sábado , 13 abril 2024
Ínicio Marketing Digital 7 ações para aprimorar as estratégias de marketing na logística
Marketing DigitalNoticias

7 ações para aprimorar as estratégias de marketing na logística

138
Compartilhe

Com a economia brasileira impulsionada por diversos ramos, como o petroleiro, elétrico, agronegócio, os operadores logísticos enxergam um cenário otimista para este ano. Segundo um estudo realizado pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, as projeções indicam que o PIB (Produto Interno Bruto) se manterá elevado em 2024, na casa dos 2%. A Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base) apresentou outro dado relevante, apontando que o setor privado tem planos de investir, aproximadamente, R$124,3 bilhões em transporte e logística no período entre 2022 e 2026.

Magalu relança Smartphoniza Brasil e descontos podem chegar a mais 2000 reais em celulares usados na troca por aparelho novo

Otimizar processos e investir em tecnologias para automação das operações, com foco na redução de custos e busca da eficiência, são alguns dos desafios do setor. Porém, administrar com sucesso cenários complexos, com conjuntos de variantes que podem incluir dezenas de corporações e funcionários, tem alguns (poucos) fundamentos em comum. Um dos principais, sem dúvida é o marketing. “Apesar de sua importância, muitas empresas do ramo ainda subestimam o potencial do marketing para impulsionar o crescimento, aumentar a visibilidade e a competitividade, além de estabelecer relações duradouras com os clientes de um negócio logístico, seja ele B2B ou B2C”, afirma Gezinei Rodrigues, gerente de marketing do Grupo MOVE3.

Confira algumas práticas eficazes para melhorar as estratégias de marketing do segmento, comprovadas pelo especialista:

1 – Segmentação de mercado 

Segundo o Notify Visitors, 80% do público tende a fazer negócios com uma marca que personaliza sua experiência com ela. “É por isso que é importante segmentar o seu público para, assim, enviar comunicações de marketing personalizadas”, ressalta Gezinei. De acordo com a plataforma, 70% dos profissionais de marketing usam segmentação de mercado, variando a abordagem de acordo com o segmento-alvo. As empresas B2C optam pelo tipo demográfico (recorte da população, que pode ser por idade, raça, sexo, estado civil, renda, educação ou emprego). No B2B, a psicográfica (foco nas crenças, características, atitudes, interesses, estilo de vida, e classe social) é a escolhida e, no e-commerce, a preferência é a variante comportamental (grupo criado com base nos padrões de comportamento).

2 – Conteúdo relevante

De acordo com o Content Marketing Institute, 70% dos profissionais de marketing no setor B2B relatam que o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficazes. “A logística é um campo complexo, e compartilhar conteúdo relevante, como guias de otimização de cadeias de suprimentos, insights sobre regulamentações de transporte e tendências do setor, pode estabelecer sua empresa como uma autoridade confiável e atrair potenciais clientes”, detalha o gerente.

3 – Presença online

Uma pesquisa da McKinsey & Company mostrou que mais de 70% dos compradores B2B preferem pesquisar e comprar online. “Ter uma presença digital forte, incluindo um site informativo e fácil de navegar, canais de redes sociais ativas e conteúdo otimizado para mecanismos de busca, é fundamental para alcançar e envolver clientes em potencial”, conta.

4 – Integração de tecnologia avançada

Empresas que adotam tecnologias avançadas em suas estratégias de marketing têm um aumento de até 20% em sua participação de mercado, de acordo com estudo da Deloitte. No setor logístico, tecnologias como rastreamento em tempo real, análise de dados e automação podem melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos e demonstrar um compromisso com a inovação. “Mostrar como um software de rastreamento avançado otimiza a visibilidade da cadeia de suprimentos é uma abordagem eficaz”, exemplifica Gezinei.

5 – Marketing de relacionamento

De acordo com pesquisa da Harvard Business Review, aumentar a retenção de clientes em apenas 5% pode incrementar os lucros em 25% a 95%. “Pense em um serviço de entregas: investir em programas de fidelidade e oferecer suporte personalizado não apenas mantém os clientes existentes, mas também os torna embaixadores da marca”, completa.

6 – Abordagem sustentável

Pelo menos 73% dos consumidores globais estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços de empresas comprometidas com a sustentabilidade, segundo sondagem da Nielsen. Para o gerente de marketing, algumas práticas podem diferenciar a sua empresa. “No setor logístico, enfatizar práticas sustentáveis, como redução de emissões e otimização de rotas, pode atrair clientes conscientes destacar o seu negócio entre tantos outros”.

7 – Análise e otimização constantes

Um levantamento da Forbes Insights revelou que 64% dos profissionais de marketing B2B usam análise de dados para melhorar as estratégias de marketing. “Avaliar regularmente o desempenho das campanhas, identificar pontos fortes e áreas de melhoria e ajustar as táticas conforme necessário é fundamental para garantir que suas estratégias estejam sempre alinhadas com as metas de negócios”, finaliza Gezinei.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Nova câmera de sensor duplo oferece 4K a 30 fps e suporte para analíticos de IA

A Axis Communications anuncia uma câmera multidirecional de sensor duplo projetada para...

Volkswagen Caminhões e Ônibus e Taggen desenvolvem tecnologia IoT para gestão inteligente de pátio

A Volkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com a Taggen Industries &...

Descubra 4 práticas básicas de segurança recomendadas para evitar invasão hacker em aplicativos móveis

É seguro dizer que todos os consumidores e funcionários utilizam e dependem...