Mais

    5 soluções práticas para aumentar o engajamento do seu negócio online nas redes sociais

    Publicidade

    O ambiente digital continua crescendo e sendo espaço para oportunidades de conhecimento, aprendizado e negócios. O estudo “Digital 2022: Global Overview Report” revelou que o número de usuários ativos na internet está próximo de 5 bilhões, quase 63% da população mundial. Já o relatório Internet Research GWI apontou que o tempo médio de uma pessoa conectada à rede é de 7 horas por dia, sendo que destas, 35% é dedicado às redes sociais.

    Apenas no Brasil, de acordo com o relatório Digital 2021, são 150 milhões de usuários nas redes sociais, o que possibilita aos empreendedores divulgar e promover produtos e serviços, se comunicar com o cliente e estabelecer conexão com o consumidor. Além disso, as vendas nos e-commerces continuam aquecidas, registrando alta de 20,56% nas vendas de janeiro, segundo o indicador MCC-ENET, parceria entre a Companhia Compre & Confie e a Câmara Brasileira de Economia Digital.

    Publicidade

    Num mercado recheado de opções, chamar a atenção do consumidor nas redes pode aumentar a relevância da sua empresa. “O marketing digital oferece acesso e autonomia para a marca crescer o seu negócio e para o consumidor escolher o que e como quer comprar”, ensina Ellen Salomão, especialista do segmento.

    A autora do “Gestão Digital”: O guia essencial para alcançar o sucesso no mercado on-line (editora Maquinaria), livro que aborda gestão e processos de empresas que atuam na internet, compartilha soluções práticas para aumentar o engajamento do seu negócio nas redes. “Esteja você migrando sua marca para o ambiente digital ou criando a empresa do zero já neste cenário, precisa entender rapidamente a importância das redes sociais e fazer sentido para o seu público”, finaliza.

    1. Presença Digital: Você não precisa contratar uma pessoa só para cuidar das redes, desenvolver estratégias mirabolantes ou planos de comunicação e conteúdo complexos, mas é fundamental ter uma página nas redes sociais que contenha os contatos da sua empresa e seja minimamente alimentada para que as pessoas saibam que a sua empresa existe e está ativa. Uma forma simples de fazer isso é documentando a sua jornada, através de posts, fotos, vídeos e ferramentas dos próprios aplicativos.
    2. Faça o básico: Não adianta estudar e buscar o próximo conteúdo para suas redes se você não consegue colocar em prática coisas simples. Pare de acreditar em fórmulas mágicas e execute tudo o que aprende, do jeito que for possível. Começar é importante para criar segurança e sair do lugar. Uma foto não tratada ou uma arte sem muita complexidade podem chegar a muitos usuários expondo seu produto ou serviço desde que haja constância nas postagens.
    3. Se conecte com sua audiência: Compartilhar erros, dificuldades, rotina e opiniões te aproxima do seu público que passa a estabelecer valores com a sua marca. Essa também é uma maneira de humanizar o seu perfil, aproximando seu negócio do consumidor e pode ser feito através de enquetes, perguntas diretas e mensagens.
    4. Interaja com o seu público: o usuário das redes sociais busca pertencimento e notoriedade. Por isso, é importante interagir com o seu cliente sempre que surgir oportunidade, seja ela através de comentários, mensagens privadas, curtidas e compartilhamentos. Lembre-se que o bom relacionamento é o seu cartão de visitas e que ele pode fazer a diferença no fechamento de uma compra ou indicação de um produto.
    5. Invista em parcerias: Lives, aulas, eventos, posts colaborativos com pessoas do mesmo nicho ou de nichos próximos ao seu são relevantes para que mais pessoas te conheçam. Você também pode pensar em estratégias com influenciadores que conversam diretamente com a sua audiência, despertando a curiosidade sobre seu negócio, produtos ou serviços e investir em trends divertidas que falem sobre o seu segmento de uma forma leve.
    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui