sexta-feira , 26 abril 2024
Ínicio Empreendedorismo 6 momentos em que a tecnologia pode render boas oportunidades aos pequenos e médios empreendedores
Empreendedorismo

6 momentos em que a tecnologia pode render boas oportunidades aos pequenos e médios empreendedores

1.4k
Compartilhe

Poucos dias depois de boa parte das capitais brasileiras endureceram as medidas para o funcionamento de atividades consideradas não essenciais, o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas divulgaram uma pesquisa detalhando o momento enfrentado pelos pequenos e médios empreendedores no país e os principais desafios para os próximos meses.

Quase 60% dos PMEs estão preocupados com o que pode acontecer no curto e médio prazo. Isso porque o faturamento médio deles recuou em fevereiro e foi 40% mais baixo que o registrado antes do começo da pandemia, um ano atrás, ficando bem parecido com o contabilizado em agosto.

Uma das razões para isso é que parte desses empreendedores recorreu a empréstimos em 2020 apostando em uma trajetória de crescimento a partir do começo de 2021. Mas essa possibilidade começou a ficar ainda mais distante com a volta das medidas de distanciamento social para diminuição do contágio pelo novo coronavírus.

De olho nesse cenário, a Intuit QuickBooks, fintech americana que desenvolve sistemas de gestão financeira para pequenas empresas e escritórios de contabilidade, destacou 6 momentos em que o uso da tecnologia pode proporcionar uma solução com bons retornos para empreendedores:

1) Considere tecnologia um investimento e não um gasto

Em muitos casos o custo é mais acessível do que pode parecer e não chega a ser uma ameaça ao orçamento das empresas. E o mais importante: possibilita retornos significativos no curto, médio e longo prazo. Vamos pensar, por exemplo, em gestão financeira. Optar por um sistema e colocá-lo em funcionamento traz visibilidade dos números e pode ajudar a realocar funcionários para outras funções, entregar resultados mais eficientes e, ainda, liberar o dono do empreendimento para executar outras atividades e desafios, como se concentrar no foco do negócio ou melhorar estratégias de vendas.

2) Previsibilidade do futuro?

A “mágica” relacionada ao uso de ferramentas modernas de gestão consiste em organizar as informações que podem ser extraídas do dia a dia da empresa. Com visibilidade e os dados concentrados em um mesmo sistema, por exemplo, é possível começar a identificar tendências que se repetem periodicamente. E essa “leitura prévia” pode antecipar problemas e favorecer ações preventivas para livrar o fluxo de caixa do vermelho e mostrar se um empréstimo bancário é realmente necessário ou não.

3) Uma soluções para contornar as portas fechadas

Com restrições para atender os consumidores fisicamente, a tecnologia pode ser o único ou o mais viável dos caminhos para aproximar quem vende e quem compra. Recorrer a anúncios pela internet e usar as redes sociais ajuda empreendedores a chegarem a mais consumidores e, assim, manter o ritmo de vendas e o faturamento necessário para continuar operando. A mesma tecnologia também pode ser decisiva para personalizar o atendimento e fidelizar os clientes.

4) Recurso para aprimorar a logística e encurtar o prazo de entrega de produtos

Ao mesmo tempo em que facilita o contato com os consumidores, a tecnologia também ajuda os gestores a processar os pagamentos com mais velocidade e organiza a logística para acelerar o prazo de entrega dos produtos adquiridos virtualmente. Esse ciclo ajuda a satisfazer os consumidores e a concorrer com grandes varejistas, superapps e centros de distribuição.

5) Ponto de apoio para os funcionários trabalharem de casa

A tecnologia também foi o caminho mais curto para ajudar as empresas a criarem condições para que os trabalhadores continuassem produzindo, mesmo estando distante do ambiente presencial de trabalho. Outra vantagem é a possibilidade de  manter times em contato para que continuassem trocando informações e se ajudando a entregar projetos e executar atividades exigidas no dia a dia.

6) Possibilidade de expandir negócios, otimizar atividades e aumentar os lucros

Ao investir em inovação e novas ferramentas, o empreendedor pode encontrar alternativas para aprimorar o ciclo de produção de um produto ou o desenvolvimento de um serviço prestado. Seria como se ele descobrisse, por exemplo, gargalos no processo. Ao resolver esses hiatos, pode ser possível  baratear o custo de produção (seja por produzir mais com o mesmo volume de insumos ou por gastar menos para produzir cada unidade). Outro opção seria expandir o nicho de atuação e, assim, alcançar um público consumidor maior, algo que também resulta em mais faturamento.

O country manager da Intuit no Brasil, Davi Viana, destaca a outra vertente desta realidade: a experiência já adquirida pelos PMEs. “Nos últimos meses, ao buscar alternativas para superar barreiras e seguir adiante, os empreendedores encontraram soluções que os ajudaram a continuar. Essa vivência e criatividade certamente vai ser decisiva para mapear novas oportunidades e caminhos possíveis nos próximos meses até que as condições voltem a ser mais favoráveis”, propõe Viana.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

De ex-detento a barbeiro da seleção brasileira, Rafa Cortes conta como prosperar no ramo da barbearia

O Brasil é o segundo maior mercado de beleza masculino, ficando atrás...

Dívidas milionárias impulsionam a trajetória de uma empreendedora que mudou as regras do jogo

Em uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, uma jovem enfrentava...

Rede de franquias aposta em importação direta da China para ampliar catálogo de produtos e impulsionar vendas

Em uma estratégia audaciosa para fortalecer sua presença no mercado e oferecer...