltado exclusivamente para adolescentes. Quem não tem os jovens como público-alvo pode pensar que não há necessidade de marcar presença na rede. No entanto, esse pode ser um grande erro para os negócios.

Embora ainda haja predominância dos mais jovens entre os usuários, dois aspectos são destacados por quem trabalha na área de marketing. O primeiro deles é que outras redes sociais, como Facebook e Instagram, também iniciaram a trajetória atraindo os mais jovens antes de se popularizarem.

O segundo ponto, como destaca a Influencer Marketing Huber, é que a faixa etária dos usuários tem aumentado em alguns países. Na China, o número de pessoas com idade entre 25 e 34 anos que usam o app já é maior do que aquelas entre 16 e 24 anos. O mesmo é observado na Malásia, nas Arábia Saudita e nos Emirados Árabes.

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui