Mais

    BBB 23 pode ensinar soft skills valiosas no mercado de trabalho

    Publicidade

    Muito além de um programa de entretenimento, o reality show é considerado um laboratório em tempo real das relações humanas. Para Tábata Silva, gerente do Empregos.com.br, um dos maiores portais de recolocação profissional do país, em diversos momentos a rotina dos participantes pode se assemelhar com a nossa vida profissional.

    “As competências sociais, chamadas de soft skills, estão atreladas à personalidade de um indivíduo e não necessariamente a habilidades técnicas. Exemplos disso são a oratória e a comunicação assertiva, essenciais para o sucesso de um participante do reality ou de um profissional ao longo de sua carreira”, afirma a especialista.

    Publicidade

    De maneira prática, as soft skills são importantes tanto no âmbito pessoal quanto profissional, diz Bruno Rizzato, diretor do aplicativo de vagas Trampolim“O comportamento, a forma de se relacionar e de se comunicar são características que fazem com que o telespectador eleja os seus favoritos. E no trabalho são essas mesmas características que conquistam a atenção dos gestores.”

    Confira quatro habilidades valiosas para os brothers e sisters durante o confinamento que podem ser úteis no ambiente de trabalho:

    1. Comunicação assertiva

    Uma boa comunicação é importante em qualquer cenário. No jogo, saber se comunicar de forma objetiva com os colegas evita ruídos e desentendimentos. Afinal, o telefone sem fio pode virar motivo de voto. No ambiente de trabalho não é diferente, quanto mais clara for a comunicação, melhor os resultados pessoais e da empresa.

    “Lembrando que comunicar não é apenas se expressar, também é saber ouvir e contextualizar o que é transmitido. Uma boa comunicação não deixa dúvidas ou margem para interpretações equivocadas”, explica Bruno Rizzato, do app Trampolim.

    1. Trabalho em equipe
    Publicidade

    Essencial para alcançar bons resultados, o trabalho em equipe exige uma conduta de respeito e cooperação. Quem se dá bem com seus colegas, no jogo ou no trabalho, consegue ganhar confiança e apoio dos outros na hora de obter informações importantes e realizar suas atividades.

    “Diferentemente do mercado de trabalho, no jogo apenas uma pessoa ganha o prêmio. Mesmo assim, ainda que o resultado final seja individual, ele é conquistado com o esforço conjunto e alianças feitas ao longo do caminho”, diz Bruno.

    1. Inteligência emocional

    Essa habilidade permite lidar com as próprias emoções e com a dos outros, que são direcionadas a você. No confinamento, os participantes passam por diversas pressões psicológicas, provas de resistência e decisões difíceis. No trabalho, há uma constante cobrança por resultados e resolução de problemas, que levam ao cansaço físico e mental.

    “Nesses dois cenários, a inteligência emocional é importante para lidar com situações adversas e emocionalmente desgastantes. Ela ajuda a reduzir o estresse e evita possíveis conflitos”, afirma Tábata Silva, do portal Empregos.com.br.

    1. Liderança

    A liderança é a capacidade de inspirar pessoas a alcançarem um resultado. Ela faz de você uma referência positiva. O reality mostra que o líder é capaz de influenciar e engajar as pessoas, sejam os confinados, colegas de trabalho ou clientes, e trazer pessoas fortes para o seu lado.

    “Um bom líder no trabalho consegue manter uma equipe coesa e dedicada e tem a habilidade de extrair o melhor de cada profissional, gerando bons resultados. No reality, os líderes conseguem formar grupos e conduzi-los para os caminhos que consideram mais adequados para o seu jogo”, diz Tábata.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui